Articles

EUA anunciam negociações diretas entre Israel e palestinos

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, História on 20/08/2010 by Lucasu Marcado: , , ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/israelpalestina.jpg?w=300

Israel e os palestinos concordaram em retomar negociações diretas pela primeira vez em 20 meses, anunciou nesta sexta-feira a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. O anúncio representa uma pequena vitória do presidente americano, Barack Obama, no Oriente Médio.

“Após consultas com ambos os lados, em nome do governo dos Estados Unidos, eu convidei o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a se encontrarem em 2 de setembro, em Washington, para relançar as negociações diretas”, afirmou Clinton.

“Essas negociações devem ocorrer sem pré-condições e ser caracterizadas pela boa-fé e um comprometimento com seu sucesso, que trará um futuro melhor para todas as pessoas da região”, disse a secretária. Segundo ela, as negociações podem ser concluídas dentro de um ano.

Em um comunicado, o Quarteto para o Oriente Médio – União Europeia, Nações Unidas, Estados Unidos e Rússia – reafirma seu firme apoio às negociações diretas entre as duas partes.

Segundo Clinton, o presidente Barack Obama convidou o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e o rei Abdullah, da Jordânia, para comparecer ao encontro em Washington. “Em razão de seu papel crítico neste esforço. Sua contínua liderança e comprometimento com a paz é essencial para o nosso sucesso”, disse a secretária.

Antes da reunião do dia 2 de setembro, Obama deverá manter encontros bilaterais com os quatro líderes no dia 1º, seguidos de um jantar.

O ex-premiê britânico Tony Blair, representante do Quarteto (grupo formado por Estados Unidos, Nações Unidas, União Europeia e Rússia para mediar o processo de paz), também foi convidado, disse Clinton.

“Difícil, mas possível”

Após o anúncio de Hillary, Netanyahu disse que aceita o convite e que chegará à mesa de negociação “com o desejo genuíno de conseguir a paz entre os dois povos e preservar os interesses nacionais de Israel, o principal deles sua segurança”, informaram jornais locais. O primeiro-ministro israelense disse que conseguir um acordo é “difícil, mas possível”.

Na noite desta sexta-feira, o Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) fará uma reunião extraordinária para depois se pronunciar sobre a questão.

Sem garantias

As negociações diretas de paz entre Israel e palestinos foram interrompidas em dezembro de 2008, quando os israelenses lançaram uma ofensiva militar contra a Faixa de Gaza. Nas últimas semanas, o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, Robert Mitchell, fez contato com autoridades israelenses e palestinos com o objetivo de permitir a retomada das negociações.

Netanyahu vinha repetindo estar pronto para a retomada das negociações, mas sem precondições. Já Abbas desejava garantias que as fronteiras do futuro Estado palestino vão ser baseadas nas linhas do cessar-fogo após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Abbas também exigia o congelamento de construções em assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados antes da retomada de negociações.

Segundo a BBC, porém, mesmo com os dois líderes concordando em negociar, a possibilidade de sucesso é restrita já que eles enfrentam forte pressão de vários grupos e possuem pouca margem de barganha.

Existem também sérios desentendimentos em alguns dos principais temas. No final de semana grupos palestinos baseados na Síria, incluindo o Hamas, rejeitaram a possibilidade da retomada de negociações diretas com os israelenses.

Fonte: IG

Anúncios

10 Respostas to “EUA anunciam negociações diretas entre Israel e palestinos”

  1. O único país que tem condição de resolver esta contenda secular, é o estado de Israel;pois eles estão com a faca e o queijo nas mãos;já os palestinos não tem mais o que perder,anão ser a própria vida.Diferente dos israelenses que tem indústria,instituições financeiras e outras coisas mais;os palestinos não tem nada a não ser a pouca dignidade que lhes restaram e a suas pobres e desesperadora vidas sofridas.

  2. A situaçao dos palestinos nessa questao é única e exclusivamente culpa da intransigencia árabe, desde 1948. Israel sempre agiu em legitima defesa, na defesa de seus cidadoes.

  3. claro que foi em defesa rss… anexar td o territorio palestino destruir suas casas pa fazer acentamentos judaicos, usurpar as colinas de Golan e por ai vai pobrezinhos dos judeos nw é … bando de assassinos e querem que relembramos do holocausto.., agente lembra sim, e compara vom com a atitude deles hj… ai vem um idiota falando em terrorismo, bem ( acho que uma criamça de 6 anos que perde sua mãe , pai, irmaos em um ataque covarde de um apache em um dia qualquer… cresce sem escola se apoio cultural… etc) ai chega aqui um monte de burgesinhos dizendo ¨¨ ah os arabes sao terroristas ¨¨ poh da um tempo e estuda um pouco mais. Estudem a historia do IRAN, do AFEGANISTÃO, do VIETNAM… parem de serem ignorantes…
    resaltando nw sou fã de russia ou qualquer outro paizinho… soh veja as coisas como elas são e nw como holyood nos mostra…

  4. Será que tem alguém nesse mundo que acredita que Israel vai negociar alguma coisa a sério com os Palestinos ? A única terra que Israel quer dar a eles são sete palmos bem medidos …

  5. Jose Vanildes Luiz :
    A situaçao dos palestinos nessa questao é única e exclusivamente culpa da intransigencia árabe, desde 1948. Israel sempre agiu em legitima defesa, na defesa de seus cidadoes.

    André Oliveira :
    Será que tem alguém nesse mundo que acredita que Israel vai negociar alguma coisa a sério com os Palestinos ? A única terra que Israel quer dar a eles são sete palmos bem medidos …

    Claro q ñ, os SSioniSStras estão querendo “amarrar” os Palestinos nessa negociação de faz-de-contas, eles ñ querem mudar os “StatusQuo” vigênte, são e serão sempre os invasores expansionistas. E q “defesa ” é essa e vila td as leis da ONU, os SSioniSStras colocam fábricas dentro dos territórios ocupados dos Palestinos, o q é proibidos, tem centenas de postos de controles nas terras invadidas do Estado Palestino, quer mais fatos ou esses já bastam? Vc ñ tem comprometimento com a verdade, essa é a primeira a ser morta pela sua ótica.Lamentável.

  6. Enquanto os SSioniSStras matarem a verdade, violarem as leis internacionais e ficarem impunes, por culpa dos seus cúmplices, os ianks/ingleses, nada vai mudar n OM,aliás, ianks/inglese/SSioniSStra são lado criminosos da mesma moeda de sangue.Tonta será os Palestinos, cito :o sr Abulmazen e td o seu “staff”, se aceitarem sentarem à mesa com esses mentirosos e enrolões, digo +, esse diálogo, e uma cortina de fumaça p algo bem m > q “eles” estão preparando; vão quebrar a cara. os Persas estão aptos e capazes de impor pesadas perdas a td é qualquer idotas q os agredir.Tentem a sorte, q Deus(YHWH) nos ajude.

  7. André Oliveira :Será que tem alguém nesse mundo que acredita que Israel vai negociar alguma coisa a sério com os Palestinos ? A única terra que Israel quer dar a eles são sete palmos bem medidos …

    Aí está uma opinião que tens razão e que eu concordo e não só. Esse ódio é partilhado por estes dois povos, ambos querem ver o seu inimigo enterrado. Claro que aqui Israel tem mais peso e é aquele que mais crimes cometem. Os palestinianos sofrem sem dúvida na mão de Israel.
    Também não acredito em qualquer acordo, infelizmente.

  8. Yankees e seus bastardos Judeus…Ingleses e seus bastardos Gurcas…Foguetada neles.

  9. A Mãe que se assenta na sargeta da calçada drogada e bebada e põe o filho com carinha de vitima do holocausto nos sinais luminosos para sensibilizar a todos.Assim é EUA e Israel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: