Articles

A China já terminou a construção da sua primeira estação espacial, a Tiangong 1

In Ciência, Espaço, tecnologia on 19/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i0.wp.com/himg2.huanqiu.com/attachment/090228/05f05d2fdd.jpg

A China já terminou a construção do primeiro módulo da sua primeira estação espacial e está agora a testar os seus sistemas preparando a sua colocação em orbita em 2011.

O lançador da estação será um foguetão Longa Marcha 2F de dois estádios ligeiramente modificado de forma a conseguir transportar as 8 toneladas e meia da Tiangong 1. Após ter sido colocada numa órbita estável, a estação receberá a visita da Shenzhou 8 na segunda metade de 2011 e mais tarde, em 2012, das Shenzhou 9 e 10, em 2012. Não é contudo certo quando é que a estação vai receber os seus primeiros tripulantes permanentes, se em 2011 ou mesmo se os irá receber de todo, ou se será apenas povoada no decurso de voos Shenzhou.

Uma coisa, contudo, é certa: a tecnologia a testar será a mesma que é necessário dominar para cumprir com sucesso a aterragem lunar que a China quer realizar antes de 2025… O mesmo objetivo é aliás demonstrado no lançamento de uma segunda sonda lunar já em outubro deste ano e no de uma alunagem em 2012. Tudo preparando essa colocação da bandeira chinesa no solo lunar numa data que alguns antecipam ser tão cedo como 2017… provando assim cabalmente a superioridade chinesa sobre todas as outras potencias da atualidade e reavivando – talvez – a adormecida “corrida espacial” da década de 60. Ou não…

Fonte: Abcnews via Quintus

Anúncios

14 Respostas to “A China já terminou a construção da sua primeira estação espacial, a Tiangong 1”

  1. Mais que colocar estas banheiras no espaço a corrida espacial, e refiro da decada de 60 do século passado, ajudou a desenvolver tecnologias que hoje facilitam muito nossa vida, sem pensar pelo lado belicista puramente vejo com bons olhos o avanço chinês e que sirva de exemplo a outras potências emergentes como o Brasil que invista mais em P&D em todas as áreas.

  2. Impressionante, e nós não conseguimos nem decidir o avião (meia boca) que vamos comprar, e diga-se de passagem que serão somente 36 e nem sonhem com 120, isso é balela, vamos ficar em três dúzias e depois de um tempo já vai começar a canibalização dos Gripens, Rafale, SH ou seja lá o que for….também não saímos do mesmo lugar com o projeto da base de alcântara, existe o conhecimento de sobra, mas em compensação a vontade e a vergonha na cara é zero, estamos rastejando, vergonhoso para nós, e aonda dizem que somos o país do futuro, só se for do século 50.

  3. a verdadeira corrida será rumo a marte…. vai dar russos na cabeça…rsrs

  4. Não quero aqui defender um tecnocrata de pasta, mas desde 2008 que foi considerada a data de corte para a implementação do PNAE, a gestão deve estar de acordo com as políticas estratégicas para a área, conforme suas diretrizes orçamentárias e dentro delas desenvolver ou retomar prioridades. No caso, o que seria mais urgente em termos de soberania de comunicações, inteligência e lançamentos, acumulando meios tecnológicos e conhecimento para futuras plataformas que aí sim, tragam liderança nacional.

    Primeiro a soberania para depois a hegemonia espacial.

  5. ito :
    Mais que colocar estas banheiras no espaço a corrida espacial, e refiro da decada de 60 do século passado, ajudou a desenvolver tecnologias que hoje facilitam muito nossa vida, sem pensar pelo lado belicista puramente vejo com bons olhos o avanço chinês e que sirva de exemplo a outras potências emergentes como o Brasil que invista mais em P&D em todas as áreas.

    xtreme :
    a verdadeira corrida será rumo a marte…. vai dar russos na cabeça…rsrs

    Vamos ver se as n “Ortoridades” realmente se engagem , de verdade em colocar o BRASIL em igualdade com os novos emergentes, na corrida espacial ; conforme mt bem exposto pelo Fernando Donatelo. Sds.

  6. “enquanto isso na Sala da Justiça…
    Os super amigos se divertem com horário eleitoral!”

  7. Quando o Brasil tiver uma estação espacial propria, os EUA, China e Russia, já vão ter naves com tecnologia de ‘dobra espacial’, como em Jornada nas Estrelas HAHA..
    o caminho para os paises em desenvolvimento nessa area é fazer parcerias.
    Sozinho não da pra fazer muita coisa, mas a junção de tecnologias sim.

  8. Se aqui fosse a China vocês estariam quebrando pedro com correntes nos pés..É lamentável a “Síndrome de Capacho” de certos brasileiros que não conseguem ver nada de bom aqui…A China tem muitas coisas melhores que o Brasil, mas tem muitas outras muito piores…Nosso programa espacial, depois do sucateamento está em fase de reconstrução..

  9. Acho que dentre os varios problemas foram a pressao americano no governo (———-) para detonar o programa, os EUA nao querem o Brasil com essa capacidade, o (———–) tambem se ajoelhou com forc,a..
    Outra coisa parece que agora o Brasil esta com mais dinheiro em caixa para fazer projetos importantes como o reaparelhamento da FA, etc..
    O (——–)fez bastante coisas o problema alem da burocracia (Ibama,Ongs,etc) e’ que falta tudo em todas as areas…
    O que nao podemos e’ parar de lutar, o Brasil foi sempre barrado por muitas dificuldades,mas estamos melhores do que muitos paises..

    Prezados,

    Comentários de cunho político-pardiário não são permitidas pelas regras do Plano Brasil.
    As Regras podem ser conferidas no link abaixo:
    https://pbrasil.wordpress.com/2010/06/07/regras-para-postagens-no-blog-para-todos-inclusive-voce/

    Lucasu.

  10. Acho que o Rafael e o Fernando são daqueles que só ficam falando, mas na hora “H” dão pra traz. O tempo que estão falando bobagens, porque não vão fazer alguma coisa, os nossos cientistas estão recuperando o tempo perdido que os entreguistas dos governantes passados perderam. Quem faz, mesmo que com atrazo, tem cerebro, é inteligente e ficam calados. Quem fala muito só diz bobagens e não faz nada, feito jornalista que só sabe atrapalhar, porque isso da audiencia.
    Graças a este governo o país ta voltando a ser grande, ja somos a 8ª economia do mundo, como éramos antes dos entreguistas assumirem o poder e nos deixar na 15ª posição.
    Créditos para os Chineses, mas a população deles vive na m…, comendo arroz o tempo todo, na TV só mostram meia duzia que vivem nas cidades grande, pois 90% da polpulação passa mal e longe do desenvolvimento. Na India a mesma coisa a maioria vive uma subvida e a Globo tem a cara de pau de fazer uma novela onde só mostram os abastados que são muito poucos e ganham 90% do dinheiro que o povo produz. Ja foi dito na BBC que em termos de bem estar populacional o Brasil esta melhor que estes dois. A koréia do Sul ja é diferente, ta crescendo e levando a população junto, é assim que se faz, no Brasil muitos ja sairam da miséria, e olha que são milhões, toda esta população não tinha esperança de vida melhor e hoje ja conseguem ver a luz da prosperidade.

  11. LUCASU…infelizmente é impossível não se referirem a algum assunto que não tenha algum tipo de cunho político, até mesmo porque a política faz parte de nosso cotidiano como o futebol, a religião, as noitadas, a alegria e também a tristeza, o que se poderia evitar é exacerbar na defesa das questões ideológicas. Acho que até mesmo quando se faz uma defesa da ideologia, uma pessoa ou um grupo esta agindo conforme o seu ver das coisas, não necessariamente precisa se partir para uma guerra verbal ou física e é até natural e salutar que as pessoas tenham posições distintas, pois isso é fundamental para a correção de erros e aguça o desenvolvimento mental e espiritual. A defesa de teses é o meio mais comum de defendermos nossas idéias, e o fato de muitas vezes elas não serem aceitas não significa que estejam erradas. O que deve ser combatido, e isso deve ser para todos, é o meio que muitos usam para demonstrar suas idéias ou defender suas posições, partindo deste princípio podemos controlar os mais exaltados e intolerantes…e debochados.

    Fernando,

    Respeito muito sua indagação, porém,regras são feitas para serem seguidas, principalmente quando é citado o nome de um(a) candidato(a) à Presidência da República, assim sendo, todos os demais comentários desta ordem serão editados, por mim ou qualquer outro editor, e lhe garanto, o comentário dos mais exaltados, intolerantes e debochados, também estão nesta lista, pois este assunto não faz parte da esfera de discução do Plano Brasil.
    Para mais esclarecimentos sobre o tema, leiam o link: https://pbrasil.wordpress.com/2010/06/15/comunicado-a-todos/

    Grande abraço, Lucasu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: