Articles

Ensaios da carga útil do VSB-30 no IAE/DCTA

In Ciência, Defesa, Espaço, tecnologia on 23/08/2010 by Lucasu Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/oglobo.globo.com/fotos/2007/07/13/13_MHG_cie_alcantara1.jpg

A Divisão de Eletrônica (AEL) do IAE realiza, de 23 a 27 de agosto, a verificação funcional e conjunta dos experimentos do segmento brasileiro da plataforma MICROG 1A com o módulo de serviço da Agência Espacial Alemã (DLR).

A plataforma MICROG 1A, carga útil do foguete VSB-30, levará ao espaço cerca de nove experimentos de diversas instituições de pesquisa e universidades brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB), que há um ano vêm sendo testados.
Ao longo desta semana, serão realizados a integração da rede elétrica e os testes de telemetria com todos os experimentos e as partes da carga útil. Os ensaios ambientais no IAE devem ocorrer em setembro.
https://i2.wp.com/www.iae.cta.br/noticias/imagens/imagemvsb30c.jpg

Fonte: IAE/DCTA via Panorama Espacial
Anúncios

22 Respostas to “Ensaios da carga útil do VSB-30 no IAE/DCTA”

  1. Esse e’ o caminho…
    Vamos ver o VLS..e se Deus quiser muito orgulho pro Brasil..

  2. Meus parabens pelo proprietário(s) deste blog…inicialmente eu caçava as variadas noticias sobre nosso pais…e ja faz 2 meses que o pbrasil é aberto de meia em meia hora aqui no meu pc para ficar dentro das novidades =)

    Meus parabéns!

    Muito obrigado!

  3. Charles Lesfs, em nome da equipe que trabalha voluntariamente e arduamente para este blog progredir, gosatria de lhe agradecer a visita e participação e apoio.
    É gratificante saber que o nosso trabalho desperta interesse em nossos leitores.
    sds
    E.M.Pinto

  4. Venho acompanhando o blog deste o início desse ano.
    Gosto muito desse blog, pois sempre há matérias interessantes.
    Todo dia quando eu ligo o pc, a primeira coisa que eu faço é visitar o PB.
    Quero parabenizar os editores do PB.
    Deus continue a abençoar vocês para que sempre tenhamos o PB.
    Abraço!

  5. Obrigado Jorge, em nome de todos os amigos do corpo editorial eu agradeço o apoio.
    agradeço também a eles pela ajuda que tem sido fundamental
    SDS
    E.M.Pinto

  6. cara esses foguetes nao poderiam ser convertidos em misseis de longo alcance?

  7. O mesmo acontece comigo, Charlesfs. Vivia catando notícias por todos os lados, e agora encontro tudo num só lugar. E o mais legal é que aqui se pode opinar…

  8. Estes experimentos em micro gravidade servem para que? Ou melhor, o resultado dos mesmos é utilizado em que áreas?

  9. wesley falcao :
    cara esses foguetes nao poderiam ser convertidos em misseis de longo alcance?

    O foguete de hoje é o missil de amanhã. e cada inovação no mesmo, requer um teste de” micro- gravidade”, belo eufemismo.Sds.

  10. O tão esperado Buscapézinhu Tupyniquim vai decolar ebaa e viva nossos Centros de Pesquisas e todos aqueles enganjados civis e Militares.Voces são o orgulho de nosso Bravo Povo…Vai fazer Vummmmmm….e pode fazer Tchummmm….Avante Brasil…Liberdade acima de tudo.

  11. Tiago, boa tarde.
    O Sonda IV foi a ultima evolução da familia Sonda, onde o Brasil aplicou todo o seu conhecimento, levando a uma bem sucedida familia dos chamados foguetes de sondagem. Ele deixou de ser usado quando entrou em sena o VLS, que explodiu no primeiro vôo. Tudo normal. Um foguete americano teve 12 fracassos antes de um vôo bem sucedido. Pessoas com pouco conhecimento sobre o programa espacias brasileiro tendem a diminuir o esforço nacional, apelidando nossos bólidos espaciais de buscapé, foguetinho, entre outros.
    Bem, o VSB-30 tráz a bordo novas tecnologias no campo, que talvéz não fossem convenientes de serem testadas em um foguete já antigo. Em outras palavras, o Sonda IV já deu o que tinha que dar.
    O Brasil procura o dominio em combústiveis liquidos, bem como em tubeiras móveis, sendo que nesta ultima já obteve algum exito.
    Transformar o Sonda IV em missel não seria impossivel, mas creio que seria inviável. Ele não foi projetado para isso. Seria melhor fazer um do zero. Quanto ao alcance, 1.000km não fariam dele um missel intercontinental, no máximo um IRBM, intermediari range balistic missile, missel balístico de alcance intermediário. Dai para ICBM, dependendo do alvo pretendido pelo Brasil, o alcance deveria ser maior que 7.000km.
    Espero tê-lo ajudado.
    Um abraço e boa semana.
    PS: Sou leigo em engenharia também, rsrsrs…

  12. Ãn tudo normal?So no mundo de Alice.Se explodir agora tambem sera normal.Boias nauticas telemetricas tambem são normais.Um foguete desligado explodir justamente no momento que toda equipe cientifica estava defronte dele tambem é normal.Anormal somente é o sonho de uma Nação subdesenvolvida obter autosuficiencia e independencia tecnologica.Muito anormal.

  13. 1maluquinho :Ãn tudo normal?So no mundo de Alice.Se explodir agora tambem sera normal.Boias nauticas telemetricas tambem são normais.Um foguete desligado explodir justamente no momento que toda equipe cientifica estava defronte dele tambem é normal.Anormal somente é o sonho de uma Nação subdesenvolvida obter autosuficiencia e independencia tecnologica.Muito anormal.

    Prezado 1maluqinho:
    Quando eu disse “normal”, me referia a falha ocorrida no primeiro vôo, onde um buster não foi acionado, tendo sido constatada falha na espoleta. Citei que um modelo americado explodiu 12 vezes antes de obter exito. O que quero dizer com isso é que não devemos nos abater pelos contratempos… e muito menos fantasiar “teorias de conspiração”! Falhas ocorrem, e muitas delas são imprevisíveis…
    Agora, achar que as “mãos do Satã do norte” o fez explodir na rampa, matando vários engenheiros e técnicos de alto gabarito, a fim de destruir o Programa Espacial Brasileiro também já é de mais! Não que você tenha dito isto, mas houve uma grande investigação, e eu prefiro acreditar em nossos profissionais, de que não houve qualquer tipo de sabotagem… apenas uma infeliz obra do acaso. Um abraço e boa semana.

  14. Valeu Daniel abraços meu caro…Sei que assuntos de contra-espionagem são segredos e assim devem ser tratados por muitos mutivos mas devemos sempre estarmos atentos.Nosso programa aeroespacial provoca inveja no seleto e altamente rentavel clube de lançadores de satelites.Mas nosa sociedade precisa saber que fomos roubados (o estagio que supostamente foi roubado no mar provavelmente por um submarino extrangeiro) e sabotados(na explosão que vitimou nossa equipe cientifica)fato que atrasaria o pais em 50 anos e mais algumas decadas para formarmos e aperfeiçoarmos outra equipe e que so pudemos dar prosseguimento imadiato com a parceria com a Ucrania.Estejamos atentos pois o perigo maior não vem de belonaves ou aeronaves mas de satelites pois a real capacidade belica dos gigantes desconhecemos,apenas imaginamos suas inexcrupulosidades…Avante Brasil a autosuficiencia tecnologica nos trara a independencia e o progresso….Acima de tudo liberdade.

  15. Valeu maluquinho. Sabemos que existe algo de podre no reino… mas somos extremamente competentes e criativos. Certamente chegaremos a uma auto-suficiência no campo espacial. Concordo quando diz que tem muita gente torcendo para nosso insucesso, e temos em nosso meio politico muita gente ganhando para fazer isso acontecer. Dai a importância de sabermos o que estamos fazendo na hora do voto! Essa coisa de “Você sabe o que um deputado federal faz? Nem eu!”, ou pessoas desfilando de roupas “infimas” e apostando na sensualidade para chegar na politica devem ser abolidas do nosso pais. E ninguem melhor que o povo para fazer isso.
    Espero que você e todos aqui tenham uma excelente semana e meu cordial abraço.

  16. É isso ai amigão mas olho vivo nas boias nauticas made in Spain que ja foram encontradas.Armas eletronicas detonadas a distancia ate mesmo por satelites para nós ainda são desconhecidas mas para eles…Na materia sobre OVNIS e a FAB postaram um video onde se ve um OVNI passeando no espaço sobre a Terra e um missil que por pouco não o atingiu disparado supostamente da Australia onde existe uma base dos EUA.E a velocidade do missil para quase atingir o OVINI jamais se viu antes…Bom fim de semana a ti e a todos…Brasil acima de tudo liberdade.

  17. É garoto… não esquenta não… a gente chega lá! A verdade e que começamos a incomodar, metemos a mão em um vespeiro, e não vamos tirar… eu só queria um pouco mais de patriotismo de nossos politicos…um forte abraço.

  18. Daniel :
    É garoto… não esquenta não… a gente chega lá! A verdade e que começamos a incomodar, metemos a mão em um vespeiro, e não vamos tirar… eu só queria um pouco mais de patriotismo de nossos politicos…um forte abraço.

    Tambem amigo e queria tambem que não houvesse divisão entre nossa gente e sim um povo unido no mesmo ideal.

  19. Éééééé…. isso eu tbm queria… mas infelizmente acho que vai demorar um pouquinho mais para evoluirmos a este ponto… um pouco mais de civismo mataria a parada! Mas, sou otimista! A gente chega lá. Um abraço campeão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: