Articles

Jobim vai à guerra

In Defesa on 27/08/2010 by E.M.Pinto

i138938.jpg

O ministro da Defesa reduz cargos, autonomia e poder político de militares e compra briga com o alto comando.

AVANTE Jobim diante das resistências: “Não tenho problema de enfrentamento”

A o anunciar a nova estrutura das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou guerra à caserna. Além de subordinar ainda mais os militares ao poder civil, o projeto prevê a redução de postos de comando, transfere o controle sobre as compras de materiais das três Forças e alija os militares de todas as decisões políticas.

Se custaram a digerir a criação do próprio Ministério da Defesa há dez anos, os oficiais do Exército, da Aeronáutica e da Marinha agora terão de engolir uma pílula ainda mais amarga. Na opinião de generais ouvidos por ISTOÉ, o abalo maior atingirá o Exército. Um deles, com posto de chefia no comando do Exército, afirma que as mudanças impostas por Jobim serão funestas para os quartéis. “O foco dessa reorganização é a retirada de poder das Forças Armadas. Militar vai virar enfeite”, revolta-se.

i138939.jpg

SEM FORÇA
Saito, Peri e o almirante Julio Soares não puderam reagir às mudanças

Uma das medidas que tiram o sono dos militares é a criação da Secretaria de Compras do Ministério da Defesa, que vai acabar de vez com a independência das três Forças de adquirir seus respectivos materiais. O principal argumento de Jobim é que a unificação permitirá ganho de escala.

Mas, para os generais, cada Força tem suas necessidades específicas. Outro projeto que assusta os quartéis é a fusão dos comandos do Exército com os distritos da Marinha e os comandos da Aeronáutica. A fusão das três Forças em “Estados-Maiores Regionais” é encarada como uma pulverização do poder militar, que terá como resultado a redução de cargos de chefia.

A cúpula teme o aparelhamento das Forças Armadas por civis e sindicalistas, como ocorreu em diversas estatais e autarquias controladas pelo PT e o PMDB. No pacote de medidas que o ministro enviará nas próximas semanas ao Congresso estão o projeto de lei para a transferência da sede da Escola Superior de Guerra do Rio para Brasília e outro para a criação de cargos de direção e assessoramento superior na ESG. Trata-se de cargos passíveis de indicação política. Para o presidente do Clube Militar, o general da reserva Gilberto de Figueiredo, certos setores exercem função de Estado. “Estão politizando o que não deve ser politizado. A Receita Federal, por exemplo, funcionava bem”, compara.

Na Aeronáutica, a preocupação é com a ideia de Jobim de transformar o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em órgão civil. Estima-se na Aeronáutica que toda a estrutura de prevenção e investigação de acidentes no País comporte 250 cargos, grande parte DAS 8 e 9, ou seja, os maiores salários, e outros 60 de segundo escalão. Em maio, Jobim disse ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que a nova política segue orientação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O brigadeiro argumentou que o Cenipa é 100% militar e que não há mão de obra civil para assumir as atividades de investigação de acidentes aéreos. “Será uma transição traumática”, disse Saito. E desabafou com auxiliares: “A batalha está perdida.”

Para os militares, Jobim é pródigo em ideias, mas não resolve o problema crônico das Forças Armadas de falta de recursos. “O orçamento é pequeno e temos 30% contingenciados”, disse à ISTOÉ o comandante do Exército, Enzo Peri. Segundo um general-de-brigada, o Exército não será contemplado com nenhum dos grandes projetos a serem assinados no dia 7 de setembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu colega francês Nicolas Sarkozy. Enquanto a Aeronáutica se prepara para ganhar novos caças e a Marinha, modernos submarinos, o Exército deve se contentar com alguns helicópteros. “Os projetos da Aeronáutica e da Marinha já estavam em andamento há muito tempo”, justifica o general Peri, para apaziguar os seus comandados. Ele ressalta também que há em andamento um projeto de novos blindados.

i138940.jpg

O ministro já pôs gente de sua total confiança na direção da Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero e nos principais escalões do ministério. E certamente fará o mesmo ao preencher os cargos na nova estrutura das Forças Armadas. Jobim garante que está preparado para a batalha interna.

“Os generais reclamam que queremos reduzir suas autonomias. Isso é verdadeiro, nas atividades que não são exclusivas de militares”, avisou, quando começava a desenhar as novas medidas. “Não tenho problema de enfrentamento”, banca o ministro.

Colaborou Claudio Dantas Sequeira

Fonte: Isto é

Anúncios

60 Respostas to “Jobim vai à guerra”

  1. É uma “reestruração” bem conveniente afinal irá permitir a escandalosa compra do Rafale a preços abusivos em relação ao real potencial da plataforma.

  2. Tenho certesa que o Lula fez o mesmo que D.Pedro II quando deu poder a princesa Isabel,saiu de fininho para ela proclamar o fim da escravidão.E ele perdeu a coroa por isso.Não vejo com bons olhos militares submissos ao poder publico.O que politicos entendem de extrategia militar?Nada!E isso so ira aprofundar mais animosidades.Sei que ouvirei uma enxorrada de teorias justificativas.Quando tivermos de lutar por nossa soberania enviemos politicos,politiqueiros e palanqueiros para lutarem por nós.Se politicos não se entendem em politica agora vão se entender em extrategia?Sempre afirmei que o MD deveria ser um militar.Sabe o equilibrista fazer magica ou engolir espadas?

  3. Escandalosa compra do Rafale???rsss
    Escandaloso é a FAB querer o reprise da novela “Gripen AMX NG”.

  4. Narco-trafico e guerrilha urbana crescente que delegam ao estado o combate e o estado principalmente o meu RJ orgulhoso em pedir ajuda Federal e estariamos ainda pior se não tivessemos o CORE e o BOPE.Medidas para porem os Militares nas redeas preparando o terreno pra Titia Dilma julga-los e condena-los para o deleite dos antigos bandidos.Intenção de privatizar setores 4extrategicos e delicados.Podem quebrar a cara e não reclamem.So tenho a dizer o seguinte:Cobiçadores externos estão adorando tudo isso e esperam que venhamos a nos desentender para endoçarem ainda mais seus gananciosos argumentos para nos morderem.Eu saio de minha casa pra lutar pela liberdade e integridade do Brasil e jamais lutaria por facções,ideologias ou bandidos travestidos de lideres.

  5. O general da reserva Gilberto de Figueiredo, certos setores exercem função de Estado. “Estão politizando o que não deve ser politizado. A Receita Federal, por exemplo, funcionava bem”.

    Essa eu sempre disse há anos para os meus colegas, a única coisa que funciona mesmo neste país é a Receita Federal, acham porque ela funciona tão bem assim?
    E tem gente que acredita que as coisas melhoraram, gente mesmo que está dentro de setores governamentais concursados, já perceberam que a politização de vários apadrinhados de partidos políticos, que estão tominando o Estado, sem merito nenhum. Um cara, que é um torneiro mecânico, colocam para sentar na janelinha do avião, e os outros metralhas comandam o país. Aí pedem para assinar aqui e acola, e depois diz que não leu, porque tem uma ministra que era encarregada de verificar isso pra ele, que foi colocado por engano ou foi um momento inaprópriado. Tem que derrubar está republiqueta.

  6. deve ser horrível um país ter uma boa logística e redução de gastos com escalas…
    também é algo insustentável e inadmissível fazer as 3 forças trabalharem em conjunto, como isto pode acontecer?
    terrível terrível
    reaparelhar as forças, comprar novos equipamentos é algo que jamais pode ser feito… e se os “fuzis” forem iguais para as 3 forças não pode usar, como vou usar uma “roupa” igual a dos outros…
    Bah que materiasinha sem fundamente, capaz que é eleitoreira, capaz…

  7. hms_tireles vc não sabe o que diz,não tem nada haver com rafale,ou o exercito vai comprar rafale tb ?.
    Tem haver com alguns absurdos cometidos nas três forças,ao exagero de privilegios cometidos,ao ponto de comer a maior parte do orçamento das forças.
    Um dos pontos que está gerando conflito é com o EB,a transferencia do comando que fica centralizado no RJ mais especificamente no Palácio Duque de Caxias,para Brasilia.
    Esse é um dos inumeros pontos de conflito,agora te pergunto o que tem haver o Rafale com o Comando do Exercito….rsrs.

  8. Esse é um tema da mais alta importância, diria até que muito emblemático na consolidação do sistema democrático de governo e do Estado republicano. Fala-se muito em reaparelhamento das forças com vistas a dotá-las de efetiva capacidade para a defesa de nossa soberania e dos seus interesses estratégicos como país. Contudo, ao meu muitos enetdem isso varejo, e, estreitos ou não, esquecem se de focar no aspecto estruturante que tal empreitada exije. Existem muitos entraves institucionais, culturais e burocráticos de toda a ordem que necessiatam ser atualizadas em termos doutrinários, técnicos e, diria também, pode-se falar até em termos éticos e morais. As necessidades do país em termos de defesa e preparo das suas força estão a exigir desde há muito esta atualização. O poder civil deve ser ampliado na definição dos objetivos e função das forças armadas mas de forma a atingir um processo unitário de identidade com o país. Entendo que é exatamente isso que está ocorrendo muito embora mentes pouco sadias vejam o contrário.

  9. 1maluquinho :Tenho certesa que o Lula fez o mesmo que D.Pedro II quando deu poder a princesa Isabel,saiu de fininho para ela proclamar o fim da escravidão.E ele perdeu a coroa por isso.Não vejo com bons olhos militares submissos ao poder publico.O que politicos entendem de extrategia militar?Nada!E isso so ira aprofundar mais animosidades.Sei que ouvirei uma enxorrada de teorias justificativas.Quando tivermos de lutar por nossa soberania enviemos politicos,politiqueiros e palanqueiros para lutarem por nós.Se politicos não se entendem em politica agora vão se entender em extrategia?Sempre afirmei que o MD deveria ser um militar.Sabe o equilibrista fazer magica ou engolir espadas?

    ## se os civis entenderem de estratégia como vc entende de portguês, estaremos de fato em perigo!

  10. Só uns esclarecimentos:

    Não existe DAS 8 e 9! Os DAS vão de 1 a 6 e existem os Cargos de Natureza Especial (NE), que são dos ministros e alguns outros com o mesmo Status.

    O Colega “1maluquinho” está certo quando fala que os políticos não entendem de estratégia militar. E tem que ser assim mesmo! O ministro tem que ser o interlocutor político da Estrutura de Defesa, operação de guerra é com os militares (estudam mais de 30 anos pra isso). O ministro não tem nem que saber atirar ou marchar. Mas tem que ter habilidade para lidar com o Congresso e outros órgãos do Executivo. Se o MD tivesse que ser obrigatoriamente um militar, proponho o Pitangy pra Ministro da Saúde, Nelson Piquet para Transportes, Pelé para Esporte, Fernanda Montenegro para Cultura, Silvio Santos para Comunicações e Antonio Ermirio de Moraes pra Fazenda.

  11. kkkk sim eles etedem entendem de tudo como aquele que aponta os defitos dos outros e pensa saber soluciona-los mas é incapaz de solucionar os seus proprios.

  12. Kojak:

    Quando você crescer, tiver um pouco mais de discernimento ou quem sabe estudar um pouquinho mais da história da indústria aerospacial brasileira, a gente pode discutir acerca do AMX, certo? até lá, é de bom alvitre você não tentar falar muito sobre o assunto pois corre o risco de cometer equívocos crassos.

  13. As três forças estão reclamando por que estão sendo forçadas a trabalharem juntas? Algo está errado.

  14. A aquisição de veículos blindados a que o Sr. Comandante do Exército está se referindo é sobre o projeto ASTROS 2020 que até agora está parado nas mãos do Governo.
    O projeto é muito interessante, as viaturas são muito diferentes das atuais viaturas que o Exército Brasileiro possui, mas, depende de várias aprovações. Enquanto isso, na AVIBRAS INDÚSTRIA AEROESPACIAL S.A, principal Indústria de Material de Defesa do País, com clientes internacionais, as demissões divulgadas previamente no Jornal Estado de São Paulo do Dia 4 de agosto de 2010, cerca de 600 funcionários diretos e 1800 indiretos, pelo Jornalista Sr. Roberto Godoy, já começam a acontecer.
    A soberania do País e o mantenimento de uma Indústria como a AVIBRAS depende de atitudes no AGORA….. caso contrario, podemos esquecer nossos projetos e entregar o Comando a qaulquer situação.

  15. Kojak 27/08/2010 às 15:43 | #3 Citar Escandalosa compra do Rafale???rsss
    Escandaloso é a FAB querer o reprise da novela “Gripen AMX NG”.
    SEMPRE QUERENDO JAKA….KKKKKK,,,,,FRANCES…..KKKK

  16. hms_tireless 27/08/2010 às 18:23 | #12 Citar Kojak:

    Quando você crescer, tiver um pouco mais de discernimento ou quem sabe estudar um pouquinho mais da história da indústria aerospacial brasileira, a gente pode discutir acerca do AMX, certo? até lá, é de bom alvitre você não tentar falar muito sobre o assunto pois corre o risco de cometer equívocos crassos.
    CARA ESSA FOI DE LASCAR COM O FRANCES..KKKKK…KKK,JAKA…KOJAK,,JAKA…..

  17. O problema não é o simples fato de reestruturar. O problema é como se fazem as leis no Brasil. Você acorda hoje com um sistema amanã com outro. Faltou um estudo mais aprofundado. No final esquecem-se os políticos e os Generais de obterem apoio daqueles que realmente podem forçar uma posição das autoridades que são o Corpo de Praças de suas Forças. São eles que terão que ir para o front quando o caldo engrossar. Alguns absurdos existem como o fato de algumas forças terem até 4 Direitorias para tratar de Pessoal, todas comandandas por Generais. Muito ainda acontecerá num Brasil e num Mundo em transição e quem não adotar a política do Lula (obter apoio do proletariado) está fadado ao insucesso. Ou seja, os generais que quiserem força uma posição mais rígida, deverá mostrar para os políticos que seu braço armado (as Praças = o proletariado da FFAA) estão alinhados com seus chefes.

  18. Porteiro :Só uns esclarecimentos:
    Não existe DAS 8 e 9! Os DAS vão de 1 a 6 e existem os Cargos de Natureza Especial (NE), que são dos ministros e alguns outros com o mesmo Status.
    O Colega “1maluquinho” está certo quando fala que os políticos não entendem de estratégia militar. E tem que ser assim mesmo! O ministro tem que ser o interlocutor político da Estrutura de Defesa, operação de guerra é com os militares (estudam mais de 30 anos pra isso). O ministro não tem nem que saber atirar ou marchar. Mas tem que ter habilidade para lidar com o Congresso e outros órgãos do Executivo. Se o MD tivesse que ser obrigatoriamente um militar, proponho o Pitangy pra Ministro da Saúde, Nelson Piquet para Transportes, Pelé para Esporte, Fernanda Montenegro para Cultura, Silvio Santos para Comunicações e Antonio Ermirio de Moraes pra Fazenda.

    muito boa a observação. Além do mas, não estão tirando o poder militar dos militares, e sim o poder político. Coroborando, a união das forças não enfraquece ninguem, e sim fortalece e agiliza as decisões. Reclamam que com esta união vão perder a liberdade de compra, mas na verdade vai facilitar o investimento no mais util, pois nos momentos de aperto podera se investir, num determinado negócio de extrema importância, o valor conjunto dos valores destinados as 3 forças.

  19. Olha o que já está começando a acontecer no Vale do Paraíba.

    Notícia do dia 26/08/2010.

    SindmetalSJC
    Sindicato dos Metalúrgicos quer discutir com Lula a estabilidade de emprego na Avibras

    ——————————————————————————–

    Entidade cobra posição do governo sobre programa Astros 2020

    O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP Conlutas – Central Sindical e Popular, quer garantir, junto à Presidência da República, a estabilidade de emprego para os trabalhadores da Avibras e discutir sobre a necessidade de estatização da empresa, considerada estratégica para a soberania do país.

    O presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo, enviou uma carta nesta quarta-feira, dia 25, ao presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, pedindo uma audiência para esclarecimentos sobre a situação do programa Astros 2020, que seria desenvolvido por meio de uma parceria entre a Avibras e o Comando do Exército Brasileiro. Na semana passada, um fax já havia sido enviado ao assessor da Presidência da República, mas ainda não houve resposta.

    O objetivo é obter informações sobre a real situação da empresa e do futuro do programa Astros 2020, conjunto de lançador de foguetes de artilharia de saturação. Este projeto é vital para a manutenção dos empregos na Avibras, que hoje conta com 1.100 funcionários.

    Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo (edição de 4 de agosto de 2010), do andamento deste programa depende a manutenção de 600 empregos diretos e até 1.800 na rede de fornecedores. A Avibras precisa da sanção do presidente da República para a liberação de verbas ao Astros 2020.

    “Os trabalhadores estão apreensivos com a situação. Por isso, exigimos que o governo Lula dê explicações sobre o projeto e garanta os empregos dos trabalhadores, bem como avance numa discussão estratégica de estatização da empresa”, afirma o presidente do Sindicato Vivaldo Moreira Araújo.

  20. Carlesso “ak47_br” :

    Porteiro :Só uns esclarecimentos:
    Não existe DAS 8 e 9! Os DAS vão de 1 a 6 e existem os Cargos de Natureza Especial (NE), que são dos ministros e alguns outros com o mesmo Status.
    O Colega “1maluquinho” está certo quando fala que os políticos não entendem de estratégia militar. E tem que ser assim mesmo! O ministro tem que ser o interlocutor político da Estrutura de Defesa, operação de guerra é com os militares (estudam mais de 30 anos pra isso). O ministro não tem nem que saber atirar ou marchar. Mas tem que ter habilidade para lidar com o Congresso e outros órgãos do Executivo. Se o MD tivesse que ser obrigatoriamente um militar, proponho o Pitangy pra Ministro da Saúde, Nelson Piquet para Transportes, Pelé para Esporte, Fernanda Montenegro para Cultura, Silvio Santos para Comunicações e Antonio Ermirio de Moraes pra Fazenda.

    muito boa a observação. Além do mas, não estão tirando o poder militar dos militares, e sim o poder político. Coroborando, a união das forças não enfraquece ninguem, e sim fortalece e agiliza as decisões. Reclamam que com esta união vão perder a liberdade de compra, mas na verdade vai facilitar o investimento no mais util, pois nos momentos de aperto podera se investir, num determinado negócio de extrema importância, o valor conjunto dos valores destinados as 3 forças.

    E quuem escolhera o armamento a ser usado heim o atirador ou o dono do stand???Ja que no caso dos caças quem vai escolher não é o motorista mas o carona que aprecia a viajem…EEEEEEEEEE Patria de notaveis Antas kkkkkkkkkkkkkk

  21. Jobim tira esse uniforme e põe um terno se quiser faremos vaquinha pra te comprar um se sente né falastrão o sumo do bagaço do limão kkk

  22. Tem pessoal ai com saudade das épocas “áureas” dos “governos militares”. As forças armadas tem grande admiração e respeito por todos os Brasileiro, inclusive por mim, pelo trabalho arduo com poucos recursos. Mas o novo plano, como disse alguns comentaristas não afeta em nada os militares a não ser aqueles que estão com medo de perder a mamata. “Reduzir cargos de chefia e promoções” é um absurdo agora? Por outro lado vão haver ganhos de operacionalidade e maior comunicação entre as forças armadas. O que a população escolheria? Centralizar as compras militares é ruim?! Alem dos ganhos econômicos por aquisição em escala, isso tambem facilitará a decisão política e estratégica na compra de novos vetores, assim como maior padronização e conseqüentemente menores custos de operação, sem contar que ajuda e muito a impulsionar a indústria nacional, centralizando novos planos para o desenvolvimento de novos armamentos. A cultura militar no Brasil tem que mudar. Militar não tem que ter poder político, ele serve a Nação, independentemente quem estiver no governo (direita, esquerda, centro, etc…), não é poder moderador! Sem contar que, se não estou enganado, o atual governo de “esquerda” investiu mais no reaparelhamento das forças armadas do que o anterior. Apesar de continuar baixo, é melhor… Outros países, com Forças Armadas muito mais poderosas que a nossa, tem civis no controle do ministério da defesa. Nesses países, como os EUA, inúmeras carreiras ligadas ao setor militar mas de exercício civil existem, gerando empregos e produção acadêmica relacionada ao setor de Defesa muito maior do que o nosso país.

  23. Raphael Tiuba :
    O general da reserva Gilberto de Figueiredo, certos setores exercem função de Estado. “Estão politizando o que não deve ser politizado. A Receita Federal, por exemplo, funcionava bem”.
    Essa eu sempre disse há anos para os meus colegas, a única coisa que funciona mesmo neste país é a Receita Federal, acham porque ela funciona tão bem assim?
    E tem gente que acredita que as coisas melhoraram, gente mesmo que está dentro de setores governamentais concursados, já perceberam que a politização de vários apadrinhados de partidos políticos, que estão tominando o Estado, sem merito nenhum. Um cara, que é um torneiro mecânico, colocam para sentar na janelinha do avião, e os outros metralhas comandam o país. Aí pedem para assinar aqui e acola, e depois diz que não leu, porque tem uma ministra que era encarregada de verificar isso pra ele, que foi colocado por engano ou foi um momento inaprópriado. Tem que derrubar está republiqueta.

    Quanta besteira junta! Essa reporcagem fala um bando de mentiras, tudo isso é um avanço tremendo, e as FA´s participaram e estão a favor de tudo. Quanto a Receita Federal o que existe é uma máfia vendendo dados, a grande maioria dos escândalos publicos envolvem funcionários de carreiras concursados, infelizmente, como as inúmeras investigações da PF já provaram, a quantidade de funcionarios concursados é enorme. Que ISTO É faça reporcagens desse tipo ótimo, agora, que o seite DEFESANET rebate esse tipo de lixo ideológico é lamentável.

  24. Olha o que já está começando a acontecer no Vale do Paraíba.

    Notícia do dia 26/08/2010.

    SindmetalSJC
    Sindicato dos Metalúrgicos quer discutir com Lula a estabilidade de emprego na Avibras

    ——————————————————————————–

    Entidade cobra posição do governo sobre programa Astros 2020

    O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à CSP Conlutas – Central Sindical e Popular, quer garantir, junto à Presidência da República, a estabilidade de emprego para os trabalhadores da Avibras e discutir sobre a necessidade de estatização da empresa, considerada estratégica para a soberania do país.

    O presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo, enviou uma carta nesta quarta-feira, dia 25, ao presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, pedindo uma audiência para esclarecimentos sobre a situação do programa Astros 2020, que seria desenvolvido por meio de uma parceria entre a Avibras e o Comando do Exército Brasileiro. Na semana passada, um fax já havia sido enviado ao assessor da Presidência da República, mas ainda não houve resposta.

    O objetivo é obter informações sobre a real situação da empresa e do futuro do programa Astros 2020, conjunto de lançador de foguetes de artilharia de saturação. Este projeto é vital para a manutenção dos empregos na Avibras, que hoje conta com 1.100 funcionários.

    Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo (edição de 4 de agosto de 2010), do andamento deste programa depende a manutenção de 600 empregos diretos e até 1.800 na rede de fornecedores. A Avibras precisa da sanção do presidente da República para a liberação de verbas ao Astros 2020.

    “Os trabalhadores estão apreensivos com a situação. Por isso, exigimos que o governo Lula dê explicações sobre o projeto e garanta os empregos dos trabalhadores, bem como avance numa discussão estratégica de estatização da empresa”, afirma o presidente do Sindicato Vivaldo Moreira Araújo.

  25. Que helicópteros o exército ganhou????????

  26. “Em maio, Jobim disse ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que a nova política segue orientação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.” Isto pra mim já diz tudo.

  27. Wind of change? maby… seria cedo demais? talvez não… pode piorar? acho que não! nossas FAs, infelizmente, estão totalmente defasadas em tudo, inclusive profissional e de comando… doutrina… e por aí vai…. quem sabe as coisas mudam!

    REDUÇÃO DO EFETIVO DA FAB JÁ! E MARINHA TAMBÉM!

    Na FAB tem mais de 80mil, para suportar uma estrutura arcaica e ineficaz! uma verdadeira “reunião” de pessoas de bem, sob um sistema quase inútil!

    Sds!

  28. Daniel.

    Os helicópteros que está em discussão é sobre o projeto Projeto H-XBR.

    “Publicado no Boletim do Exército nº 33, de 20 de agosto de 2010”

    Segue abaixo transcrição:

    “ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

    PORTARIA Nº 109-EME, DE 11 DE AGOSTO DE 2010.

    Aprova o Plano do Projeto de Desenvolvimento e Produção do Helicóptero de Médio Porte de Emprego Geral (Projeto H-XBR), no âmbito do Exército Brasileiro.

    O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 5º, inciso VIII, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de junho de 2010, e o art. 100, inciso XI e o art. 117 das Instruções Gerais para a Correspondência, as Publicações e os Atos Administrativos no âmbito do Exército (IG 10-42), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 041, de 18 de fevereiro de 2002, resolve:

    Art. 1º Aprovar o Plano do Projeto de Desenvolvimento e Produção do Helicóptero de Médio Porte de Emprego Geral (Projeto H-XBR), no âmbito do Exército Brasileiro.

    Art. 2º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.”

  29. “Um cara, que é um torneiro mecânico, colocam para sentar na janelinha do avião, e os outros metralhas comandam o país.”
    Parece que o país não pensa igual: o torneiro tem 80% de apoio, só 4% contra.
    e a guerrilheira está em 49% contra 29% do Serra.

  30. Desculpem, hoje estou inspirado.
    Todo aparato militar deve estar nas mãos de civis. Eles nos representam e todo poder que posuem ou utilização, tem como origem, a nossa vontade.
    Os políticos que elegemos, deveriam que pensar do mesmo modo que você, pobre eleitor.
    Então, só por isso, méritos ao Jobim.
    E para os que são contra, pergunto: quem seríamos nós, cada um vendo as coisas à sua maneira, sem alguém que mostre os parâmetros e objetivo que devemos que atingir?
    Mesmo não gostando, ou estranhando, em princípio, parabéns Jobim.
    Torço para que tudo seja o melhor.
    Abraços.

  31. Esses políticos que vão brincando com fogo pra ver a merda que vai dar.

  32. Não tenho nada contra as mudanças e penso que tambem deviamos fazer profundas mudanças na area politica,no poder civil ou acham que tudo esta maravilhoso e que previlegios são so de militares?Mas quanto a escolha de armamentos que sabem mais o almofadinha palanqueiro ou o milico?Quem usa a arma o encantador de multidões ou o soldado?Eita quanta fartura de Antas juntas assim nem precisa preservar e a fauna Nacional agradece.

  33. Importante uma reestruturaçao. Complicada e danosa ao pais é o loteamento de cargos com a petralada e politicos ficha suja, vide casos dos famosos mensalões, Correios, BB, Caixa, etc, etc.

  34. A maioria deles são fichas sujas inclusive os dois mais cotados a presidencia.Qual bandido escolher heim?Qual quadrilha seria menos danosa a sociedade Brasileira e ao Brasil?

  35. Afonso :
    Desculpem, hoje estou inspirado.
    Todo aparato militar deve estar nas mãos de civis. Eles nos representam e todo poder que posuem ou utilização, tem como origem, a nossa vontade.
    Os políticos que elegemos, deveriam que pensar do mesmo modo que você, pobre eleitor.
    Então, só por isso, méritos ao Jobim.
    E para os que são contra, pergunto: quem seríamos nós, cada um vendo as coisas à sua maneira, sem alguém que mostre os parâmetros e objetivo que devemos que atingir?
    Mesmo não gostando, ou estranhando, em princípio, parabéns Jobim.
    Torço para que tudo seja o melhor.
    Abraços.

    E quando entrarmos em guerras mande-os ja que sentem-se Generais.

  36. Milton Bras Cabral :“Um cara, que é um torneiro mecânico, colocam para sentar na janelinha do avião, e os outros metralhas comandam o país.”Parece que o país não pensa igual: o torneiro tem 80% de apoio, só 4% contra.e a guerrilheira está em 49% contra 29% do Serra.

    Se você quiser eu mudo à profissão dele, se lhe agradar eu posso chamar de “vendedor de pessoas”.

    Não há diferença se quisessem colocar um poste de rua na cadeira da presidência, isso não seria o mínimo de estranho, como já conversava com o meu professor de história no ensino médio, e que ótimo professor ele era, além de história dava aula de filosofia numa mesma aula. E você pode me colocar neste quatro porcento.
    Foi na matéria sobre á reativação dos navios petroleiros, que tinha a frase que JK disse:” Se estiver fazendo algo e ninguém reclamar, mude, porque não está fazendo nada. Não se preocupe em ser unanimidade’”,
    Que à taxa 21% de analfabetos, 38% analfabetos funcionais, é muita população, não é difícil manipular esta massa de analfabetos e os milhares de cargos criados na máquina pública e os engodos da propaganda. Que engole fácil qualquer propaganda na televisão lhe pergunto eles tem o hábito de ler? Pra tanto a esquerda quando a direita, elas manípulam da mesma forma,só diferem das caras.
    Se vai ser careca, se vai ser barbudo, se vai ser de saía, que todos eles não está nem aí, porque um deixou de ser operário para ser vendedor de pessoas, e assim vai ser por muito tempo. E estes que se dissem que lutaram por democrácia não tem que ficar choramingando, por indenização, pois a vida que escolheram, já que queriam lutar, assume às consequência pela decisão e pelo ponto de vista que assumiram, não vem dizer que foi vitíma.

  37. 1maluquinho :
    A maioria deles são fichas sujas inclusive os dois mais cotados a presidencia.Qual bandido escolher heim?Qual quadrilha seria menos danosa a sociedade Brasileira e ao Brasil?

    Ele comprou uma briga, + miltare obedecem e ponto final, se for p o bem estar do país.E q ñ sejam os lesa- pátrias q assainaram o TNP e o tratatado de contenção de misseis Balisticos ;pf, Sds.

  38. Um dia a nação brasileira amargará por ter levado a falência os orgão públicos e principalmente as FFAA!

  39. O militar é um servidor público como qualquer outro e deve se submeter ao poder da sociedade expresso nas urnas..Chega de sermos uma republiqueta…

  40. Além disso a reportagem é mentirosa quando afirma, ou insinua a redução de verbas no orçamento das Forças Armadas. O que houve o contrário. Os investimentos aumentaram, isso sim…

  41. O engraçado é que nos EUA a maior potência militar do mundo, se um general dá um palpite sobre a política de defesa é demitido na hora e ainda tem que ir a público pedir desculpas…

  42. André Oliveira :
    O engraçado é que nos EUA a maior potência militar do mundo, se um general dá um palpite sobre a política de defesa é demitido na hora e ainda tem que ir a público pedir desculpas…

    Deve ser por isto que “venceram” no iraque! ne?

    O militar é um servidor publico sim. Mas falta conhecimento da parte civil quanto à esta profissão, que é ímpar. Tem de ser pautada como ultimo recurso pelo bem de um estado, consequentemente as pessoas que nele vivem. Não foi à-toa que as FA’s possuem poder de polícia agora nas fronteiras, SÓ ELAS! estão lá! e desde que o Brasil é Brasil. ( mesmo que esta medida tenha como objetivo a desinformação, ou seja, afim de dizerem “volta à ditadura”, para diminuir mais ainda o poder das FA’s com base em medidas e votos da massa manipulada) A ditadura existe sim, mas veste terno.

  43. Não estou gostando disso… são sintomas de uma doença que o Brasil pensava estar curado ja fazem mais de 20 anos… espero que vocês saibam que doença é essa…

    Dica: Sendo de esquerda ou direita, todo o povo sofre, agoniza e muitas vezes se unem para pedir a liberdade!

    Abram os olhos…!

  44. HR, que doença é esta?

  45. Podem não aceitar, já que este blog pertence à um certo conglomerado, porém quero deixar registrado. Hoje isto é doença, e o que há não é!.. por que? desinformação em massa… iludibriação desde a soja do pãozinho da manhã até o noticiário do fim da noite.
    Tem gente que se sente feliz! liberta! sendo escrava. pesquisem os indices de desenvolvimento em todas as áreas sociais do Brasil durante décadas e verá uma lógica entre duas revoluções instauradas pelo bem do Brasil mas não divulgadas, mas que execraram pessoas com apoio da mídia, sob o que possivelmente aconteceria, e não aconteceu diante de inúmeros golpes instaurados. Olha, a situação politico-economica é outra, chega de revanchismo, é isto que os setores mundiais querem, e é por isto que penso que há um certo controle no que está havendo. Parem de ficarem inertes, pesquisem sobre tudo! É importante ainda mais agora. Que estão tendo dificuldades, perante o levante vigilante da população.

  46. HR :
    Não estou gostando disso… são sintomas de uma doença que o Brasil pensava estar curado ja fazem mais de 20 anos… espero que vocês saibam que doença é essa…
    Dica: Sendo de esquerda ou direita, todo o povo sofre, agoniza e muitas vezes se unem para pedir a liberdade!
    Abram os olhos…!

    Jonnas :
    HR, que doença é esta?

    Golpismo de estado,quartelada,e por aê vai.Sds.

  47. carlos argus :

    HR :
    Não estou gostando disso… são sintomas de uma doença que o Brasil pensava estar curado ja fazem mais de 20 anos… espero que vocês saibam que doença é essa…
    Dica: Sendo de esquerda ou direita, todo o povo sofre, agoniza e muitas vezes se unem para pedir a liberdade!
    Abram os olhos…!

    Jonnas :
    HR, que doença é esta?

    Golpismo de estado,quartelada,e por aê vai.Sds.

    Quartelada? Se não fosse ela.. para instituir uma base! concretar um plano, que de fato em somente décadas! depois do caos fez o Brasil que é hoje? Apesar de tudo…

    Golpe, sempre existiu. Entendam. A mídia que crescemos lendo… vendo, é manipulada desde sua raiz! Pesquisem…

    Não existem demonios.. ou anjos.. e sim a manipulação da informação, e nisto cabe averiguação… pesquisa! e a internet, faca de dois gumes está para isto.

  48. Caro Raphael Tiuba, eu não votei no Lula NUNCA, nem sou de esquerda.
    Mas estou no 80%. Acho este, um governo nacionalista, não muito, mas mais nacionalista que os da oposição.
    Você acha que o 80% é composto de analfabetos?

    “Que engole[m] fácil qualquer propaganda na televisão” kkkk

    Lembre 2006, a televisão estava massivamente contra o Lula, e o cara consiguiu um 60 porcento. Você sigue pensando que esse 80% se guia pela televisão? kkkk.
    É CLARO QUE NÃO. É obvio que o povo não confia mais nos “jornalistas” que aparecem na TV dando palpite, simples atores sem moral, que vendem sua cara por 2 reais.

  49. Milton Brás Cabral :
    Caro Raphael Tiuba, eu não votei no Lula NUNCA, nem sou de esquerda.
    Mas estou no 80%. Acho este, um governo nacionalista, não muito, mas mais nacionalista que os da oposição.
    Você acha que o 80% é composto de analfabetos?
    “Que engole[m] fácil qualquer propaganda na televisão” kkkk
    Lembre 2006, a televisão estava massivamente contra o Lula, e o cara consiguiu um 60 porcento. Você sigue pensando que esse 80% se guia pela televisão? kkkk.
    É CLARO QUE NÃO. É obvio que o povo não confia mais nos “jornalistas” que aparecem na TV dando palpite, simples atores sem moral, que vendem sua cara por 2 reais.

    E não se engane tambem nãomeu amigo porque tambem nao confiamos mais em politicos.Cachorro mordido de cobra toma ate trauma de linguiça.Abraços.

  50. Acho melhor ir com amis cautela, a política hoje pode ser diferente da de amanhã.

  51. Sei que comentários de cunho Político não são bem vindos aqui, mas…..

    Cada Povo tem o governante que merece. Já que os eleitores foram comprados com Bolsas, e nem são Loui Vitton, os governantes vão mesmo se apoderar de tudos que, na visão deles, pode lhes render dinheiro e poder.

    Este Governo atual, etalvez, infelizmente, futuro É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!

  52. Eu não gosto dos políticos, mas não é um problema brasileiro, esse é um problema do que chamamos democracia, como foi bem explicado num post deste blog.
    A democracia tem corrupção, é assim, mas por enquanto não existe outro regime, a gente tem que ir polindo esto que a gente tem.
    Fábio, é normal o eleitor votar pelo seu interesse económico, não é bolsa, estão votando pelo emprego, não é esmola, é carteira assinada. Você mora no Brasil?

  53. Milton acorda.Democracia não existia nem na Grecia antiga e socialismo tambem não.O que temos é Capitalismo onde uma pequena minoria domina e explora se enriquecendo cada vez mais a maioria trabalha pra eles ganhando cada vez menos e se empobrecendo cada vez mais.Ate o Comunismo falido anda hoje travestido de capitalismo.

  54. É provalvemente a AVIBRAS INDÚSTRIA AEROESPACIAL, fabricante dos Sistemas ASTROS II, terá que aguardar mais burocracia para o desenvolvimento do Projeto ASTROS 2020, em princípio o Projeto era em desenvolvimento com o Comando do Exército e agora?

    A Empresa deverá demitir mais funcionários na próxima semana (30/08/2010)e nada está sendo feito quanto a isso, há indícios de que sejam demitidos pelo menos 600 funcionários diretos e 1800 indiretos, isso não é uma brincadeira. Será que no dia 7 de Setembro será divulgado algum acordo ou Plano aprovado pelo Governo Federal quanto a tal situação? O sindicato da categoria está tentando entrar em contato com o Governo mas, sem sucesso….

    Até quando a Indústria de Defesa no Brasil será tratada desta forma? A AVIBRAS possui clientes estrangeiros que investem mais do que o próprio País, o Exército Brasileiro hoje se encontra com uma frota de viaturas ASTROS totalmente arrebentadas e quase sem emprego operacional. Infelizmente essa é nossa realidade de DEFESA.

  55. olha, eu falei “que CHAMAMOS democracia”, fica claro que não tenho que acordar de nada, rsrs.
    Longe de ter que acordar, estou citando um post daqui do blog que explicou bem o negódio da “democracia”.

  56. Voces ainda não virão nada.O Falastrão agora todo poderoso Cacique vai é Americanizar.Quem quer apostar comigo?

  57. Lembram quando eles o chamaram para uma reunião e de la pra ca ele mudou.

  58. Será que após a criação da Secretaria a compra de produtos da Empresa de Defesa brasileira irão aumentar?

    Será que no dia 7 de setembro de 2010 sai o Projeto ASTROS 2020?

    Estamos esperando….

  59. A DEMOCRACIA, na forma como a conhecemos, representa uma evolução histórica da civilização humana na consolidação dos princípios republicanos e transparentes de governos, sociedades e de relações culturais fundadas na liberdade e definida por ela. A humanidade desenvolveu um consenso praticamente universal sobre este sistema por entendê-lo como o mais abrangente e capaz de garantir a vida social, cultural e política das pessoas, assim como suas normas jurídicas constituintes definem direitos e deveres. É um sistema em processo permanente de aperfeiçoamento na medida que novos e crescentes desafios postos pelas sociedades modernas demandam soluções globais coletivas ou individuais. O Brasil, como sociedade política (Estado) e como comunidade social de indivíduos (Nação) se define segundo a concepção democrática. Assim diz, sabiamente, a nossa Constituição:”Título I – Dos Princípios Fundamentais
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel
    dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-
    se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
    I – a soberania;
    II – a cidadania;
    III – a dignidade da pessoa humana;
    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
    V – o pluralismo político.
    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por
    meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta
    Constituição.”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: