Articles

CIA e Google se associam para nos espionar

In Inteligência e Espionagem, Segurança Pública, Terrorismo on 24/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/cia-google.jpg?w=300

CIA e Google se associam para nos espionar, para os mais ligados em tecnologia, política ou os dois, essa não é uma grande novidade, o que acontece é que agora parece ser que o jogo é aberto. Pelo que contam as duas partes a união aconteceu há pouco por um interesse comum.

Os dois participaram da nova ronda de inversão para Recorded Future, empresa de monitoramento em tempo real da web que está usando informação para poder predisser comportamentos futuros e tendências, escaneando milhões de sites, blogs e redes sociais.

O Google já tinha invertido capital no projeto a través da Google Ventures, departamento que se encarrega das inversões da empresa. Agora volta a fazê-lo só que com um sócio o In-Q-Tel, organismo através do qual a CIA inverte em tecnologia.


A relação de trabalho entre os dois não é tão direta, mas é evidente e serve de indicio para várias hipóteses, o certo é que os dois procuram entender os nossos comportamentos, estudá-los e prevê-los.

A Recorde Future já demonstrou que pode sim fazer previsões, ao antecipar um ataque Hezzbollaz um mês antes de que o governo de Shimon Peres reagira contra a ameaça. O método fica melhor explicado no vídeo abaixo que está em inglês.


Nota do editor:

Uma vez que isto é declarado público, um governo de um país não terá o direito de bloquear  a operação do google em seu espaço soberano?

Melhor perguntando, se o MOSSAD, ABIN ou o FSB tivessem fechado este acordo com o Google os EUA pemiitiriam sua operação em território americano?
acho que os Chineses não estão errados não…

sds

E.M.Pinto

Fonte:Fonte: Lazer & Tecnologia via Hangar do Vinna


Anúncios

38 Respostas to “CIA e Google se associam para nos espionar”

  1. Esta é daquelas medidas que tem mais contras do que vantagens.
    A primeira pergunta respondo que sim, qualquer país tem direito de bloquear. Tanto que algumas iniciativas da Google já foram suspensas e remodeladas em vários países, devido á privacidade, maior argumento.
    Segunda pergunta, claro que os EUA não iriam permitir.
    Na questão da china acho que não tem só haver com essa questão, pelo que percebi até hoje deve-se a um pouco aos conteúdos que os Chineses poderiam ver na net. Tipo um estado ter maior controlo da informação disponível ao povo. (Censura) Muito do conteúdo é filtrado pelos próprio chineses, a Google estando lá aceitou as regras e continua a permanecer na china. Embora a versão da China seja que a Google disponibiliza “conteúdos ilegais”. Já foi feita a renovação da Google para ficar na China.
    Em relação á matéria… bem isto é um pouco transformar as nossas sociedades em autênticos big´s brother´s, deduzo que esta questão terá muitas coisa contra, mas também poderá ser muito útil.
    Se olharmos á nossa volta, cada vez somos mais controlados, actualmente é possível saber quase tudo de um cidadão, onde mora, que tel tem, para que números ligou, onde esteve… quanto ganha, etc etc. Isto já começa no nosso próprio país onde somos controlados de várias formas, á quem diga que cada vez estamos com menos liberdade, (uma verdade) isso devido ao mundo que temos hoje em dia.
    Em termos de piada dou um exemplo…
    Temos 2 aeroportos, um és revistado de cima até baixo, todos os dados da vida pessoal é verificada, destino que vais, quanto levas em dinheiro, quanto tempo ficas fora e o porque da viagem. Noutro aeroporto entras sem qualquer controlo. A pergunta seria… que aeroporto escolhias para viajar?
    Não sei se foi claro e deu para perceber o meu ponto de vista

  2. Conveniência sempre foi A Lei. Infelizmente, o mundo em que gostamos de acreditar não existe. A vigilância se faz necessária. É obvio, e o tempo mostrou, que tais instrumentos de vigilância não se estende apenas aos inimigos políticos, às nações suspeitas, mas também interesses de ordem comercial. Temos de aceitar o fato de que potências estrangeiras tem um dossier próximo do completo, ou, mesmo, completo sobre nós…

  3. Boa pergunta…

    O negócio é criar uma alternativa Nacional do serviço estrangeiro, com a garantia REAL da privacidade das informações para usuários do Brasil, só podendo ser quebrada, mediante autorização judicial pátria, respeitando sempre o “due process of law”…risos…

    Abs.

    PS. É a credibilidade da privacidade que o Google a tempos jogou no ralo… A transparência é indispensável, mas não o é sozinha garantia de sobrevivência do negócio. Nem é preciso falar que em uma sociedade da livre informação, isto é caminho para o buraco certo…

    Acordem…

  4. Lembram dos Direitos Civis…

    A PRIVACIDADE é um dos pilares da LIBERDADE.

    Tem gente lá do norte se esquecendo da própria história.

    Simplesmente lamentável.

    Ponto para os Franceses.

  5. Tem muita gente ainda viajando em George Orwell… sic.

  6. Que post mais alarmista.

    A Recorded Future é uma empresa de análise de dados apenas. Dados esses, fornecidos pelo Google e que já são públicos através de produtos como Google Trends, Google Analytics entre outros produtos de medição e análise web do próprio Google.

    O que a empresa faz (fará) é apenas uma análise baseada em tendências obtidas através desses dados de buscas públicos.
    Já produtos do Google que fazem o mesmo para outros propósitos. Há um que rastreia epidemias e pandemias, outro que mostra tendências de ações de algumas bolsas de valores. E um que não funciona tão bem, que é de rastremento de catástrofes como terremotos, tsunamis, etc. O próprio video mostra bem como funciona, só que nesse caso para rastrear ataques terroristas.

    Exemplo: Ocorre um aumento no número de buscas por termos como: “tratamento para febre”, “dor de garganta”, “remédio para tosse”, etc. Um sistema previamente programado para detectar esses termos gera um alerta de uma possível epidemia de gripe e de acordo com a geolocalização e volume de buscas, é possível determinar onde, quando e quão rápido essa epidemia acontece.

    Os dados de busca públicos não são pessoais para caracterizar uma espionagem ou invasão de privacidade como faz pensar o post. Se baseia apenas no quê foi buscado, quando foi buscado e em qual a região do IP de busca. São dados que sozinhos não dizem nada, mas um conjunto de buscas sobre um determinado assunto, em um certo período e vindos de uma região específica podem determinar uma tendência. Mas isso vai depender da análise que se faz desses dados, que por sinal, estão disponíveis a qualquer um: governos, empresas, cidadãos… Basta acessar Google Zeitgeist, por exemplo. Yahoo, Bing, Facebook também oferecem serviços semelhantes.

    Portanto não há um CIA-trojan analisando você e suas atividades, mas sim um sistema de tendências web, que se bem programado pode ajudar a previnir tragédias, no caso, ataques terroristas ao analisar buscas paralelas com termos como “como fazer uma bomba”, “lugares mais movimentados dos EUA”, etc.

    P.S.: Disse que o post foi alarmista pois da forma como foi exposto não informa, não dá bases a uma análise nem a um debate sobre o tema. Só gera paranóia e teorias-de-conspiração inúteis. Basta ver os comentários dignos de SkyNet.

  7. Se quer ter segredos … regra básica .. não acesse (link de entrada/saida) a internet… google é para usuário ‘comum’ …

    Qto. esse notícia… se divulgou o que a décadas já acontecia… redundância…

    ps. uma Criptografia cruzada … AES-Twofish-Serpent ….ajuda… até hj. a PF tenta ‘saber’ o que tem no computador do Dantas (Satiagraha)… rsrsrs

  8. Acabou o “Cadê”… Usem o Bing (rs).

    Não tenho certeza, pois não confio na fonte, mas… O computador do Dantas teve a chave quebrada com ajuda de um Super Computador Cray.

  9. xtreme :
    Se quer ter segredos … regra básica .. não acesse (link de entrada/saida) a internet… google é para usuário ‘comum’ …

    Sem mais, nego coloca toda sua vida dentro de uma rede social e dps reclama q sua liberdade individual esta ameaçada… eh mto leite com pera

  10. Oh bobagem…E acham que isso é novidade?…Se depender de mim Titio Bill Gate fica pobre…Viva o Windows modificado e sutilmente programado rsrsrs…A mais de 30 anos eles “Os Vampiros” nos vem minando de todo jeito e ate com colaboradores Nacionais…Não adianta,terão de aceitar a realidade,o Brasil é o caroço de Cajá seco que terão de engolir de qualquer jeito.

  11. Ilya Ehrenburg :
    Acabou o “Cadê”… Usem o Bing (rs).
    Não tenho certeza, pois não confio na fonte, mas… O computador do Dantas teve a chave quebrada com ajuda de um Super Computador Cray.

    O BING amigão é pior ainda é Hotmail…Simples ::: Consiga um Windows modificado e um programador de confiança.Instale o necessario,desligando todas as opções externas de rede e acesso remoto.Faça limpesa com boas ferramentas de segurança executaveis e limpesa de privacidade completa.Depois com tudo preparado,instale o

  12. CONTINUA….Depois de tudo preparado,instale o Shadow User ou o Shadow Defender e ative-o.Depois de ativa teste-o.Desinstale e instale coisas e assim q vc reiniciar tudo volta a estar com vc havia deixado.Isto lhe protege 100%???Não!!!Nada esta 100% seguro nem mesmo o Sr.Obama Bin Laden

  13. Olha sinceramente, realizar projeções de tendências para predizer algum provavel acontecimento futuro, parece mais um desses infindáveis serviços de rastreamento que FBI e NSA já executtavam há alguns anos, mas agora com ferramentas mais diversificadas.

    O problema é se a Google não estaria cooperando de forma lesiva a soberania de informações sigilosas presentes em determinados países, como dados de estatais financeiras ou produtivas, além de fiscalização de atividades específicas de defesa.

    Existem aplicativos, também chamados de robots, são muito usados por sites de busca, para que possam coletar os dados que ajudaram a compor os resultados das buscas dos usuários. As empresas de segurança utilizam esses mesmos recursos para tentar rastrear as pragas virtuais, vasculhando o conteúdo das páginas.

    Porém, é muitos menos provável que exista esse tipo de operação amplamente vigilante de cada indivíduo especificamente, se o interesse é manter hegemonia de informações, uma vez que se torna mais eficaz militarmente falando, atingir a espinha dorsal de comunicações públicas, backbones de agências ou órgãos atrelados à energia, finanças e planejamento, defesa, etc.

    Pra isso, é interessante manter um programa de cyberdefesa e inteligência digital, que evite mais do que espionagens, ataques orquestrados a sistemas de serviços públicos e governamentais que estejam integrados a rede.

  14. Ah…e tem milhares de programinhas para mudarem seus IPs ou oculta-los…Escolham.

  15. Saw-lucas…

    Você já leu os termos de privacidade dos produtos do Google (ex. G-Mail, serviço de armazenamento de dados, redes sociais, vídeos, etc)…

    E bom eles colocarem a cláusula que não irão dispor as informações para terceiros (incluso CIA) sem a devida prévia permissão do usuário…

    Eles fazem aos contrário, eles implicitamente afirmam que poderão repassar estas informações…

    Cuidado ao clicar na aba “eu aceito os termos de uso” sem ler…

    Abraços.

  16. Bem…
    O big brother está aí!!

  17. Luiz9medeiros :
    Bem…
    O big brother está aí!!

    Com certeza,sabe + sobre um de nós,q nós mesmos. Sds.

  18. Fiquem tranquilos…Irão se surpreender quando descobrirem que no Brasil ocorre o mesmo….

  19. carlos argus :

    Luiz9medeiros :
    Bem…
    O big brother está aí!!

    Com certeza,sabe + sobre um de nós,q nós mesmos. Sds.

    Renato :
    Fiquem tranquilos…Irão se surpreender quando descobrirem que no Brasil ocorre o mesmo….

    Estou falando do BRASIL, + eles , na terra ianks, tbm tem bco.dados sobre todos , país por país, como os mormons, tem os nome das famílias de quase todos no planeta.

  20. ….é vou mudar meu buscador, mesmo que com prejuizo. Lembrando que o Google Chrome é um navegador que não descolou por roubar dados dos usuários.

  21. Carlos por falar em Mormons eles dão um banho em organização e mobilização logistica ate mesmo no Governo Americano.São a organização mais bem extruturada do planeta,capazes de atenderem prontamente a qualquer calamidade em qualquer ponto do globo com prestesa.No Catrina foram os primeiros a chegarem enquanto o governo deles ficou atordoado revelando fragilidade….AMIGOS,NÃO SE ILUDAM.EM TELEFONIA CELULAR E INTERNET NÃO TEM PRIVACIDADE.SORRIA VOCE ESTA SENDO GRAVADO rsrsrsrsrs

  22. Não tem problema os MORMONS saberem o nome de minha familia.

    O que eu não quero nem deixo é que eles tenham o meu dinheiro…

    Pior que os MORMONS é a Igreja UNIVERSAL que quer UNIVERSALIZAR o dinheiro de todos para ela…

  23. Se escapar do grampo americano via software, você pode cair no chinês hardware…

    A internet é pública por natureza… Só a utilize em dados não pessoais e/ou confidenciais.

  24. Entenderam agora a importância de uma indústria puramente Nacional de semicondutores, softwares abertos e rede de telecomunicações própria…

  25. Senhores o tema religião não faz parte do escopo do Blog vejam as regras para publicação de comentários.
    sds
    E.M.Pinto

  26. Srs.lêiam sobre o Skelon /Medusa dos ianks,Sds.

  27. Esse G é de Google ou de Geometria?
    Quem entender me responda.

  28. @ Raptor

    Sim, eu li quando aceitei os termos de uso dos produtos e já reli algumas vezes pois sempre alteram alguma coisa.
    Mas falta saber diferenciar dados de usuários de dados comuns. Eles não divulgam informações específicas de um usuário de modo que alguém possa identificá-lo. As exceções são as ordens judiciais obrigando os sites a fazê-lo.

    Ou seja, os dados armazenados e divulgados são “abstratos”, dá pra retirar apenas coisas como: houve uma busca no Google feita a partir de um provedor localizado na região do Estado de São Paulo com os termos “Como fazer panqueca?” às 19:07 GMT. Mesmo assim os dados não são divulgados dessa forma, sempre sendo fornecidos de forma mais generalizada e em com grande volume relacionado.

    Os dados são impessoais, é impossível identificar a pessoa com apenas essas informações, ainda mais levando em conta que a pessoa pode usar um serviço compartilhado (trabalho, lan-house), um bot e até um proxy. Não há divulgação automática de dados como IP, nome de usuário, histórico web, etc, portanto não há dados pessoais envolvidos.

    E ainda vale lembrar do histórico do próprio Google, quando recusou a fornecer dados ao governo americano, enfrentando o Congresso e o Bush, que se usavam de argumentos como “caça aos pedófilos” e “guerra ao terror” para quebrar sigilos e obter dados de qualquer cidadão. Parecido com casos no Brasil, quando o Google se recusava a fornecer dados de usuários do Orkut sem ordem judicial direta de um juiz. E casos mais célebres como China e Turquia que simplesmente bloquearam serviços do Google que se recusou a delatar usuários por temer que esses fossem perseguidos politicamente, como já havia ocorrido quando o Yahoo foi forçado a divulgar dados de um jornalista opositor chinês, que acabou preso e torturado.

    Basta acompanhar blogs do próprio Google ou independente como Google Discovery ou Google Operating System e verá que o Google sempre foi transparente quanto suas atitudes. Informa quais e por quanto tempo são armazenados os dados obtidos. Cria ferramentas como o Google Dashboard, onde o usuário pode controlar todos seus dados e configurações de privacidade de produtos do Google. É bastante claro sobre os acordos com outras empresas, governos e entidades, como o acordo com o Ministério Público no Brasil (para rastrear pornografia infantil) e também com a NASA, por exemplo (que inclusive deixa os fundadores do Google usarem uma de suas bases como ‘aeroporto’).

    E pra finalizar: o Google ou qualquer outro site da internet, seja de busca, sejam redes sociais, sejam blogs… só possuem informações que você disponibiliza para eles. Mesmo rastreamento de IPs e cookies, que são fornecidos automaticamente podem ser evitados através de serviços específicos e proxys. Ou seja, ninguém te obriga a nada, ninguém rouba nenhuma informação de você. É você próprio quem decide o quê é público e quem terá acesso a isso.

  29. 1maluquinho :
    Ah…e tem milhares de programinhas para mudarem seus IPs ou oculta-los…Escolham.

    não funcionam…….não se engane… te veem do mesmo jeito… facil facil..

  30. A PRIVACIDADE ,VAI SER UMA COISA QUE PERTENCE AO PASSADO ,INFELISMENTE NEM TODA A GENTE COMPRENDE QUE O FUTURO VAI SER PERVERSO,COMO UTILIZADOR DO GOOGLE ,ACHO QUE ESTAO A ENTRAR EM PROGESSIVA DECADENCIA,PIOR PUBLICIDADE QUE UMA SITUAÇAO DESTAS ? NEM PARECE COISA DA EMPRESA QUE DIZ REUNIR OS MAIORES INTELECTOS DO PLANETA .

  31. ha alguns anos venho comentando sobre os perigos do google… eh muito pior e mais perigoso que a Microsoft. Antes eramos colonizados por sistemas, agora ha extrativismo de informacoes. O Google tem tudo, perfis das pessoas, suas relacoes, mapas, seus interesses, tendencias, suas pesquisas… tudo ta la. E nao eh de hoje que o Google e o governo mantem proximidade, diversas pesquisas do Google sao patrocinados por agencias do governo (NSA por exemplo no caso do Google Translate). Existe um projeto europeu Qvero, de buscador de codigo aberto, considero que cada pais deveria ter sua propria ferramenta de buscas, isto tb tem riscos, mas ao menos os riscos sao internos (da competencia do pais). Para quem quer mais paranoia, existe o Google Latitude (http://www.google.com.br/latitude/intro.html) que com ‘mascara’ de servico social, diz aonde vc esta agora… “MEDA” !!!! =:-0

  32. xtreme :
    Se quer ter segredos … regra básica .. não acesse (link de entrada/saida) a internet… google é para usuário ‘comum’ …
    Qto. esse notícia… se divulgou o que a décadas já acontecia… redundância…
    ps. uma Criptografia cruzada … AES-Twofish-Serpent ….ajuda… até hj. a PF tenta ‘saber’ o que tem no computador do Dantas (Satiagraha)… rsrsrs

    Ja esta quase sendo lançada a conexão via rede eletrica.Em breve teras virus e codigos maliciosos ate em suas geladeiras e microndas.Em breve nossos assados a cada mordida farão o barulhinho do MSN…Rodrigo nosso Governo fez buscador e nem sei se aida esta operativo.Nada ainda é possivel competir e proporcionar resultado satisfatorio do que os dos gigantes.Ate os SO por mais livres que sejam não conseguem satisfazer e serem compativeis do que o Windows.A propria Microsoft visando aumento de vendas não consegue por no mercado um SO que obtenha uma aceitação acima do XP e por ai vai.Abraço a todos

  33. Já existe conexão para internet via fiação eletrica a décadas .. lá fora…

    Já no BR .. os transformadores existentes nos postes… dificultam esta implementação (a ‘frequência muda’ ao passar por eles..etc..etc)

    Mais nada impede que o usuário comum tenha uma lan via cabeamento elêtrico.

    http://www.amazon.com/NETGEAR-Powerline-200-Adapter-XAVB2501/dp/B0036RFGKS

    Já adianto que os atuais ‘produtos’ nesta área.. os prometidos 200 Mbps … ficam só na promessa… ainda não é vantajosa tal tecnologia ;)

  34. “Ou seja, ninguém te obriga a nada, ninguém rouba nenhuma informação de você. É você próprio quem decide o quê é público e quem terá acesso a isso.”

    Perfeito, foi como eu disse, cabe a cada usuário selecionar quais são as suas informações que deverão estar públicas ou não. A internet é pública, portanto a segurança de informações sigilosas e/ou privada em rede é bastante questionável.

    Ao contrário do senso comum dos brasileiros, não existe anonimato na rede. Com o IP e trabalho mínimo investigativo se chega ao usuário. A internet não é mais “fora da lei”.

    A questão e crítica é se o trabalho em conjunto CIA/Google irá sobrepujar legislações e tribunais nacionais referentes, a sigilo e privacidade do usuário e informações (“grampo” de dados apenas com autorização judicial pátria) e qual a garantia…

    Grato pela explicação e pela bela explanação do histórico da empresa na luta pela liberdade de informações.

    Abraços.

  35. Eu concordo com o outro colega.

    O camarada deixa a sua vida inteirinha à mostra nas redes sociais eletrônicas (Orkut, Facebook etc.) e depois vem reclamar de “espionagem.”

    É pra chorar de rir ou é cegueira mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: