Articles

Colômbia busca assento no Conselho de Segurança da ONU

In Defesa, Geopolítica on 20/08/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i0.wp.com/urbanidade.ceas.com.br/wp-content/uploads/2009/09/i4_an_1b.jpg

A Colômbia anunciou nesta quinta-feira que conta com o apoio de 70 países para conseguir um assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e nomeou Néstor Osorio como novo embaixador do país na entidade.

O anúncio foi feito pelo presidente Juan Manuel Santos, que disse que visitará o Brasil no início de setembro, em sua primeira viagem ao exterior como presidente.

“Já contamos com o apoio de 70 países para entrar no Conselho de Segurança (da ONU), uma posição muito importante”, afirmou Santos a jornalistas.

Osorio era diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), com sede em Londres, além de ter exercido cargos diplomáticos em representações da Colômbia em governos anteriores.

Santos informou ainda que, em setembro, participará da Assembleia Geral da ONU, na qual a Colômbia, junto com China e Gana, proferirá discurso sobre os objetivos do milênio.

O Conselho de Segurança é um braço da ONU cuja responsabilidade primordial é manter a paz e a segurança no mundo por meios pacíficos.

O Conselho conta com 15 membros, dos quais cinco são permanentes e dez são eleitos pela Assembleia Geral por períodos de dois anos. Os membros permanentes são China, Estados Unidos, Rússia, França e Grã-Bretanha.

Fonte: Terra

Anúncios

34 Respostas to “Colômbia busca assento no Conselho de Segurança da ONU”

  1. Bem,eles ja’ estao sentados no colo dos americanos..kkkkkk

  2. ué Lula … e nós ??? rsrsrs

    ps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…

    singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).

  3. Se for pra ter uma cadeira no conselho de segurança da onu, e ter de fazer tudo que o mestre(s)mandar, entao é melhor nem ter…Onu de c… é r..a!

  4. Realmente a Colômbia (o seu governo, não seu povo)possui todas as “qualidades” para ser membro do C.S. , obediência e servilismo absolutos…

    Se isto for sério e se concretizar, será a pá de cal no já desmoralizado conselho de segurança, uma pena…

  5. No comentário acima, por leitura desatenta, me referi ao caso da Colômbia ser aceita como membro permanente e com poder de veto, do Conselho de Segurança.

    Más após uma leitura mais atenta, com certeza esta vaga no C.S. é entre os dez países que são eleitos pela Assembleia Geral por períodos de dois anos…E sem poder de veto!

    Neste caso, é normal que a Colômbia seja eleita e isto não desabona o C.S.

    Claro que todos os indicados fazem parte de um jogo de interesses das potencias mais influentes…

  6. O recado dos ianks é: ou vocês Brasucas se engajam em n esfera de influência ou nada de CS, e esse o recado.Como os colômbianos são satélites do ianks, fazem essa chantagem sobre nós, BRASILeiros.Alinhamento automático ou nada de assento no CS. Onde entra a nossa soberania e independência ?Como ficamos?

  7. POR CAUSA DO IRÃO O BRASIL VAI TER PROBLEMAS EM OBTER SEU LUGAR PERMANENTE NA ONU. METEU-SE ONDE NÃO DEVIA E FOI CONTRA OS INTERESSES DAS GRANDES POTENCIAS China, Estados Unidos, Rússia, França e Grã-Bretanha. ISSO É MUITO MAU SR. PRESIDENTE MUITO MAU. VALIA MAIS TER FICADO EM CASA.

  8. SÓ SE CRESCE COM OS GRANDES AO NOSSO LADO. ISTO É BÁSICO

  9. Como se fala besteira…
    Nessas horas, um ateu não tem o conforto da expressão: “meu deus”…

    Assento rotativo no Conselho de Segurança e MERDA é mesma coisa. Aliás, qual é o efetivo colombiano no Haiti e espalhado mundo afora? Que contribuição pode um país enredado em uma guerra civil que dura sessenta anos, oferecer?

    Por fim, nada melhor para diplomacia brasileira, deixar um lacaio americano em um assento rotativo, em um momento que é melhor estar longe dele. Entendo, aliás, o desespero de alguns, que por nada entender de política externa e frustrados com o atual retrato político-eleitoral, dêem vazão aos seus instintos infantis.
    É humano, demasiadamente… Humano.

  10. xtreme :
    ué Lula … e nós ??? rsrsrs
    ps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…
    singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).

    Caso se confirme, essa ação só serviu para isso.
    Alguns americanos enrustidos poderem caçoar dos brasileiros.

    Mas lembro: o próprio governo deixou isso bem claro para a Hillary. Esperemos para ver quanto a colômbia tem para gastar e pagar por esse passe premiado.

    Pobre povo Colombiano. Candidato seríssimo a ser o próximo Iraque. Uma “potência militar” reduzida a pó e corpos de um dia para o outro. Ademais, esse é um problema dos Venezuelanos.

  11. Acho que o mais indicado para sentar sería o (—-), mas não no CSO e sim no obelisco americano….uhauhauhauha.
    Este paíseco de ultima categoria só saerve para limpar as botas cheia de fezes dos americanos e quer assento na ONU. O Uribe era GAY e ja foi la para Washington para sentar no canhão do Bush….uhauhauua.

    Prezados,

    Pelas regras do Plano Brasil, é proibido citar em seus comentários conteúdo político-partidário.

    Lucasu.

  12. xtreme :ué Lula … e nós ??? rsrsrs
    ps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…
    singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).

    O que que tem uma coisa a ver com a outra ?? Será que você sabe como é composto o “inútil” CS da ONU ??

  13. André Oliveira :

    xtreme :ué Lula … e nós ??? rsrsrsps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).

    O que que tem uma coisa a ver com a outra ?? Será que você sabe como é composto o “inútil” CS da ONU ??

    Além de não entender nada de política, você também não sabe nada, mas nada mesmo de MMA. Em boa parte das lutas ali, o pessoal que aparece no vídeo apanhando ganhou a disputa, só tenho a citar o Minotauro e o Fedro Emilianenko, que aparecem levando golpes duríssimos e viraram o jogo..

  14. A Argentina também já havia ocupado um assento rotativo de característica temporária no CS da Onu, assim como o Brasil está nessa cadeira agora, a questão ou o problema é conseguir o assento permanente com poder de veto, aonde se mantém congelado o poder mundial desde os fins da 2ª Guerra.

    Agora, não consegui ver a imagem que o amigo passou aí em cima. Se foi uma sátira a manobra sobre o Irã, acho que a única gestão tragicômica foi a hipocrisia perante meio mundo, de uma política externa “democrática” e sua secretária de estado (ou 2ªpresidente) que trombeteavam a necessidade de uma saída negociada, e quando conseguimos inclusive atendendo aos anseios das organizações internacionais, a doutrina Bush e o intervencionismo, típicos de quem perde a pose mas não perde o jeito, falaram mais alto.

    No mais, fizemos nossa parte, quer o acordo tudo bem, se não quer não venha passar a bomba pro colo dos outros.

  15. Em tempos, sou a favor de qualquer país latino-americano buscar ocupar essa cadeira. Não importa se seu regime seja pró ou anti-amerciano, de direita ou de esquerda ou centrado, o país tem o direito soberano de pleitear um assento, mesmo que infelizmente não tenha dissuasão.

    A única coisa com a qual ele deve se preocupar, como um objetivo independente e maior do que o assento, é formar uma genuína estratégia nacional de defesa que até agora, infelizmente só o Brasil ousou a dar os primeiros passos.
    Ou seja, o Brasil detém a cadeira rotativa, mas sabe razoavelmente dos próprios desafios militares e tecnológicos, e os outros fazem seu dever de casa?

  16. Só para deixar claro:
    .

    O Conselho de Segurança eleito pela Assembleia Geral da ONU [rotativo] :
    .

    Os membros são escolhidos por grupos regionais e são confirmados pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os grupos da África, das Américas, da Ásia e da Europa Ocidental escolhem dois membros cada; o grupo do Leste Europeu escolhe um membro. A última posição é alternadamente, cada dois anos, da Ásia ou da África. Atualmente é da Ásia.
    .

    Os dez paises eleitos são pela Assembleia Geral das Nações Unidas por mandatos de 2 anos que começam a 1 de Janeiro, em que cinco são substituídos a cada ano.
    .

    Os membros eleitos atuais, são:

    .

    1 Janeiro 2010 – 31 Dezembro 2011
    .

    Bósnia e Herzegovina
    Brasil
    Gabão
    Líbano
    Nigéria.
    .

    1º Janeiro de 2009 – 31 de Dezembro de 2010
    .

    Áustria
    Japão
    México
    Turquia
    Uganda

    (Wikipédia)

  17. Ricardo :
    Caso se confirme, essa ação só serviu para isso.
    Alguns americanos enrustidos poderem caçoar dos brasileiros.
    Mas lembro: o próprio governo deixou isso bem claro para a Hillary. Esperemos para ver quanto a colômbia tem para gastar e pagar por esse passe premiado.
    Pobre povo Colombiano. Candidato seríssimo a ser o próximo Iraque. Uma “potência militar” reduzida a pó e corpos de um dia para o outro. Ademais, esse é um problema dos Venezuelanos.

    André Oliveira :
    O que que tem uma coisa a ver com a outra ?? Será que você sabe como é composto o “inútil” CS da ONU ??

    Além de não entender nada de política, você também não sabe nada, mas nada mesmo de MMA. Em boa parte das lutas ali, o pessoal que aparece no vídeo apanhando ganhou a disputa, só tenho a citar o Minotauro e o Fedro Emilianenko, que aparecem levando golpes duríssimos e viraram o jogo..

    vamos a RÉPLICA…

    1º direito a veto … torna a ‘inutilidade’ um ótimo instrumento de barganha.

    2º O QI (quem indicou) EUA .. são o verdadeiro bilhete premiado… claro existe uma troca … alinhamento e concessão de posição geográfica-logística aos EUA …

    3º Colombia potência militar ..hahahaah… para caçar guerrilheiro no meio do mato até concordo..rsrsrs … cada um que aparece…rsrsrs… essa de virar Iraque … deve ter tomado LSD…só pode..rsrs

    4º ‘MMA'(nem assisto isso) Estou enautecendo os nocautes (em toda ‘luta’ que o Itamaraty-Lula entrou só foi a lona…rsrs) … dizem que fostato aumenta a oxigenação do cérebro… levando a uma melhor compreensão da realidade… já comeu um peixinho hj ??? …rsrs

    Pensamentos do dia…

    Será que a Colômbia pedira ao Brasil que apoie sua indicação ao CSU…rsrsrs

  18. é vou ter que comer mais peixe..rsrsrs

    pelo visto é a cadeira rotativa… “Oh my gosh”…rsrsrs

    ;)

  19. xtreme
    “ué Lula … e nós ??? rsrsrs
    ps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…
    singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).”

    Amigo a única coisa em “gestão tragicômica” é o governo americano com o Obama à frente com apenas 46% e aprovação…
    http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=1943142

    Pessoalmente prefiro ficar de pé a “sentar” no colo de um alguém… Quanto ao assento na ONU isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde… Basta o Brasil continuar crescendo tanto economicamente como em importância política e isso não vai acontecer dizendo “SIM, SENHOR… NÃO SENHOR…”, se fosse assim nem a Rússia nem a China estavam lá, eles conseguiram através da livre e espontânea PRESSÃO!

  20. E terão o aval Americano e Ingles enquanto nós não temos de nenhum dos cinco.Buscar lugar ao sol no lodo da humanidade e sem a neutralidade que tanto nos fez ganharmos admiração e respeito,ja era,podem esquecer CS.Obrigado Sr.Lula e Sr.Amorim.

  21. Deveriam ser mais explíticos quanto ao que quer a Colômbia: se é uma vaga permanente ou uma temporária. Se for o segundo o tipo de vaga, então não há nada notável nisso. Até a Venezuela poderia pleitear por isso e conseguir grande apoio.

  22. Wi :
    Só para deixar claro:
    .
    O Conselho de Segurança eleito pela Assembleia Geral da ONU [rotativo] :
    .
    Os membros são escolhidos por grupos regionais e são confirmados pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os grupos da África, das Américas, da Ásia e da Europa Ocidental escolhem dois membros cada; o grupo do Leste Europeu escolhe um membro. A última posição é alternadamente, cada dois anos, da Ásia ou da África. Atualmente é da Ásia.
    .
    Os dez paises eleitos são pela Assembleia Geral das Nações Unidas por mandatos de 2 anos que começam a 1 de Janeiro, em que cinco são substituídos a cada ano.
    .
    Os membros eleitos atuais, são:
    .
    1 Janeiro 2010 – 31 Dezembro 2011
    .
    Bósnia e Herzegovina
    Brasil
    Gabão
    Líbano
    Nigéria.
    .
    1º Janeiro de 2009 – 31 de Dezembro de 2010
    .
    Áustria
    Japão
    México
    Turquia
    Uganda
    (Wikipédia)

    Exato, está se falando do assento rotativo, e não permamente, como o texto mesmo fala esse assento é válido por um período de tempo, depois existe a troca de país.

    []´s

  23. Como nós sabemos,a ONU é mais um capricho do itamarati.uma fogueira de vaidades assim como o premio nobel.No passado essas instituições tiveram o seu valor,seriedade respaldo da opinião pública,contudo se prostituiram e cairam na desconfiança publica.
    está surgindo novas potências e com isto novos foros de decisão e cabe ao Brasil está preparado para esse novo tempo que se começa,com ou sem ONU,pois o resto já é passado cheirando naftalina.

  24. André Oliveira :

    André Oliveira :

    xtreme :ué Lula … e nós ??? rsrsrsps. EUA manobraram legal… Hillary-Ippon x Lula-Amorim…singela homenagem ao Itamaraty (em sua atual gestão trágicômica).

    O que que tem uma coisa a ver com a outra ?? Será que você sabe como é composto o “inútil” CS da ONU ??

    Além de não entender nada de política, você também não sabe nada, mas nada mesmo de MMA. Em boa parte das lutas ali, o pessoal que aparece no vídeo apanhando ganhou a disputa, só tenho a citar o Minotauro e o Fedro Emilianenko, que aparecem levando golpes duríssimos e viraram o jogo..

    Caro André, eu já havia respondido, mas por algum problema não foi publicado.

    É uma pena você não ter consegui ler a mensagem subliminar que esta carregando o meu comentário.

    Torço pelo povo Colombiano e não tenho nada contra o nosso próprio povo. Mas a história nos ensina através de fatos reais que este tipo de “aliança” com com super-potências só servem as super-potências. Não vou citar países, mas há aqueles que em um momento eram aliados, e depois foram bombardeados quando os interesses mudaram.

    Além disso, após adotar uma série medidas, nossos vizinhos conseguiram criar uma certa instabilidade diplomática na região.

    Posso até entender pouco de política, mas pelo desenvolvi um raciocínio embasado em fatos, ao contrário de alguns críticos.

    Quanto ao MMA, nem perdi o meu tempo para olhar, embora eu goste.

  25. Gostaria de convidá-los a acessarem o BlOg de DeSigN dE inTeRiorEs:
    http://www.lddesign.wordpress.com, tem muita coisa interessante sobre a área lá.

  26. 1maluquinho :E terão o aval Americano e Ingles enquanto nós não temos de nenhum dos cinco.Buscar lugar ao sol no lodo da humanidade e sem a neutralidade que tanto nos fez ganharmos admiração e respeito,ja era,podem esquecer CS.Obrigado Sr.Lula e Sr.Amorim.

    Não sei se você sabe disto, mas antes de a ONU ter sido criada de fato, ela já constava nos planos do presidente americano Franklin Roosevelt. E Roosevelt, com o fim de convencer Getúlio Vargas a colaborar com os EUA na II Guerra, prometeu lhe que o Brasil obteria uma cadeira no Conselho permanente. Sabe por que não conseguiu? Porque dois países do grupo – a União Soviética e o Reino Unido – pensavam no nosso país como um lacaio dos EUA.

    Se vale a pena ou não o Brasil servir de camareira de poderes maiores para ganhar a tal cadeira, é uma questão já respondida no passado. E a resposta é negativa.

    Quando ameaçaram Lula de cortar o país da lista de espera na reforma da ONU por causa de seu apoio ao Irã, ele respondeu: se, para conseguir isso – a cadeira permanente -, era preciso submeter o país aos arbítrios estrangeiros, então ele não o queria. Ele respondeu bem, como um patriota, não como um cachorro faminto por migalhas que nem se sabe se serão oferecidas ou não.

    A Colômbia não está pleiteando por uma vaga permanente no CS, e sim uma temporária. O Brasil já foi nove vezes membro temporário do CS, um recorde mundial. E se a Colômbia quisesse a vaga permanente, aqui na América Latina ela não conseguiria apoio. Três países da região se opõem à ambição brasileira: Argentina, México e Venezuela. Agora, a Colômbia: quem ia se opor a ela? É mais fácil perguntar quem a apoiaria – ninguém. No máximo o Peru e a Honduras, dois países lacaios dos EUA. Mas apoio de países de substãncia – Brasil, Argentina, México, Chile – a Colômbia não conseguiria. Além disso, ela com certeza seria barrada por Rússia e China.

    E finalmente, na questão do Irã, eu te pergunto: o que é neutralidade? Apoiar a agenda americana de barrar todos os países do mundo – ou pelo menos aqueles que não fazem parte do CS – de desenvolverem uma tecnologia de que eles mesmos fazem uso? impedi-los de produzir as armas de que eles mesmos tem milhares de exemplares?

  27. Rafael, por que a Venezuela se opoe ao Brasil obter o assento permanente? E a Argentina, pelo fato de nao querer um “rival” com esse poder?
    Tambem como se obteria esse assento. os paises da regiao (por exemplo America Latina) todos teriam que ser a favor?
    ou todos os ja’ permanentes teriam que ser a favor?
    Se alguem tiver conhecimento..obrigado pelas informac,oes..

  28. 1 – A inserção Global do Brasil na política mundial só não é vista por quem não quer ver. Até pelas críticas que o país recebe fora e dentro do Brasil, isso deixa evidente uma situação completamente diferente do que aquela que vivíamos quando eramos recebidos por funcionários de 2º escalão do FMI e nossos diplomatas tinham que tomar geral, tirando os sapatinhos, em aeroportos dos EUA, quando, naquele mesmo momento, diplomatas de outros países eram recebidos com tapetes vermelho..
    http://epoca.globo.com/edic/20020304/brasil4.htm ;
    http://blogln.ning.com/profiles/blogs/rememorando-chanceler-tucano

    2 – o CS da ONU é uma coisa tão inútil que me admira tanta insistência de determinados países, e aí eu incluo o Brasil, em integrarem esta instituição falida.

    3 – Quem quer usar vídeos como argumento deveria pelo menos a decência de entender do ue está postando.. Quem usou estas imagens passou uma imagem completamente contrário ao que gostaria de passar.

    4 – Os EUA perderam todas as disputas nestes últimos anos e são um império em decadência. A grande justuficativa para isso é a adoção da violência numa medida nunca antes vista, superando inclusive os gastos da 2ª Guerra Mundial..

  29. RAFAEL…Isso tudo que voce citou eu ja sei…O que busco no meu comentario é sair disso…O que realmente nos falta é a coragem de romper com a ONU.Tenho certesa que se fizessemos muitas outras Nações nos acompanhariam e formariamos uma no ordem.A ONU não deveria ser em territorio Americano e o CS é um clubinho fechado onde nenhum dos cinco aceita perder previlegios e hegemonia.O maior opositor do Brasil no CS é a China.Estamos entre as maiores economias e nosso pais avança na idependencia tecnologica.Existe muito mais do que apenas uma cadeira no CS em questão e sem falar que temem que venhamos a obter real poder de persuação.Eles querendo ou não vão ter que engolir esse caroço de Cajá seco que é o Brasil.

  30. Os próximos paíse se aceitos no conselho,ñ teram direito a impor o”VETO”,se mt, só o sim ,abstenção ou o ñ. Então ñ vale a pena.

  31. Nosso governo deveria esquecer de vez essa busca de lugar ao sol e priorizar nosso desenvolvimento e independencia.Ontem precisavamos do mundo.Hoje eles que precisam de nós e vamos jogar com isso sempre no que for melhor a nossa Nação e sociedade.

  32. de Boston :Rafael, por que a Venezuela se opoe ao Brasil obter o assento permanente? E a Argentina, pelo fato de nao querer um “rival” com esse poder?Tambem como se obteria esse assento. os paises da regiao (por exemplo America Latina) todos teriam que ser a favor?ou todos os ja’ permanentes teriam que ser a favor?Se alguem tiver conhecimento..obrigado pelas informac,oes..

    Sobre a Venezuela, você tem que perguntar ao Chávez, né? :) Mas note que, depois do Brasil, o México, a Argentina e a Venezuela – nessa mesma ordem – são os países com as maiores economias da América Latina. Se o Brasil conseguir a vaga, nenhum outro país da A.L. terá uma. Era pra Argentina e pra Venezuela apoiarem o Brasil. Esses dois países não tem chances de conseguir a vaga. O único rival sério mesmo é o México.

    1maluquinho :RAFAEL…Isso tudo que voce citou eu ja sei…O que busco no meu comentario é sair disso…O que realmente nos falta é a coragem de romper com a ONU.Tenho certesa que se fizessemos muitas outras Nações nos acompanhariam e formariamos uma no ordem.A ONU não deveria ser em territorio Americano e o CS é um clubinho fechado onde nenhum dos cinco aceita perder previlegios e hegemonia.O maior opositor do Brasil no CS é a China.Estamos entre as maiores economias e nosso pais avança na idependencia tecnologica.Existe muito mais do que apenas uma cadeira no CS em questão e sem falar que temem que venhamos a obter real poder de persuação.Eles querendo ou não vão ter que engolir esse caroço de Cajá seco que é o Brasil.

    Eu concordo, também acho a ONU uma palhaçada, uma ferramenta para a agenda dos membros permanentes do CS. Os EUA e o Reino Unidos já mostraram ao mundo que, se um países do CS viola a lei internacional, nada lhe acontece: a ONU é impotente para retaliar. E não há como ser diferente. A nossa sorte – a do mundo – é que os cinco países chefões tem grandes discordâncias entre si. China e Rússia de um lado, EUA e Reino Unido de outro; França no meio. Se eles tivessem uma agenda em comum, coitado daquele contra quem se unissem.

    Que o Brasil precisa tentar se desenvolver de modo independente, é algo com que também concordo. Amplificar o parque industrial; tornar as empresas brasileiras mundialmente competitivas; aumentar o número de parcerias comerciais; incrementar o exército e produzir bombas nucleares: conseguindo tudo isso, uma vaga no CS se torna inteiramente dispensável.

  33. Ate nisso ja estão se afinando Rafael…Antes rivais,agora parceiros em interesses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: