Articles

Tecnologia de ponta para o Cindacta III

In Ciência, Defesa, tecnologia on 21/08/2010 by konner7 Marcado: , ,

https://i1.wp.com/farm4.static.flickr.com/3296/2616235713_19ecb29215_o.jpg

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) vai aperfeiçoar seus equipamentos. Com tecnologia de ponta, o sistema operacional Sagitário será implementado em dezembro deste ano. A novidade permitirá a visualização do espaço aéreo nacional o e controle feito pelos operadores através de monitores touch screen.

Os novos computadores também terão um sistema operacional integrado que auxiliará os profissionais no exercício das atividades. A novidade foi anunciada na tarde de ontem, quando o Cindacta III abriu as portas às autoridades da aviação comercial, da força aérea norte-americana, da Marinha e do Exército, e da sociedade civil – incluindo embaixadores, procuradores e juizes – para mostrar o funcionamento do controle de tráfego aéreo nacional.

Desde a sua fundação, em outubro de 1992, o Cindacta III tornou-se signatário da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Em outras palavras, o centro é responsável pela implementação dos futuros sistemas de aviação.”Fazemos investimentos em média a cada três anos. Hoje já produzimos nossa própria tecnologia. Softwares e hardwares de alto nível totalmente nacionais”, disse o coronel João Batista Oliveira Xavier, comandante do Cindacta III.

Os constantes investimentos em tecnologia fizeram com que o Cindacta III se tornasse referência internacional. A modernização permite que hoje a comunicação seja feita totamente por via satélite com informações precisas sobre a real localização das aeronaves.

Os diálogos entre controladores de voo e pilotos, antes estritamente através de rádio – sistema HF, foi transformado com um meio de transmissão de dados ADS e CPDLC – que envia e recebe as informações em um padrão de linguagem via computadores de bordo, evitando os ruídos causados pela distância e as confusões causados pelos diferentes idiomas.

Fonte:  Diario de Pernambuco

Anúncios

4 Respostas to “Tecnologia de ponta para o Cindacta III”

  1. Mt bom, o satélite é BRASUCA? O q faziam esses srs( spay )no Cindacta III ? Parabéns.

  2. Argus,

    faço a mesma pergunta, más acredito que não seja nacional( pelo menos por enquanto..). Más mesmo assim, muito bom, em termos de controle de trafego aéreo civil, o Brasil tem um alto padrão e eficiência.

    Espero que alcancemos o mesmo nível em monitoração e controle aéreo militar, aplicado a defesa.
    .

    “Hoje já produzimos nossa própria tecnologia. Softwares e hardwares de alto nível totalmente nacionais”, disse o coronel João Batista Oliveira Xavier, comandante do Cindacta III.”
    .

    Isto é de fundamental importância, parabéns aos responsáveis!

  3. Devagarinho o Brasil vai se afastando da “ajuda” americana, bons parceiros, vamos lembrar deles com o coração cheio de saudades. Vá te S…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: