Articles

Índia quer cooperação com Brasil na indústria de defesa

In Aviões de Combate, Defesa, Geopolítica, Negócios e serviços on 28/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , , ,

https://i0.wp.com/www.airfln.com.br/admin/upload/FAB6701_16AUG05_1024_1.jpg

O governo da Índia quer ampliar a já existente cooperação bilateral com o Brasil na área de defesa, informa o site do jornal local “The Times of India”. Nesta quarta-feira, 25, uma delegação de brasileiros tem um encontro com autoridades indianas para discutir o assunto.

A proposta é de co-desenvolvimento e co-produção nas áreas de aeronáutica, construção de navios e subsistemas como softwares, aviônica (pesquisa eletrônica a serviço da aviação) e artilharia.


https://i1.wp.com/www.spotter.com.br/esquadroes/guardiao_04.jpg

O “Times of India” mostra-se entusiasmado com a possibilidade de maior cooperação entre os dois países. “A Índia tem adquirido ao longo dos anos aviões do Brasil, país que tem uma indústria de defesa aeronáutica bem desenvolvida”, afirma a reportagem.

O site lembra que a Índia está em processo de compra de três jatos Embraer 145 AEW&C. Em 2003, adquiriu cinco unidades do executivo Embraer 135-BT Legacy.

Fonte: Estadão via Hangar do Vinna

Anúncios

37 Respostas to “Índia quer cooperação com Brasil na indústria de defesa”

  1. Cooperação bilateral Brasil e Índia.

    Este é um relacionamento que merece sérios esforços para crescer e prosperar, não apenas na área militar, mas também energia, comércio e pesquisa científica.

  2. É o que a gente precisa, como venho colocando há um tempo, o jaguar e o Buda são as potências que ficaram fora do ‘clube’, são parceiros naturais.
    Terão entre outras missões históricas a democratização da ONU.
    Unir os países da América Latina, da África e da Ásia para acabar com a ditadura da gangue dos 5.

  3. Falando em jaguar (o nome tupi da onça), a wiki em inglês tinha uma foto de um jaguar indicando que era o ‘national animal’ do Brasil, mas agora entrei e tiraram a foto e o comentário do national emblem, mas no artigo ‘united states’ sigue aparecendo a águia. Olhá só cara, isso é inveja, hehe, se algum leitor é usuário da enWiki seria bom voltar a colocar o jaguar no item “Brasil”. A enWiki tem uma lista de ‘national emblems’ onde sim figuram o jaguar e a arara.
    http://en.wikipedia.org/wiki/National_emblem

  4. Sempre nos procuraram,sempre nos convidaram.Pais gigantesco,de contrastes e diversidades como nós.Economia crescente.Eu gostaria de ver um enganjamento mais profundo entre Brasil,India e Africa do Sul ((( BIS )))

  5. Milton Brás Cabral :
    É o que a gente precisa, como venho colocando há um tempo, o jaguar e o Buda são as potências que ficaram fora do ‘clube’, são parceiros naturais.
    Terão entre outras missões históricas a democratização da ONU.
    Unir os países da América Latina, da África e da Ásia para acabar com a ditadura da gangue dos 5.

    vc se confudiu na india a religião é o hinduismo e não o budismo e o simbolo nacional é o tigre

  6. Uma aliança mt bemvinda,vamos dividir conhecimento na área,eles tem: A nucks, Caças proprio, e um VLS exitoso, vamos ser pragmáticos.Sds.

  7. Vou destacar três pontos nessa matéria:
    1ºFico satisfeito com essa intensidade de acordos do Brasil com outros países, destacando nesses acordos a França com os submarinos, a Itália com os escoltas (como anda essa aquisição de frags, patrulhas oceânicas e navio de apoio Etna?) e agora com a iniciativa indiana em procurar o Brasil para mais uma cooperação estratégica. Estes acontecimentos indicam que o Brasil é um país muito respeitado, o que me deixa muito orgulhoso de ser brasileiro.

    2ºInfelizmente a participação de mulheres em temas dessa importância (acordo militar internacional), não é vista no Plano Brasil e em outros sites do gênero. Estou falando sobre isso pessoal porque se o envolvimento delas na sociedade moderna é rotineiro (e importante), o setor de defesa também carece de sua “presença”, ja que envolve toda a sociedade. Acho tão hipócrita da parte delas estufar os seios se achando melhor que homem em quase tudo e não se envolvem em defesa militar. Pior do que o machismo de alguns participantes -se é que existe- é o desinteresse delas em não participar da defesa de sua própria nação.

    3ºApesar da questão aeronáutica ter dominado a informação do tema, não foi o único. Portanto a foto de dois aviões poderia ser dividida entre um avião e um submarino ou qualquer outro navio de superfície. Foi só uma observação, mas poderia ser mais diversificado.

  8. Sim pessoal é com esses parceiros que o Brasil deve se associar, e não com os Franceses…..

    abraço

  9. Olha Guilherme, se eu quisesse saber qual é o animal da Índia tivesse procurado na lista que EU postei, já pensou? o será que já procurou clicando no link? kkkkkk

    É óbvio que eu falo Buda em tom de brincadeira, mas você está certo, tem só 8 milhões de budistas na Índia, fico sem a brincadeira. Mas os budas originaram-se na Índia, depois essa filosofia se espalhou pela Ásia.

    Índia+Brasil países com presente e com futuro. É nóis!

  10. Taí um parceiro estratégico para o Brasil,sem falarmos da África do Sul.
    A Índia tem uma indústria Química e eletrônica bem desenvolvida,grande parte da aviônica russa tem um dedo indu.
    São competitivos em assunto de engenharia espacial,em fim;o pior que pode acontecer é essa parceria azedar com um dedinho da ave de rapina ou do urso.

  11. Não ao CS e não ao BRIC mas sim ao BIS ( Brasil,India e Africa do Sul )

  12. Quem sabe o Brasil não entra no PAK através dessa cooperação com a Índia, hein? Vamos torcer!

  13. Em um futuro bem próximo esses três países irão convergir naturalmente para uma aliança estratégica.

  14. Minha única preocupação é com o próprio Brasil, ou melhor, nossos governantes. Para pisar na bola, atrasando ou mesmo cancelando projetos em andamento. O caso do AMX é emblemático, lembram do atraso caudaso pelos políticos brasileiros…. E o SubNuc, que era para estar pronto à vários anos. Como disse um tal de CdG: ” O Brasil não é um País sério.”.

    ESTÁ NA HORA DE PROVARMOS O CONTRÁRIO!!!!!!!!

  15. O IBAS ou IBSA http://www.forumibsa.org/

  16. todo mundo quer um pouquinho do nosso dinheirinho…eitaaa!

  17. IBSA é em Inglês – So0uth Africa

  18. Como disse um tal de CdG: ”O Brasil não é um País sério.”.
    Não, não foi o CdG que disse isso, foi tipo um embaixador o alguém assim.

    “O IBAS ou IBSA” se entende que é o mesmo, “The IBAS or the IBSA.”, eu coloquei as duas siglas uma em Pt e a outra em En, acho fui claro.

  19. Agora os supostos ‘gripeiros’ estão com a deprê, nem aparecem pelo blog para falar contra o governo, é claro as pesquisas dão à ex-guerrilheira 56% contra 32 do Serra, já não tem psicólogo que ajude. Por enquanto este governo não parou os projetos. Eu gostaria de um governo que investisse quatro vezes mais, mas quem sabe quanto pode se investir é o Mantega.
    A economia manda, por isso, o número UM é a economia, sem progresso económico não se tem para investir em produção de novos vetores subs etc. A economia leva um país a potência e também o pode rebaixar de “império” tipo os Estados Unidos a país endividado sem dinheiro para manter esses enormes NAes.
    E esse 56% que vota na “escolhida”, está votando com o bolso, pelo emprego, é assim.

  20. Fábio :
    Minha única preocupação é com o próprio Brasil, ou melhor, nossos governantes. Para pisar na bola, atrasando ou mesmo cancelando projetos em andamento. O caso do AMX é emblemático, lembram do atraso caudaso pelos políticos brasileiros…. E o SubNuc, que era para estar pronto à vários anos. Como disse um tal de CdG: ” O Brasil não é um País sério.”.
    ESTÁ NA HORA DE PROVARMOS O CONTRÁRIO!!!!!!!!

    Caro amigo fàbio,o caso dos AMX,que é ainda um protótipo ,tem mais de dois parado no pátio da embraer para ser concluído, os tais protótipos.O problema é que para concluí-lo seria caro e fugiria do preço de mercado na hora de vendê-lo,prova é tanto que nem na Itália,eles foi adiante,uma questão “mercadológica”,más o avião provou que é excelente,nas batalhas do Afeganistão e na Bósnia.
    Daí que alguns na Aeronáutica até na embraer,ficam com medo do do protótipo do avião sueco (projeto FX2,brasileiro),também este protótipo de caça tudo indica que será um excelente avião quando terminar o projeto,o problema é o preço final,produção em grande escala como é o caso dos F 16 e F 18 americanos,faz ele ficar com um preço mais competitivo.

    abraço.

  21. Fábio :
    Minha única preocupação é com o próprio Brasil, ou melhor, nossos governantes. Para pisar na bola, atrasando ou mesmo cancelando projetos em andamento. O caso do AMX é emblemático, lembram do atraso caudaso pelos políticos brasileiros…. E o SubNuc, que era para estar pronto à vários anos. Como disse um tal de CdG: ” O Brasil não é um País sério.”.
    ESTÁ NA HORA DE PROVARMOS O CONTRÁRIO!!!!!!!!

    Sempre achei Deus a perfeição na criação mas ando com duvidas pois colocou no paraiso (BRASIL) o capeta (OS BRASILEIROS).Nosso pproblema é cultural,somos um sub-produto de uma sub-cultura.O que esperar desta Alquimia: Portugues,africano e Indio heim?Brasil a terra maravilhosa,esplendor do planeta,mas habitado por aqueles que na realidade mereciam habitar no Saara.

  22. IBSA pra voces e o mundo e pra mim é BIS porque pra mim o Brasil sempre vem na frente

  23. Maravilhosa alquimia: tupi africa portuga.
    Um cara, antropólogo, dum organismo da ONU entrevistado aqui há uns 4 anos falou que o Brasil era o país mais miscigenado do mundo.
    O que aconteceu no Brasil é único, porque se deu a mistura, aqui o japonês casou com mulher de origem tupi, tenho 2 casos entre meus vizinhos.
    O colonizador/invasor português, veio sem mulher, os anglos madavam casais.

    Não devemos esquecer, o império portuga era já uma nação multirracial, 30% da populção de Portugal era negra no momento da conquista de América, esse é um dato chave que pouca gente conhece. O império anglo foi só uma cópia do império portuga.
    Só na Índia os portugas tinha acho 14 portos. Foram os primeiros a chegar ao Japão e um porto importante dos japas, tem nome de origem portuga. Mumbai na Índia é palavra portuga. Quando veio a corte em 1808, foi para RJ um shock étnico-cultural, já que Rio lotou-se de caras de todas partes do globo.
    O império portuga não é reconhecido em seu multiculturalismo, mas foi essa idiossincrasia, esse temperamento acostumado ao extrangeiro que fez a diferência, os anglo nunca foram nem serão assim. Brasil é herdeiro dessa tradição multiétnica.
    Londres tem caras de muitas raças, mas, se misturam? Se respeitam? O mesmo os EUA.

    O brasileiro está acostumado a tomar café, é claro, os primeiros árabes chegaram com Cabral, e agora são 10 milhões. Em portugal se tolerou aos moros e judeus, mais que nos outros países católicos. Portugal é muito diferente ao resto dos países do continente. Foi um país que sempre olhou com desconfiança para o continente e com esperança para o mar.
    Que seria de nós, sem os árabes, sem os tupis, sem os bandeirantes(90%índios), sem os negros, sem o samba o candomblé e o capúéra, Salvador, sem os japas, sem Vila Liberade.
    Nenhum brasuca abre mão de sua herança multicultural.

  24. Quando falo dos japas, é justamente porque o comportamento deles em outros países, é extremamente endogâmico (casar entre eles) mas no Brasil, ainda que endogâmico, não é tanto assim. Outro exemplo aqui no ABC: a primeira namorada do Lula era japa. kkk

    Os anglos ficaram com as colónias portugas, assim ‘fizeram’ o império, isso também é pouco falado. Ou seja, quem se arriscou, quem se jogou, e passou o Bojador, quem teve que se apresentar no litoral da África Índia China Japão, foi o portuga, o inglês foi DEPOIS, pelos caminhos, e aos portos abertos pelo português.
    Os americanos saben isso, de sua falta de espíritu aventureiro, eles são uma cultura COM MUITO MEDO do extrangeiro. Por isso tanta violência contra países de além mar. Eles têm MUITO MEDO da vingança daqueles que eles invadiram e roubaram.
    Nossa cultura é espiritualmente superior, sem dúvida. Poderia escrever horas. Temos a calma, a paz, daqueles que sabem que fazem o certo.

  25. Milton Brás Cabral :Como disse um tal de CdG: ”O Brasil não é um País sério.”.Não, não foi o CdG que disse isso, foi tipo um embaixador o alguém assim.
    “O IBAS ou IBSA” se entende que é o mesmo, “The IBAS or the IBSA.”, eu coloquei as duas siglas uma em Pt e a outra em En, acho fui claro.

    Tem razão, foi o Embaixador brasileiro na França que disse isso durante a Guerra da Lagosta, e a frase é erroneamente colocada como sendo do CdG.

    Obrigado pela correção.

  26. É nóis, meirmão! É nóis, que temos passado, presente e futuro!
    Por isso eu defendo uma política respeituosa para os indígenas que ainda existem, deveria se investir muito em conquistar esse povo para a causa nacional, a culpa dessas ongs ter tanto sucesso entre os índios, é nossa.
    Perante a ausência do estado, elas ganharam terreno.
    É simples, não devemos expulsar elas, devemos é, ir nós, eu sei que nós somos mais queridos que todos esses agentes extrangeiros fantasiados de ecologistas.

    Estou convencido que o Brasil voltará ser um império, mas um império de novo tipo, respeituoso dos outros, e nós devemos começar por casa.
    Como ganhamos a confiança dos argentinos, é simples, porque eles nos conheceram, foi assim, quando nos conheceram viram que o Brasil não era seu inimigo, todas as suspeitas contra nós desapareceram.
    Se os peruanos chilenos etc vêem que a gente da pau nos índios, vêem que nos comportamos como americanos, então vão pensar, “estes caras num tempo tão batendo em nós”.
    Acho agora o país tá no caminho certo, o Brasil não almeja conquistar território, é que nem uma religião, o Brasil está conquistando almas no munto todo.
    Como falou o lula na sexta, nas obras acho da nova refinaria AbreuLima, “o Brasil é seu povo, o Brasil não são as riquezas nem seu território, o Brasil é seu povo”.

  27. Milton 30% da população Portuguesa na epoca do descobrimento era negra?Pelo que sei era morena de descendencia Moura,mas se saiu do branco preto é pra vc,tudo bem.Outra coisa errada que aqui afrimamos:”O BRASIL É UM PAIS MULATO”…Negativo, Brasil é um pais moreno,pois todas as demais raças que aqui chegaram se miscigenaram com os morenos,os verdadeiros e puros Brasileiros,os nossos Indios.Sim o Brasil é um dos paises mais miscigenados assim como os Estados Unidos tambem é.

  28. Se mal não lembro, 30% eram escravos, um dado pouco conhecido, os anglos também copiaram dos portugas a escravidão, tempo depois.

    É claro que o Brasil não é um país mulato, será que alguém afirma isso?
    Falando do famoso `melting pot` justamente não dá para falar dos EUA, o Brasil tem 10 vezes ou mais miscigenação. A totalidade do DNA mitocondrial brasileiro na população parda é indígena, isso fala da relação português-índia.

    Não dá para comparar com os EUA, o Brasil tem 10 vezes o mais miscigenação. Parece você está defendendo os americanos rsrs.
    Acho muitos países são mais miscigenados que os EUA, pra começar todos os países espanhois, onde também a colonização foi feita por homens.

    Portugal começou levar escravos da África em >>>1440<<<. Lembremos que a Espanha, não tinha barcos nem navegantes, começou a usar o mar para vir para América. Inglaterra não participava, Holanda sim acompanhou a jogada marítima de longe.

  29. Acho que Brasil e India poderiam juntos pensar em desenvolver um caça treinador moderno para num segundo passo produzir um caça multifuncional, seja ele tripulado ou não.Mas talves os russos não gostem disto.

  30. OH! POVINHO É ESSE QUE O SENHOR DEU AO BRASIL,MEU DEUS!

    É interessante que sempre tem alguém que olha para trás e só ver o “rabo”;devemos olhar para cima e ver o horizonte,onde o sol nasce.Quanto mais alto olharmos, maior será o nosso horizonte a ser conquistado.
    O Brasil está caminhando para o futuro,se será grandioso ou não, cabe a nós Brasileiro e a nossa disposição à luta;pois o que faz a nação grande são os seus cidadãos e não o contrário.
    Se no Brasil tiver pessoas que tem pensamentos bem medíocres,então o Brasil não necessita de inimigo e nem de comprar armas,para que?
    – Se na hora vão ” amarelas”.

  31. La a diversidade d serviços e comercio é maior q aqui.La vc encontra restaurantes e produtos do mundo inteiro e emigrantes tambem do mundo inteiro.Eles usam isso para seduzir povos querem ser um pais Internacional.è ruim de desfende-los se eu pudesse mandava a Casa Branca e o congresso deles pelos ares mas não tenho nada contra o povo deles.Daqui a pouco o Gloogle e a CIA vão achar que sou XIITA e potencial terrorista rsrsrs

  32. Seria interessante uma parceria Brasil-India, aliás poderia ser Brasil-India-Africa do Sul…Mas tem de haver uma mudança na mentalidade tupiniquim, investimentos e garantia de verbas para as FAs poderem investir e manter equipamentos, pessoal e pesquisa.

    Assim sendo, desenvolver projetos em conjunto(TT real) com esses países poderia dar a autonomia necessária ao Brasil em relação às Potências centrais.

    []’s

  33. Nós somos referencia,na Medicina,Area Nuclear,Agricultura,Arquitetura. O Que nos falta e tomarmos consciencia que necessitamos desenvolver o aspecto militar. Nossa Defesa é fragil,não adianta esperar por decisões politicas. Temos investir em psequisas militares,incentivar nossas industrias.

  34. Sim Marcos temos mas dependemos que os quadrilheiros politicos liberem verbas para pesquisas e aquisições.Ate incentivos a industria tambem dependem da boa vontade deles e nós que os colocamos la somos zero a esquerda para eles e so nos ouvem quando saimos para brigar com eles e mesmo assim tem de ser uma mobilização Nacional senão la de dentro de seus palacios não houvem o eco das ruas.

  35. Milton Brás Cabral:

    Acho agora o país tá no caminho certo, o Brasil não almeja conquistar território, é que nem uma religião, o Brasil está conquistando almas no munto todo.
    Como falou o lula na sexta, nas obras acho da nova refinaria AbreuLima:

    “o Brasil é seu povo, o Brasil não são as riquezas nem seu território, o Brasil é seu povo”
    .
    Lucena:

    “Quanto mais alto olharmos, maior será o nosso horizonte a ser conquistado.
    O Brasil está caminhando para o futuro,se será grandioso ou não, cabe a nós Brasileiro e a nossa disposição à luta;pois o que faz a nação grande são os seus cidadãos e não o contrário.”
    ………………

    Vocês estão inspirados…grandes frases e pensamentos!
    É isto aí , estou de pleno acordo.

  36. A unica coisa que não me agrada muito é a India querer que não vendamos material belico ao Paquistão.Se eles são potenciais inimigos,problema deles.Se querem exclusividade que paguem mais por isso e com certesa terão.Paquistão e India é o mesmo povo que por divergencias religiosas se separaram….ALLAH ou VISNU a nós não faz diferença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: