Articles

Guerra de palavras entre Eurofighter Typhoon e Lockheed Martin F-35

In Aviões de Combate, Conflitos, Negócios e serviços on 29/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

Aproveitando a má imprensa do avião Lockheed Martin F-35, a Eurofighter europeia lançou uma campanha que afirma a superioridade do Typhoon sobre o F-35 em combate aéreo apontando para várias simulações que expõe a superioridade do seu aparelho se este for confrontado com um número superior de F-35s.

A campanha do Typhoon é contudo, mais reativa do que agressiva, já que surge apenas depois dos norte-americanos terem alegado que o F-35 usufruía de uma “vantagem de 6 para 1 no combate aéreo contra qualquer caça moderno”. O outro alvo dos europeus é demolir a alegação de que o F-35 seria um “caça de 5a geração” enquanto que o Typhoon seria ainda um aparelho de 4a.

A campanha da Eurofighter não aparece num momento fora de contexto já que vários países estão a reavaliar a modernização das suas forças aéreas devido às crises orçamentais que assolam a maior parte da Europa. Por exemplo, a Itália cancelou 25 Typhoons de Tranche 3B e agora a Eurofigher terá que procurar novos clientes para estes aparelhos ou simplesmente cancelar a sua fabricação.

O principal argumento da Eurofighter é de que o F-35 é uma plataforma adequada para ar-terra, mas que em ar-ar o Typhoon lhe é claramente superior.

O argumento da Lockheed é de que o “dogfight” é obsoleto e que “a manobrabilidade é irrelevante” porque hoje em dia existem mísseis capazes de atingir um adversário após voltas de 180 graus. A resposta da Eurofighter é de que o F-35 não é realmente stealth e que, logo, pode ser detetado e abatido antes de disparar os seus mísseis. Em simulações internas, a Eurofighter conseguiu que 4 Typhoons – guiados por um AWAC – derrotassem 85% das vezes um grupo de 8 F-35s.

À medida que as dificuldades orçamentais no Reino Unido, na Espanha e em Itália começam a levar à reavaliação da compra de novos Typhoon e que a Lockeed Martin aproveita esta reavaliação para propor a preços mais competitivos a sua alternativa estas guerrilhas serão cada vez mais comuns.

Fonte: Flightglobal via Quintus

Anúncios

34 Respostas to “Guerra de palavras entre Eurofighter Typhoon e Lockheed Martin F-35”

  1. Se verdade os EUA tão lascado com o F-35, já que o Eurofighter não é exatamente o melhor de sua geração (lembrando que levou um chocolate do Rafale e aparentemente até do F/A-18E).

  2. O Typhoon é uma bela aeronave, mas querer dizer que é melhor no ar-ar é “forçar a barra”. A única situação que o caça europeu deve ser melhor seria no dogfight, com canhões. No mais a furtividade superior, sensores superiores, e maior consciência situacional do F-35 fazem o trabalho.

    []’s

  3. muito achismo e poucos fatos…

    pessoalmente ainda acredito q o f35 coloca tanto o rafale qto o typhon no bolso

  4. Sem se enfrentarem em combate real vai ficar dificil avaliar…
    Quem tem boca falar o que quer…

  5. Realmente, o caça typhoon não pode ser aparelhar ao F-35B

  6. Israel futuramente, e arabia saudita poderão provar quem estva certo, se os USA deixarem é claro.

  7. na moral eu sempre defendi o F35, mas 6 pra 1, aí os carrapatos da lokheed tão de sacanagem comigo….

  8. O F22 foi um fiasco, agora o F35 , parece mais uma bomba misturado com um abacaxi…para cada hora de voo precisa de mais de 30 horas de manutencao..alem de ser tao caro que os numeros de pedidos foram reduzidos, sem contar com os infindaveis problemas…..
    Acho que o gap de tecnologia entre as forcas americanas e de outros paises esta diminuindo cada vez mais…

  9. O F22 foi um fiasco, agora o F35

    Por serem caros Boston?
    O F35 ainda não não está pronto, o F22 demasiado caro… se fosse para vender para o exterior de certeza teria compradores… chamas isto de fiasco? Eu chamo de luxo ter uma coisa dessas. O melhor que a aviação pode oferecer para quem tem dinheiro…

  10. Galileu não é bem assim,o rafale deu 7 a 3 no Eurofighter Typhoon,num combate simulado,e não em simulações de computadores.
    O que os americanos falaram tem seu fundamento,basta ver a história desse caça,e o motivo da frança ter largado o projeto!

  11. O argumento da Lockheed é de que o “dogfight” é obsoleto e que “a manobrabilidade é irrelevante”

    Mesmo erro infantil que cometeram no Vietnã, achando que não haveria mais combates aéreos aproximados com uso de canhão. Resultado: mais de 900 F-4 derrubados e uma guerra perdida.

    Só pelos argumentos furados da Lockheed dá para ver que o produto realmente não é tudo aquilo que estão propagandeando.

  12. Rafale dando de 7×3 no Eurofighter, massacrando F/A-18E e derrotando o F-22 só no marketing mentiroso da assault, ops, Dassault. Aliás a Dassault não deu nem um pio acerca do Rafale Eater, um veterano F-4F Phantom II alemão que derrotou 05 jacas no exercício frisian flag’08.

  13. Caro Raul,

    Realmente a LM também força a barra quando diz que o dogfight está obsoleto. Mas importante é observar que a distância de engajamento está aumentando, lembram-se dos combates da 1ª guerra mundial? Depois com o aparecimento de misseis a distância aumentou e agora com o aperfeiçoamento dos mesmos com duplos sistemas de guiagem, datalink, alta manobrabilidade(+20/40 G) e capacidade de disparar os misseis fora do campo visual; implica em dizer que: antes de você chegar aos canhões a possibilidades do combate estar resolvido aumentaram muito.

    []’s

  14. É aquela velha história, a propaganda Americana e Européia é pra tupiniquin sonhar em ser grande. Sempre falei que esta gente fala muito e se aproveita de uma maioria de países sub e emergentes para bancar os melhores, depois fica-se sabendo que a coisa não era tão boa assim e que se pode fazer igual ou melhor. Parem de elogiar os deuses que voces não conhecem TUPINIQUINS.
    Vão fazer cursos e desenvolverem voces mesmos as grandes idéias, quem ja passou dos 40 tem mais é que bater papo na internet, quem tem menos de 40 va botar a cachola pra funcionar e parar de ficar babando o que os outros inventam.

  15. hms tireless é quem está dizendo que o rafale deu pau no f-22,quanto ao Typhoon ,li em diversos site americanos na época!

    https://pbrasil.wordpress.com/2009/12/19/rafale-vence-eurofighter-e-bota-em-cheque-a-superioridade-atribuida-ao-f-22-raptor/

  16. Como doi para as Gripetes saberem que o Rafale é mais capaz que o Typhoon… até nisso eles se doem…, mesmo quando alguem compara caças nitidamente de tecnologias parecidas como o Rafale e Typhoon, como se estivessem comparando com o mirrado nórdico, que não existe nem como protótipo… aqui é briga de gente grande poh! é Rafale/Typhoon/SH/SU-30/35 vs F-35… nada de perna curta tunning!

    Eu realmente acho difícil tanto Rafale/Typhoon (mesmo os 2 com meteor) poderem se virar contra o F-35 e a doutrina da USAF… mas quem sabe contra um pais sem todo o aparato americano as coisas não emparelhem… já o SH ficaria, na minha opinião, em pior situação ainda, devido ao seu RCS maior, por elevado arrasto e menor desempenho em manobras, velocidade, ascenção… considero o SH levemente mais ágil que o F-35… não garantindo nem em DF uma supremacia ao LII…
    Quem, ao meu ver, teria maior capacidade de suplantar o F-35, hoje, seria o SU-35BM com radar AESA e Sistema IR de detecção… poucos sabem, na realidade, o desempenho dos últimos caças russos, que certamente são muito bons, mas o “não saber” sobre o inimigo, deixa os USA meio que batido… tenho certeza que os americanos sabem bem mais do Rafale e Typhoon, que propriamente dos SU-30… imaginem o SU-35… eles não sabem quase nada mesmo…
    Galera, fica difícil negar que o F-35 será um caça capaz de suplantar qualquer caça de 4,5geração… principalmente pelas novas armas… se estas não forem suficientes… ele podem abandonar o cenário… é um luxo que os USA, por exemplo, podem ter… deixa que os F-22 e F-15 resolvam a parada… já para os países que vão contar apenas com o Lightinig II … a coisa muda bastante… mas fica, no mínimo, empatada contra um adversário de 4,5geração…

    Sds!

  17. Quem fez o trabalho para os F-4 alemão foi o Sentry e o AMRAM…
    acreditar que no mano a mano, um F-4 teria a mesma chance demonstra apenas paixão ou ódio… nada de razão…

  18. Chamar o F-22 de fiasco…queria eu que a FAB tivesse condições de operar 36 desses “fiascos…” hehehehe

  19. E cadê o “maravilhoso” SPECTRA que deixou que os AMRAAM mandassem a jaca para o saco. Não dizem os alucinados defensores do Rafale que o SPECTRA faz coisas como anular a assinatura radar ou criar múltiplos plots para confundir os mísseis? será que foi o sistema elétrico que deu pau? Quanto a um combate aproximado, caso o Phantom esteja operando a combinação HMD DASH/Python IV/V, existem sim a possibilidade da jaca dançar já que o atual TOPSIGHT não consegue apontar o anêmico MICA.

  20. Outra coisa: não sou apologista do Gripen as apenas defendo que a FAB seja dotada com o caça que escolher e não com uma escolha açodada, feita no calor de um feriado nacional, em nome de uma suposta “parceria estratégica” que na verdade apenas nos submete à uma nação estrangeira. Também defendo um processo de escolha limpo e não um jogo em que os crtérios são modificados ao bel prazer da política para beneficiar o vetor que ficou em último lugar no ranking da FAB. Por fim, por que não respeitar a visão do comandante da FAB, que queria F-16 Block 60 agora e F-35 depois?

  21. Tiriless, jogo é jogo, treino é treino, parãmetros ao limitados, se você avalia o jogador de futebol pela batida de pênalte está procedendo errado.
    Alí todos estão atados as regras do treino, num jogo de verdade é muito difícil de avaliar quem sai ganhando pois as variáveis são livres, pode até fazer gol de bicicleta se quiser e isto vale para todos.
    Acredito que simuladores e treinamentos possam dar noções e delinear doutrinas, mas não podem ser considerados como verdade para nenhum deles…
    sds
    E.M.Pinto

  22. Amigo E.M:

    Concordo com você. Entretanto, o pessoal que faz apologia ao Rafale adora utilizar-se de uma informação falsa, divulgada em obscuro blog francês(Olha aí a suspeição), para propagar que o Rafale é melhor que EF2000, Super Hornet e F-22 e que se perigar derrota até a X-wing de Star Wars.

  23. Tiriless, concordo com você mas o mesmo é praticado por todos.
    Esta estratégia tem um nome, Lobbie, praticado por todos os concorrentes.
    Você fez me lembrar um estudo feito por uma agência americana da qual a S&D publicou nos anos 90, e que previa que em 2010 apenas 1 fabricante europeu iria existir, segundo eles os Russos não conseguiriam vender nenhuma caça ao exterior depois desta data, bem o lobbie vem de todos os lados e de todas as formas.
    esta era para fazer os clientes decidirem negar qualquer coisa que era Russa, o pior é que um monte de gente caiu de patinho no canto da sereia…
    Na índia todos os concorrentes do MMRCA já são campeões pelo menos é o que eles se declaram…
    normal, são empresas que visam negócios, o que temos que estar atentos é em saber separar o que é e o que não é informação plantada.
    abraço
    E.M.Pinto

  24. Algo de interessante, neste post, é o fato de que se o Thyphoon se mostra superior ao F-35, então, o Rafale tão criticado por alguns, será supremo perante ao caça americano, pois, em todos os exercícios havidos, engoliu com folga o caça da Eurofighter…

    A argumentação da Lockheed é canhestra. Afinal, aeronaves de tecnologia “stealth” quando enfrentam outra do mesmo tipo travam combates ao nível visual, proximo. Não é por outro motivo, que os russos se preocuparam com a capacidade de manobra do PAK-FA… Será que a Lockheed prevê apenas oponentes obsoletos para o seu caríssimo F-35?

    Por fim, ficam as perguntaa: que aeronave de ataque é esta, que carrega tão poucas armas em seu compartimento interno? Se for para carregar em pilones, para quê então ser “stealth”?

    Com a resposta, os contribuintes norte-americanos…

  25. O BRASIL precisa de um caça, é q seja o rafales pelo contratos e o vem com o mesmo ; aliás já está passando da hora de darem adecisão no FX 2,pô q gente enrolada.Sds.

  26. Amigo Tireless, para que o Spectra funcione é preciso que o míssil inimigo seja lançado de fato, parâmetro nenhum de treinamento aceitaria uma contramedida para com um exercício… te lembro que o rafale não é stealth…
    vc deveria saber disso…
    Sobre os EAU, as regras foram dispostas, nenhum dos 2 (Rafale e Typhoon) tinham AWACS apoiando… e , segundo consta, os Typhoons foram surpreendidos, o que tem demais nisso? poderia ter sido o contrário… este fato surgiu e ganhou força, justamente, partindo das acusações infundadas feitas por vc, Grifo, ZE… entre outros lá no aereo também, de que o Rafale é uma porcaria… nunca se ouviu dizer de um defensor do Rafale que o Typhoon é uma jaca… aliás, um apelido de sem noção mesmo!, pois Jaca foi o apelido do MIII que oferecia perigo em algumas atitudes de vôo, pois não tinha FBW…(um detalhe, lá em Israel e na Suiça ele, o MIII não tem nenhum apelido maldoso (pois salvou Israel da morte certa)… será que eles sabem pilotar de verdade?), totalmente diferente do Rafale, que até um de nós poderíamos voar e pousar… logo percebe-se um comportamento malicioso e jocoso dos “grandes” defensores do NG… seu caso, não adianta sua posição de “vítima defensora”… aqui não vaio colar… rsrsrs, pois, segundo o Vader, aqui é um antro de banidos do Aereo… engraçado que os banidos tem algo em comum, são, na sua maioria, defensores convictos, do Rafale… rsrsrs, só para deixar claro, eu não fui banido de lugar algum… continuo com minha linha, e enquanto permitirem, enquanto forem democráticos, vou continuar colocando minhas idéias por lá…

  27. Francisco AMX :
    …segundo o Vader, aqui é um antro de banidos do Aereo… engraçado que os banidos tem algo em comum, são, na sua maioria, defensores convictos, do Rafale… rsrsrs, só para deixar claro, eu não fui banido de lugar algum… continuo com minha linha, e enquanto permitirem, enquanto forem democráticos, vou continuar colocando minhas idéias por lá…

    Ter que pagar para ouvir um grupo com comentários preconceiturosos?

    Não sei como o Plano Brasil se vira. Mas espero que tenha muito sucesso para continuar da forma que está, e estou bastante satisfeito com o “quase” livre pensamento que o blog nos permite ter.

    Parabéns ao Plano Brasil.

    Quanto ao Rafale, na verdade penso que as pessoas que procuraram outros meios de participar do debate foram motivados justamente por causa dos comentários preconceituosos e ofensivos, normalmente implicando por ofensas indiretas subliminar nos comentários.

    Ricardo.

  28. Senhores, comentários sobre procedimentos e pessoas de outros blogs devem ser feitos nos respectivos blogs e sites, peço que limitem ao Plano Brasil, o debate e as críticas ao Plano Brasil e as pessoas que aqui frequentam.
    Não é ético criticar pessoas ou meios que não tenham direito a defesa.
    conto com a compreensão.
    Obrigado
    E.M.Pinto

  29. Deixa-me esclarecer… me dou bem com o Vader, não o estou atacando, foi apenas o que ele disse, e falei para ele que não concordava e achei errado… mas fiz, justamente uma brincadeira irônica, pois o Vader é NG de carteirinha… apenas isso…
    mas se quiserem entender de outra forma, que entendam… cansei de ser cerceado… escutar baboseiras e não poder comentar sobre elas…
    Eu acho o Aereo um puta site de informação, escrevo lá volta e meia, me aborreço as vezes, mas escrevo… e acho que faz parte…
    Não entendi onde o Ricardo quis chegar…
    e tb não entendi onde fiz críticas ao Aereo… só pq os NGetes tem “preferência” por lá? faz parte! até pq não sou dono da verdade! vai que eles estão certos… o que não gosto é da maneira de impor de alguns por lá… só isso…

    acho que deixei claro!

    Sds!

  30. Essa guerrinha para vender vale tudo.
    Mas uma coisa curiosa, o F-35 é por si só um caça manobrável + as armas e tecnologia que transporta torna-o num caça com características muito boas. Acho até um pouco estranha a posição da LM a dizer isso, também desta forma estão a passar ideia que o caça é um tractor avançado aéreo… só voa em linha recta.

  31. Chico AMX:

    Eu não sou NG de carteirinha. É como eu disse lá atrás, eu apenas desejao que a opinião da FAB seja respeitada. Se ela quiser Gripen NG, que vá de Gripen. Se quiser Super Hornet que vá de Super Hornet. E o mesmo raciocínio se aplica ao Rafale. O que não pode é conduzir o FX-2 como ele está sendo conduzindo, onde as regras do jogo são mudadas a todo instante para beneficiar o candidato que possui a predileção dos políticos.

  32. E.M.Pinto :
    Senhores, comentários sobre procedimentos
    Não é ético criticar pessoas ou meios que não tenham direito a defesa.
    conto com a compreensão.
    Obrigado
    E.M.Pinto

    Discordo quanto a falta de ética. Com todo o respeito.

    Algumas pessoas foram tratadas de forma até desrespeitosa. Isso é fato e foi aberto a todos, e não significa conivência dos adminsitradores, mas aconteceu. Portanto, a falta de ética não está em comentar o que aconteceu. Não me lembro de ter visto ataques a pessoas, ou instrumentos. Além disso, a falta de ética não necessariamente se caracteriza por ser a distância, sem o dito “direito de se defender”. Pode muito bem ser com as pessoas frente a frente ou, neste caso, em condições de se defender.

    Quanto ao Rafale, acho que se este for o vencedor, teremos que nos alinhar, acho que com a Índia, e exigir as mesmas modificações pedidas.

  33. Ricardo quando me referi a falta de ética referi-me a mim em permitir ou comentar sobre as atitude se procedimentos de outros editores ou sites. ou mesmo perpetuar as intrigas pessoais ou grupos que lá tiveram problemas, se alguém faz isso em relação ao Plano Brasil em outro site não me interessa. se quiser fazer aqui o espaço está aberto para críticas ao Plano Brasil, Não faz sentido é usar o espaço do plano Brasil para criticá-los apenas isso.
    é como usar do blog para reclamar da briga que teve com o vizinho por causa do elevador.
    Se estas pessoas se sentiram ofendidas ou foram ofendidas que comuniquem aos responsáveis ou mesmo as autoridades pois tem direito a isto.
    Você está certo quanto a questão da Ética mas não concordo quanto ao fato de que todo e qualquer e espaço da internet deve servir de meio para comentar o incidente, o Plano Brasil não é obrigado a divulgar este tipo de intrigas sejam elas por que razões.
    sds
    E.M.Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: