Articles

Irã inaugura sua primeira usina nuclear

In Ciência, Defesa, tecnologia on 21/08/2010 by Lucasu Marcado: , ,

https://i2.wp.com/gdb.rferl.org/86FB6D16-9C69-4146-BD09-CADF260FA0FE_mw800_mh600_s.jpg

O Irã iniciou neste sábado operações na primeira usina nuclear do país ao carregar o reator de Bushehr com combustível fornecido pela Rússia. Espera-se que a usina no sul do país comece a produzir energia elétrica dentro de um a três meses.

A Rússia fornece o combustível nuclear da usina e retira o material utilizado. Especialistas dizem que esta medida praticamente elimina a possibilidade de combustível ser desviado para a produção de armamentos.

O Irã foi recentemente alvo de uma quarta rodada de sanções da ONU por causa de seu programa de enriquecimento de urânio que é apontado por muito países como indício da meta do país de produzir armas nucleares embora o governo iraniano insista que o objetivo é apenas a produção de energia.


Símbolo

O Irã planeja uma série de eventos para marcar a inauguração da usina, que levou 35 anos para ser construída. “Apesar de todas as pressões, sanções e dificuldades impostas por nações ocidentais, testemunhamos agora o nascimento do símbolo maior das atividades nucleares pacíficas do Irã”, disse o responsável pelo programa nuclear irano, Ali Akbar Salehi.

O urânio usado como combustível na usina tem um nível de enriquecimento de 3,5%, muito abaixo dos 90% necessários para a fabricação de armas. Na sexta-feira, Salehi afirmou que o Irã continuará enriquecendo urânio.

O Irã possui um programa paralelo de enriquecimento de urânio, que é visto com preocupação por países como Estados Unidos e Israel. Relatos vindos de Washington sugerem que os EUA não fizeram objeções a construção da usina de Bushehr em troca do voto russo na última rodada de sanções contra o Irã.

Correspondentes dizem que o governo americano vem mudando o tom de seus comentários sobre Bushehr, descrevendo a usina como símbolo dos benefícios pacíficos da energia nuclear.

Fonte: IG

Anúncios

10 Respostas to “Irã inaugura sua primeira usina nuclear”

  1. Temos que admirar a persistência, a determinação e o empenho dos dirigentes iranianos. Um povo milenar que enfrentou várias dificuldades (vejam a sua história)mostra que os persas estão de pé, sabem o que querem, e investem no conhecimento. Tenho lido várias artigos que dão conta do crescimento iraniano em diversos ramos da tecnologia. Desde fármacos até energia nuclear, passando pela defesa. Cada obstáculo, cada boicote, é uma motivação a mais no seu desafio. Isso mostra que a sociedade iraniana está evoluindo, apesar das suas mazelas, como a pobresa de parte do seu povo, a carencia de alimentos, a falta de representatividade de parte dos seus governantes. Mas, como toda trajetória dos povos, Ruhollah Musavi Khomeini passou, Mahmoud Ahmadinejad passará, e novos dirigentes surgirão, frutos da vontade do seu povo e do momento histórico que se apresentar.

  2. Muitos interesses envolvidos, e o público fica sem ter uma ideia clara da situação, ainda mais se apenas obtiver informações dos grandes veículos de mídia.

  3. Operada por russos, pode ser que nao haja desvios para fabricaçao de armas, mas existe o programa paralelo que traz preocupaçoes. Acho que essa usina é somente um ensaio para testar a determinaçao ocidental, mas resta ver o que há por vir do programa secreto.

  4. Que seja, de fato, apenas para pesquisa científica e produção de energia elétrica.

  5. Estão realmente avançando em tecnologia…

    20/08/2010

    TV iraniana mostra imagens de lançamento de míssil

    “De acordo com a reportagem, o armamento tem um programa para localizar alvos em terra. O míssil também foi projetado para evitar sistemas antimísseis.”

    Vídeo:

    http://playervideo.globo.com/webmedia/player/embed/GMCPlayMidia?midiaId=1322260&autoStart=true&idEmbed=1&banda=L&escondeFimVideo=true&escondeTrocaBanda=true&ntr=true&sitePage=g1/videos&nocache=1282438473074

  6. […] Irã inaugura sua primeira usina nuclear (via PLANO BRASIL) Ir aos comentários O Irã iniciou neste sábado operações na primeira usina nuclear do país ao carregar o reator de Bushehr com combustível fornecido pela Rússia. Espera-se que a usina no sul do país comece a produzir energia elétrica dentro de um a três meses. A Rússia fornece o combustível nuclear da usina e retira o material utilizado. Especialistas dizem que esta medida praticamente elimina a possibilidade de combustível ser desviado para a produção de armamentos … Read More […]

  7. o problema não são as usinas nucleares e sim as ‘fazendas’ de centrifugadoras nucleares… essas devem estar bem ‘enterradas’ no solo iraniano… ;)

  8. xtreme :
    o problema não são as usinas nucleares e sim as ‘fazendas’ de centrifugadoras nucleares… essas devem estar bem ‘enterradas’ no solo iraniano…

    35 anos, são mt obstinados; parabéns.

  9. o problema não são as usinas nucleares e sim as ‘fazendas’ de centrifugadoras nucleares… essas devem estar bem ‘enterradas’ principalmente em tel-aviv.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: