Articles

Venezuela e Colômbia selam reaproximação com anúncio de ações conjuntas na área de fronteira

In Conflitos, Geopolítica on 23/08/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.lapatilla.com/site/wp-content/uploads/2010/07/santos_chavez_semana.jpgOs governos de Colômbia e Venezuela anunciaram a criação de mecanismos de comunicação permanentes entre seus ministros de Defesa para combater grupos irregulares que transitam na extensa fronteira entre os dois países, problema que se converteu no pivô de uma crise entre as duas nações.

De acordo com a BBC Brasil, a decisão foi tomada em uma reunião de trabalho entre funcionários dos dois governos com o presidente venezuelano Hugo Chávez, com o objetivo de reativar as relações políticas e econômicas entre Caracas e Bogotá, depois de superada a crise diplomática. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse que as equipes conversaram com “bastante franqueza” sobre temas relacionados ao combate ao narcotráfico e a “distintos grupos de caráter irregular”, em referência a grupos guerrilheiros e à atuação de paramilitares colombianos.

“Ficou estabelecido um mecanismo de comunicação permanente entre os ministros da Defesa para abrir espaços que gerem confiança entre as instituições encarregadas de cuidar da segurança de nossos países e da fronteira especificamente”, afirmou Maduro, na sede da chancelaria, em Caracas.

Foram instaladas cinco comissões que trabalharão nos seguintes temas: pagamentos de dívidas e relançamento das relações comerciais; acordos de complementação econômica; investimentos sociais na zona fronteiriça; desenvolvimento conjunto de infraestruturas e proteção e segurança das fronteiras. Na prática, essas comissões representam mecanismos de reaproximação após a ruptura diplomática entre Colômbia e Venezuela, no final de julho.

No caso do pagamento da dívida da Venezuela com empresários colombianos, o governo venezuelano se comprometeu em pagar “rapidamente” 200 milhões de dólares. O restante, estimado em  600 milhões de dólares, passará por uma auditoria. O governo venezuelano questiona o montante, ao argumentar que a suposta dívida é resultado de superfaturamento no processo de importações de produtos colombianos pela Venezuela.

No sábado (21/8), na sede do governo, Chávez disse estar “satisfeito” com a reaproximação entre os países e disse “pedir a Deus” que não apareçam no caminho “aqueles que pretendem fazer com que briguemos ou que plantem dificuldades” para o restabelecimento de relações plenas com o governo de Juan Manuel Santos. “Que se imponha entre nós o afeto, a boa fé e a vontade de trabalhar juntos e de restabelecer plenamente as relações entre os países”, afirmou Chávez. A chanceler colombiana, Maria Ángela Holguín, disse que Colômbia e Venezuela “estão dando passos na direção correta, passos duradouros”.

A acusação do governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe sobre a suposta presença de acampamentos guerrilheiros na Venezuela foi o pivô da crise que levou à ruptura de relações diplomáticas entre Caracas e Bogotá. Ao assumir o poder na Colômbia, Juan Manuel Santos disse que a normalização das relações com a Venezuela era uma de suas prioridades.

Fonte: Opera Mundi

Anúncios

7 Respostas to “Venezuela e Colômbia selam reaproximação com anúncio de ações conjuntas na área de fronteira”

  1. Os olhares dessse srs. mostra a vontade dos mesmos em ver a + profunda motivações internas de cada um deles,td e qualquer gestode paz e compreensão por nós,As,agradecemos. Uma guerra nessa altura ,só iria atrapalhar o nosso crescimento ,o q só agradaria aos ianks, nos mantendo sobre sua influência e domínio.Sejamos + espertos. Sds.

  2. Hummm Carlos percebestes né…Um ja é conhecido e o outro se fara conhecer…De coração quero que essas duas Nações se intendam pois teem a mesma genética e se precisam…Mas a bola de Cristal de Madame Mimi,a visionaria ensandecida me diz que muito em breve Santos insitado por Washington começa a por as garrinhas de fora…Sera que Peru,Colombia,Brasil e Venezuela não percebem que estamos prestes a termos de lutar contra uma posivel coalizão para defendermos nossas terras?

  3. Olha a música sertaneja aí gente !!
    Cantor: Leonardo

    “Pergutaram pra mim
    Se ainda gosto dela
    Respondi tenho ódio
    E morro de amor por ela

    Hoje estamos juntinhos
    Amanhã nem te vejo
    Separando e voltando
    A gente segue andando
    Entre tapas e beijos

    Eu sou dela ela é minha
    E sempre queremos mais
    Se me manda ir embora
    Eu saio lá fora
    Ela chama pra trás

    Entre tapas e beijos
    É ódio, é desejo
    É sonho, é ternura
    Um casal que se ama
    Até mesmo na cama
    Provoca loucuras

    E assim vou vivendo
    Sofrendo e querendo
    Esse amor doentio
    Mas se falto pra ela
    Meu mundo sem ela
    Também é vazio”

  4. Moderadores isso só foi pra descontrair

  5. De coração quero que o Chavez seja preso….. antes que destrua a Venezuela…

    Santos tem que descer o sarrafo no que restou das Farcs… porrada neles.

    Guerras … trazem crescimento…. EUA que o digam na 2ª guerra…

  6. ENTRE TAPAS E BEIJOS OU NÓS SOMOS DOIS SEM VERGONHAS.

    É o titulo da música cantada por Leandro & Leonardo;
    O segundo título é cantada por Castilho;
    Ambas as músicas são do estilo brega,a questão é qual delas é tema para esta relação vagabunda entre Venezuela e Colômbia?.
    Ou tem mais braga que estas,vamos votar qual é o tema para este amor bandido.

  7. Na boa,torço que se destruam porque pra mim nem a bandeira vermelha e nem a estrelada prestam e a que valhe tem estampado ORDEM E PROGRESSO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: