Articles

Brasil tem excedente de energia elétrica, diz presidente da EPE

In Energia on 27/08/2010 by Lucasu Marcado:

https://i0.wp.com/farm4.static.flickr.com/3022/3031188097_2fa2a28772.jpg

Excedente de energia

O consumo recorde de energia na indústria, registrado em julho, que superou em 13,7% o consumido do mesmo período do ano passado, e a alta do consumo médio residencial, de 4,2% – a maior desde 2001 – não representam ameaças ao abastecimento, pois o sistema está trabalhando com folga e sem gargalos ao crescimento.

A análise é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que comentou a divulgação da mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, referente ao mês de julho.

“Nós estamos com excedente grande de energia elétrica. Com as obras contratadas até 2014, temos um excedente de 5 mil megawatts (MW) médios, que permite ao Brasil crescer 7% ao ano. A situação está totalmente sob controle e não há nenhum risco de desabastecimento. A energia elétrica não é um gargalo para o Brasil, que pode crescer a altas taxas, sem risco de faltar energia”, afirmou Tolmasquim.

Hidrelétricas para o futuro

Segundo Tolmasquim, a construção de grandes hidrelétricas na Região Amazônica – Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, e Belo Monte, no Rio Xingu – são garantia de abastecimento futuro.

“Essas hidrelétricas estão tendo as obras antecipadas. O início da operação comercial de Santo Antônio será em dezembro de 2011 e Jirau vai ser antecipada em um ano. A tendência é de que Belo Monte adiante também e antecipe a geração”, disse o presidente da EPE.

De acordo com a resenha divulgada hoje, os números relativos a julho deste ano demonstram consumo de 34.382 gigawatts-hora (GWh), alta de 8,4% sobre julho do ano passado. De janeiro a julho, o aumento foi de 9,7% frente a igual período de 2009.

O destaque foi o consumo industrial, que atingiu 15.915 GWh em julho, representando um crescimento de 13,7% sobre o mesmo mês de 2009. O maior consumo em julho havia sido alcançado em 2008, com 15.823 GWh.

O consumo residencial registrou crescimento de 4,2% sobre julho de 2009, atingindo 8.447 GWh, com 57,1 milhões de unidades consumidoras (3,5% superior ao ano passado). O consumo médio mensal, de janeiro a julho, por residência, ficou em 157,2 KWh, o maior desde 2001, que foi de 163 KWh para o mesmo período.

Luz para todos

Para Tolmasquim, a expansão em 2010 não pode ser creditada apenas à comparação sobre o ano anterior, que ainda teve reflexos da crise econômica mundial, mas à aceleração do crescimento econômico do país e ao maior número de brasileiros que passam a fazer parte do sistema, por meio do programa Luz para Todos.

“Os dados mostram que o país está num período de crescimento bastante robusto da indústria e de aumento de renda da população, o que gera aumento do consumo residencial.

O número de ligações também aumentou muito. Havia no país um contingente grande da população que não tinha energia elétrica e o Luz para Todos permitiu ligar essas pessoas à rede, o que significa maior consumo”. Segundo Tolmasquim, desde o início do programa, em 2004, até abril deste ano, foram incorporadas ao sistema 2,4 milhões de famílias, totalizando cerca de 12 milhões de pessoas.

Fonte: Inovação Tec.

Anúncios

6 Respostas to “Brasil tem excedente de energia elétrica, diz presidente da EPE”

  1. Humm sei…e quando chegar o verão e aumentar o consumo e vier apagão dirão que foi a naturesa ou forças ocultas…Veremos se é verdade o excedente quando precisarmos fazer uso deles…So ouço noticias que tudo vai bem e magnificamente administrado,tudo em numeros e onde estão os resultados?

  2. É preciso sermos mais espertos, APAGÃO é fruto de falta de energia, capacidade de geração de energia, gera racionamento. Blackout é uma fala passageira e tópica que qualquer sistema de energia está sujeito, porém, só implica em prejuisos temporários, APAGÃO resulta em impossibilidade de crescimento da economia, quer dizer, erra grave de planejamento impedindo o desenvolvimento do país.

  3. Conta outra, no inicio do verão, aqui na minha cidade teve 4 quedas de energia, quedas essas nacionais e umas regionais, perguntei pra um amigo meu que trabalha na hidrelétrica da cidade na tietê, e a resposta dele foi a que o consumo foi maior que a oferta de energia, pois sempre há turbinas em manutenção…….

    Não sei porque não disseminam as termoelétricas e nucleares logo, seria uma boa.

  4. http://www.youtube.com/watch?v=EfRpyhTnH-Q Eles querem que sejamos sua mais nova Arabia Saudita e para nos convencerem ficão bonzihos e ate dizem vender o que jamais venderião a ninguem e transferirião o que jamais transferirão a ninguem querem a qualquer custo nutri suas chaminés a nossas custa.Não se fala na midia e pensamos que a demora do FX é so politica mas enganam-se.Corre por baixo dos panos uma verdadeira guerra de bastidores entre EUA e Russia para nos transformarem em seus maiores aliados.Todos querem aquele que tem o que precisão.E a França heim?Essa é igual aos demais um pouco pior ainda pois so faz o jogo se nos esfolarem ao maximo.

  5. Galileu :
    Conta outra, no inicio do verão, aqui na minha cidade teve 4 quedas de energia, quedas essas nacionais e umas regionais, perguntei pra um amigo meu que trabalha na hidrelétrica da cidade na tietê, e a resposta dele foi a que o consumo foi maior que a oferta de energia, pois sempre há turbinas em manutenção…….
    Não sei porque não disseminam as termoelétricas e nucleares logo, seria uma boa.

    Você deve estar em outro país, só existiu uma unica queda de energia nacional no último ano, que não foi falta de energia, mas problemas inerentes a um sistema de distirbuição interligado igual ao nosso, hoje o consumo de energia já está maior que no verão, porém, o sistema está com sobras, mas isso não impede blackouts, falhas no sistema de transmissão. Isso nada tem haver com o racionamento que vivemos por 02 anos.

  6. No momento, temos excedente, + como estamos caminhando p sermos a 5 econômia do mundo precisaremos do triplo de energia , ora produzida, e por favor, ñ se esqueçam da infraestrutura do país…Temos de miminizar ou acabar com esses gargalos ; p podermos crescer mt , mt mais. Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: