Articles

Corveta Frontin preocupa

In Defesa, Naval, Navios de Guerra, Sistemas de Armas on 21/08/2010 by Carcará Marcado: , , ,

https://i1.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Cv_Frotin_%28V-33%29.jpg

Com incidentes que vão de avarias no sistema hidráulico e de geradores à explosão de compressor de ar condicionado, situação pressiona que debate sobre reaparelhamento das Forças Armadas seja feito na sucessão presidencial

POR MARCO AURÉLIO REIS

Rio – A Corveta Frontin da Marinha, com 145 militares a bordo, três canhões e seis lançadores de mísseis, reúne uma série de incidentes recentes que forçarão que o reaparelhamento das Forças Armadas seja discutido abertamente na sucessão presidencial. Os casos vão de avaria no sistema hidráulico e de geradores até explosão de um compressor de ar condicionado. Os problemas tiram o sono de esposas de militares embarcados e preocupam alguns praças e oficiais.

A Coluna reuniu relatos de episódios ocorridos na Corveta Frontin. Todos dizem respeito a ocorrências vividas ao longo dos últimos 12 meses, notadamente nas manobras militares de defesa da plataformas de petróleo do litoral brasileiro, batizadas de Operação Atlântico I e II (setembro de 2008 e julho passado). Pediu e recebeu explicações para cada um deles (confira abaixo). O quadro descrito sublinha a necessidade de a proposta de reaparelhamento da Força Naval ser discutida abertamente durante a campanha eleitoral deste ano.

Cabe destacar que a Frontin, quarta e última de quatro corvetas da classe Inhaúma (projeto de aparelhamento dos anos 80) entrou em serviço em 1994. Fez 16 anos em março passado.

Comentando os relatos, todos mantidos no anonimato pela Coluna, a Marinha, em nota assinada pelo comandante-em-chefe da Esquadra, vice-almirante Eduardo Monteiro Lopes, afirmou que parece claro para a Força “que algumas pessoas, motivadas por interesses que desconhecemos, procuram trazer à baila assuntos e aspectos com evidente interesse de denegrir a nossa Instituição”.

TAMPA CHEGOU ATINGIR BRAÇO DE MILITAR: EDUARDO M. LOPES – COMANDANTE DA ESQUADRA

— Leitores informam que nenhum navio da Esquadra possuiria Epirb (equipamento responsável por enviar mensagem de socorro aos satélites, em caso de sinistro ou afundamento) com revisão em dia. A denúncia procede?
— Os navios da Esquadra possuem os meios necessários e previstos nas normas da Marinha para comunicação em caso de emergência, que são outros além do Epirb.

— No caso da Frontin, todos falam que o Epirb não está operando. Procede?
— Sim.

— Já em Vitória, a tripulação da Frontin teria constado avaria no gerador numero 2. Foi quando uma rede de resfriamento se rompeu (por desgaste de material e atraso no reparo programado). Foi tentado reparo, mas o gerador teria se incendiado. O próprio chefe de máquinas é que teria apagado o incêndio, com ajuda de três homens. Isso teria ocorrido num momento crítico uma vez que, em junho, o único grupo gerador que funcionava (o número 1) também teria sofrido avaria (água no motor). Para a operação Atlântico teriam sido reparados os números 3 e 2. Ou seja, a corverta teria viajado só com metade dos geradores. A situação é normal em tempos de paz?
— Durante o teste de funcionamento, após reparo da avaria no gerador citado, ocorreu centelhamento (do relé de proteção), gerando fumaça. O chefe de máquinas, estava presente ao teste, participou da contenção da avaria. Admite-se o emprego do navio com apenas dois geradores em determinadas missões, onde se espera não necessitar da máxima disponibilidade de energia e em áreas próximas ao porto sede.

— Já de volta ao Rio, a Frontin teria apresentado avaria no grupo gerador número 3. Motivo teria sido a entrada de água no motor. A corveta teria ficado apenas com o gerador número um, pois quatro estariam desmontado há mais de um ano. A informação procede?
— Sim. Essa avaria aconteceu no motor gerador número 1, quando o selo da bomba de água salgada para resfriamento se rompeu.

—Na Frontin, após os consertos feitos na última semana de julho, teria ocorrido avarias no sistema hidráulico do hélice (tecnicamente no ângulo das pás de boreste). Isso com derramamento de mais de 700 litros de óleo no mar.
— De fato ocorreu avaria (tecnicamente no sistema de passo do eixo de BE — HPC), quando o navio estava no mar, antes de iniciar a aterragem para o porto de Vitória. A avaria consistiu de ruptura de conexão da rede hidráulica (do HPC), gerando perda momentânea de controle do passo e vazamento de óleo para o porão (piso da Praça de Máquinas). O reparo foi realizado antes de o navio entrar no porto e o óleo foi retirado após atracação, por caminhão.

— Sobre o episódio que noticiado pelo DIA em 20 de março, (dando conta que havia água dentro do navio) procede a informação que aquele problema teria sido fruto da explosão de um compressor de ar condicionado, que quase teria vitimado o cabo Constâncio. A tampa de aço do compressor teria sido ejetada, raspando a testa do cabo e destruindo a rede?
— A tampa se chocou com a rede de incêndio, rompendo-a, atingindo o braço do referido militar, que foi atendido na enfermaria.

Fonte: Jornal O Dia

Anúncios

25 Respostas to “Corveta Frontin preocupa”

  1. Foi públicado até em jornais os defeitos existentes nessa corvetas, foi mt mal p a n MB. De quem será a culpa?

  2. So falta agora aparecer alguem e insinuar que isso é causado pela MB pra forçar a barra para o reaparelhamento.Nossas briosas Forças Armadas,Patriotas e amantes da Nação,patrulham nosso territorio so Deus sabe como.Sr.Jobim ate agora pra mim voce somente é falastrão e Sr.Min.Saito perdoe-me mas te acho submisso,sonha alto e contenta-se com qualquer coisa.

  3. Incrivel a que ponto chegou o sucateamento das FAs…
    Sempre digo… Nao Ha que reaparelhar… Temos sim que APARELHAR por completo todas as 3 forcas.. O que existe no momento e puro lixo. A ponto de por em risco a Vida dos militares.

    A pergunta feita pelo entrevistador..: “A situação é normal em tempos de paz?” Obvio que nao e!!! Se tal situacao existe e devido a completa escassez de Navios para formar uma frota que possa operar no Exercicio Militar em questao.. Em caso de Guerra…ou seja em real necessidade se manda tudo que tem… mas agora…em caso de Paz e realmente por que nao Ha meios disponiveis…

    O grau elevadissimo de Obsolecencia que chegamos… e alem da falta de qualidade e manutencao adequada por falta de recursos de se manter o pouco que existe, Ha tambem o fator quantidade para garantir a minima defesa possivel a um pais do tamanho do Nosso…

    O APARELHAMENTO…(ou seja… quase que uma criacao desde o zero) de nossas FAs se faz URGENTISSIMO!!

    Saudacoes

  4. Gustavo, Assino em baixo de tudo que falou meu caro!

    1maluquinho, claro que essas notícias podem ter seu caminho ruim… Mas sinceramente, não é querendo defender o Jobim não cara, agora desde que se criou o MD, quem fez alguma coisa na pasta?
    Particularmente eu acompanho a história desse Ministério e me pareceu que por lá só passou turista, o primeiro que ao menos fez alguma coisa foi ele, e além de falar ele também deu umas “babadas” por aí…
    Enfim…
    Eu prefiro alguém que seja falastrão e tenha a postura que ele demonstrou até agora do que os antecessores que absolutamente nada fizeram e sequer falar falavam

  5. vendo as mazelas e mal uso …do dinheiro público ..e a situação das FAs… ‘alguns’ deviam responder por crime de lesa a pátria…

  6. O que não compreendo que quando querem justificar algo sempre jogam pra cima das FOrças.Ate quando eles se manterão calados não sei.è uma vergonha ver um pais tão rico e tão cheio de contrastes.Jusstificarmos que esse fez e que os outros não fizeram não abona nada.O pouco que se fez é misero pelo que se precisa fazer e urgente.Estão brincando com um mundo cada vez mais ganancioso e naufragado em crises.Não se indignem se nos boicotam em tudo pois isso é pura extrategia,porque na verdade somos o alvo a ser atingido.Quando o pau cantar antes de batermos extrangeiros passemos a espada todos os incompetentes pois nem como combatentes prestariam.

  7. Caros camaradas…
    Um navio com 16 anos e velho????

  8. 1maluquinho, me permita discordar de seu primeiro comentário: Acredito que todas s FAs deste País deveriam sim ir para a Mídia denunciar o que está acontecendo no Brasil: A COMPLETA FALTA DE RESPONSABILIDADE, por parte dos governantes (sic). Só assim o povão e os ditos intelectuais, abririam os olhos para o que acontece aqui.

  9. Fabio :1maluquinho, me permita discordar de seu primeiro comentário: Acredito que todas s FAs deste País deveriam sim ir para a Mídia denunciar o que está acontecendo no Brasil: A COMPLETA FALTA DE RESPONSABILIDADE, por parte dos governantes (sic). Só assim o povão e os ditos intelectuais, abririam os olhos para o que acontece aqui.

    Fábio houve um razoável aumento de investimentos e de recursos nas FA nestes últimos anos..É que não dá para consertar 50 anos de descaso em 4 anos…

  10. Fabio :
    1maluquinho, me permita discordar de seu primeiro comentário: Acredito que todas s FAs deste País deveriam sim ir para a Mídia denunciar o que está acontecendo no Brasil: A COMPLETA FALTA DE RESPONSABILIDADE, por parte dos governantes (sic). Só assim o povão e os ditos intelectuais, abririam os olhos para o que acontece aqui.

    Amigo me perdoe mas fazer isso é ir de encontro a atribuições,leis,formação e carater deles.Eles ate o momento tem nos dado um banho de respeito as nossas leis e constituição.O Brasil somos nós os Brasileiros.Quem coloca esses Bandidos no poder somos nós os Brasileiros.E se alguem tem de tomar uma atitude somos nós os Brasileiros que somos usurpados enganados e ainda vemos nosso pais a cada instante mais propenço a ser dominado por extrangeiros.Precisamos ser realmente povo ao invez de so apontar-mos ou buscarmos culpados.Nós somos as bocas deles e eles são nossos braços.

  11. E dizer q já tivemos a 3 > Marinha de Guerra do mundo, a q ponto nós chegamos, o q diria o Barão de Tamandaré?

  12. carlos argus :E dizer q já tivemos a 3 > Marinha de Guerra do mundo, a q ponto nós chegamos, o q diria o Barão de Tamandaré?

    É verdade… Quando o Império cortou os laços com a Inglaterra (apenas por algum tempo), por que os ingleses nem pensavam em travar um pequeno conflito com o Império Brasileiro e os navíos eram todos nossos (Made in Brazil)!!!!

    Bom que a indústria naval ressucitou, mas agora precisamos parar de usar produto Chinês em nossos navíos e começar a usar os prdutos brasileiros e assim, vamos parar de depender de Americano, Europeu e Chinês… as forças armadas e a economía do Império Brasileiro eram maravilhosos, só a Monarquia que não se mordenizou (não queríam partir com o princípio de Voltaire).

  13. HR…O segundo Imperador perdeu a Coroa justamente por ser modernista e amante de todas as novidades inteligentes que apareciam.Sutilmente ausentou-se deixando a Princesa na Regencia para abolir a escravatura e por isso perdeu o apoio dos latifundiarios,a aristocracia da época.Ja o primeiro Imperador foi um magnifico lider militar.

  14. André Oliveira :

    Fabio :1maluquinho, me permita discordar de seu primeiro comentário: Acredito que todas s FAs deste País deveriam sim ir para a Mídia denunciar o que está acontecendo no Brasil: A COMPLETA FALTA DE RESPONSABILIDADE, por parte dos governantes (sic). Só assim o povão e os ditos intelectuais, abririam os olhos para o que acontece aqui.

    Fábio houve um razoável aumento de investimentos e de recursos nas FA nestes últimos anos..É que não dá para consertar 50 anos de descaso em 4 anos…

    Respeito sua posicao…
    Mas na verdade foram 16 anos de Governos eleitos democraticamente…

    8 do Sr. FHC e 8 do Sr. Lula…
    Obvio que em minha opniao o Sr. FHC nao existiu…
    O Sr. Lula fez… claro que muito mais que seu antecessor por que esse mesmo nao fez nada… Mas mesmo assim creio que fez pouco… Nao concordo por exemplo com a ideia de Emprestar dinheiro para o FMI enquanto a situacao da Defesa seguir como segue… e desculpem mas vou falar outra vez…

    O Bendido do FX2 ficar paralizado por motivos de eleicoes…Brincadeira

    Saudacoes

  15. Afonso de Portugal :
    Caros camaradas…
    Um navio com 16 anos e velho????

    NÂO É NOVO mas a MARINHA depende da boa vontade politica em liberar verbas para manutençaõ,reposição,equipagem e adestramento.Aqui eles quando compram algo ou quando fazemos algo parece que pensam que as Forças tem meios economicos proprios e que deem seus jeitos.Politica lambona.

  16. carlos argus :E dizer q já tivemos a 3 > Marinha de Guerra do mundo, a q ponto nós chegamos, o q diria o Barão de Tamandaré?

    Novamente faço a pergunta e sem querer duvidar, apenas para me esclarecer:

    – Em que periodo da Historia a Marinha do Brasil foi a Terceira Maior do Munto?

    e ja agora:

    – Em Tonelagem deslocada ou em numero de navios?

  17. 1maluquinho :

    Afonso de Portugal :Caros camaradas…Um navio com 16 anos e velho????

    NÂO É NOVO mas a MARINHA depende da boa vontade politica em liberar verbas para manutençaõ,reposição,equipagem e adestramento.Aqui eles quando compram algo ou quando fazemos algo parece que pensam que as Forças tem meios economicos proprios e que deem seus jeitos.Politica lambona.

    Ok. Entendido.

  18. AFONSO….Ela não foi a terceira mas sim a segunda de guerra,a segunda mercante e tinhamos a segunda moeda.Entre o segundo periodo do primeiro Imperio e o primeiro mperiodo do segundo Imperio.Buscar estas informações em meios confiaveis,idoneos e imparciais é procurar agulha em palheiro.Mas lhe aconselho a Biblioteca do Exercito que editava uma antiga enciclopedia que não me lembro o nome muito detalhada sobre o conflito com o Paraguai contendo inclusive mapas das operações,listagem detalhadas de armamentos,uniformes,feridos em combate e muito mais.Se tiver sorte de encontrar por favor avise-me amigo,pois a muito tento recuperar esta incrivel obra que perdi.

  19. Companheiro

    Mas sao precisamente os dados imparciais que podem provar essa afirmaçao.

    Eu sinceramente gostaria de os ver.

    Gostaria de ressalvar que posso estar enganado. Mas nao me parece que o Brasil tenha tido, em qualquer periodo da sua Historia, a segunda maior Marinha de Guerra ou Mercante do mundo. (moeda forte e o que?)

    Isso apresenta-se-me como um mito.
    Contudo, posso estar enganado, e gostaria de ver os dados.

    PS – Essa confusao podera ter a ver com a introduçao dos Couraçados, ja no virar do seculo XX, em que o Brasil era um dos unicos quatro paises do mundo a ter esse tipo de navios.

  20. Afonso não sou especialista nessa area.Mas a segunda esquadra em poder,atraz da Inglesa.A segunda mercante,atraz da Holandesa.E a segunda moeda,atraz da Libra Esterlina.Esses dados como te disse acima estão em uma enciclopedia antiga editada pela BIBLIEX Biblioteca do Exercito referente ao periodo do conflito com o Paraguai.Deve tambem ser possivel que venhamos a encontra-los em outras fontes e a muito os busco tambem.Abraços.

  21. AFONSO DE PORTUGAL DA UMA OLHADINHA NISSO http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Marinha_Imperial.htm É inacreditavel pensar que nossa Marinha de Guerra ja foi a melhor do mundo e hoje ve-la sucateada e implorando reaparelhamento a politicos chega a ser revoltante e uma completa falta de amor ao Brasil.

  22. RPG rsrsrs

  23. LOL ok em RPG… tudo bem…

    Mas na realidade penso que nao tambem. Nao que fique especialmente satisfeito por isso, e so porque essa questao me levantou muitas duvidas como ainda levanta.

    Duvido que tenha sido a segunda em poder, ate porque este contabiliza-se em toneladas deslocadas e nao em numero de navios, e nem num nem noutro aspecto o Brasil andava la perto. Ex: em 1881 a marinha dos Estados Unidos contabilizava 140 navios. Este foi o periodo aureo da Marinha do Brasil que tinha cerca de 90.

    E as outras potencias?

    E mercante entao ainda menos, pois o Brasil nem sequer era um Imperio Colonial, logo nao teria uma necessidade de ter navios mercantes as centenas.

    Contudo, tudo depende da analise temporal e dos criterios.

    O que mais me choca e que esta pode ser uma mentira historica contada nas escolas brasileiras, visto ser uma afirmaçao recorrente.

    PS – Quanto a moeda forte. Isso nao e necessariamente bom. Mas isso ja e outra discussao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: