Articles

Comunidade internacional deve manter pressão até Irã abandonar programa nuclear, diz embaixador de Israel

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, História on 23/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/blog.cleveland.com/world_impact/2009/02/large_20090226_Iran_nuclear.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Thiago Chaves-Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O embaixador israelense no Brasil, Giora Becher, afirmou que a pressão internacional e as sanções são a melhor maneira de impedir que os líderes iranianos consigam tecnologia nuclear militar.

“O Irã quer capacidade nuclear militar”, afirmou o diplomata, em entrevista ao UOL Notícias. “Lamentavelmente, até agora, segundo todos os serviços de inteligência do mundo e a Agência Internacional de Energia Atômica, Irã tem um programa nuclear militar.”

Questionado se a inteligência e as forças militares israelenses seriam capazes de impedir que o Irã alcance uma bomba nuclear, Becher respondeu que essa hipótese não está em discussão. “Para nós, qualquer medida militar contra o Irã é uma coisa que não queremos nem pensar agora. Temos tempo, espaço e precisamos continuar pressionando o Irã para convencer os líderes iranianos a mudarem de ideia. Tenho certeza que as sanções darão resultado.”

Essa postura diverge da atual política do Itamaraty, que aposta na aproximação política, no incremento do comércio e na ‘diplomacia discreta’ como mecanismos para reduzir a tensão em torno do Irã e incentivar mudanças democráticas no país.

“Não vejo como uma política de aproximação vai ajudar nisso”, rebate Becher. “Ao contrário, só uma pressão efetiva vai convencer os líderes do Irã que é melhor para o país deixar esse programa.”

O embaixador também destacou que o Irã é ameaça para toda a região, e não apenas para os israelenses. “Esse tipo de regime autocrático, não democrático, fundamentalista, que não respeita direitos humanos e que quer ter um programa militar nuclear ameaça não só Israel – Israel é só um país, no Oriente Médio e no mundo – esse tipo de regime ameaça muitos outros países”.

“Precisamos todos juntos fazer pressão sobre o Irã para assegurar que abandone este programa”, reitera.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou em junho passado novas sanções contra o Irã, justificando a medida como uma resposta à falta de cooperação do governo iraniano em abrir seu programa nuclear à inspeção internacional. Brasil e Turquia, que se esforçaram por um acordo de intercâmbio de combustível nuclear, votaram contra as sanções. O governo iraniano alega que é soberano e tem o direito de pesquisar uso de energia atômica para fins pacíficos.

Fonte: UOL

Anúncios

8 Respostas to “Comunidade internacional deve manter pressão até Irã abandonar programa nuclear, diz embaixador de Israel”

  1. Estão mt certos, agr, quem vai manter pressão sobre vocês p destruirem o seu arsenal atômico? Vocês podem , os outros ñ ?E por coincidência o país + belicoso , + expansionista do OM.Pq vc podem ter armas nucleares,tendo sempre essa atitudes imperialistas? Como fica a situação dosmiseráveis do Palestinos,q vc subjugam?Sds.

  2. Hummm que luxo heim…agora eles ja respondem por toda a humanidade

  3. Cada vez mais se acham os donos do mundo mesmo.

  4. – FOGO DE PALHA ?

    Todo mundo só está esperando quem dará o primeiro tiro.
    Aliás, isto que está acontecendo entre o Irã e o Israel,será que é mais um amor bandido do estilo los hermanos do sul?.

  5. A dita situaçao miserável dos palestinos decorrem da irracionalidade e intransigencia árabe desde 1948 que nao aceitaçao as resoluçoes da Onu que preconizava a soluçao de dois estados. Sao os ultimos culpados pela sua propria situaçao.

  6. Sei não mas acho que o CHÁ conseguira fazer o que Saddan tentou e se deu mal,se transformar no novo SULLEIMAN ou SOLIMÕES se preferirem.

  7. JOSE VANILDES meu filho TORRASTE UNZINHU ou recebes soldo da CIA ou do MOSSAD?Queres culpar Arabes pela desgraça Palestina?

  8. Jose Vanildes Luiz :
    A dita situaçao miserável dos palestinos decorrem da irracionalidade e intransigencia árabe desde 1948 que nao aceitaçao as resoluçoes da Onu que preconizava a soluçao de dois estados. Sao os ultimos culpados pela sua propria situaçao.

    1maluquinho :
    JOSE VANILDES meu filho TORRASTE UNZINHU ou recebes soldo da CIA ou do MOSSAD?Queres culpar Arabes pela desgraça Palestina?

    E os SSioniSStras tbm ñ cumprem a resolução 00240 e tem + outras.Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: