Articles

Operação “Ninfa XXIII”

In Exercícios Militares, Naval, Patrulheiros on 28/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

Navios da Flotilha de Mato Grosso abarrancados em Porto Murtinho (MS), por ocasião da Operação “Ninfa XXIII”

No período de 09 a 20 de agosto, uma Força-Tarefa do 6° Distrito Naval, composta pelos navios da Flotilha de Mato Grosso, realizou a Operação “Ninfa XXIII”, com a participação dos Navios-Patrulha Fluvial da Armada Paraguaia, “Capitán Cabral” (P-01) e “Itaipu” (P-05).

A Força-Tarefa brasileira foi composta pelos seguintes meios: Monitor “Parnaíba”; Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”; Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi”; Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”;  Navios-Patrulha “Piratini” e “Penedo”; Embarcação de Apoio Fluvial  “Leverger”; duas Embarcações de Desembarque; uma aeronave IH-6B do Esquadrão HU-4; Destacamentos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário; Destacamentos do Batalhão de Comando e Controle; Batalhão de Engenharia; Batalhão de Infantaria; Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais; e uma equipe de Mergulhadores de Combate.

Aeronave IH-6B do Esquadrão HU-4 no convoo do Monitor “Parnaíba”

A Operação simulou uma situação em que os meios navais restabeleceram e mantiveram o controle de uma área ribeirinha, por meio da localização e neutralização de um grupo paramilitar.

Esse exercício, realizado a cada dois anos, sempre com a presença de navios da Armada Paraguaia, visa incrementar a interoperabilidade entre as Marinhas do Brasil e do Paraguai; aplicar procedimentos operativos na condução de operações em ambiente ribeirinho que, devido às suas peculiaridades ambientais, exigem elevado grau de familiarização com a região; e consolidar os laços de amizade que unem as duas Marinhas. Esse ano, a Operação ocorreu no Rio Paraguai, nas proximidades da cidade de Porto Murtinho (MS).

Fonte: Marinha do Brasil

Anúncios

Uma resposta to “Operação “Ninfa XXIII””

  1. Temos de manter esse intercambio com n hermanos e tirar o ranço de imperialistas de plantão, somos tanto qto eles, somos aliados naturais, temos mazelas bem > q as deles e q td ajuda nós as aceitaremos, de n irmãos da AS. Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: