Articles

Iraque é ‘independente’ com fim de ações de combate dos EUA, diz premiê

In Conflitos, Geopolítica, História on 31/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i1.wp.com/farm1.static.flickr.com/3/4265327_8f3b367d2e.jpg

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, afirmou nesta terça-feira que o anúncio formal do fim das operações de combate dos EUA no país restaura a soberania iraquiana e torna seu país “independente”.

A declaração, em cadeia nacional de rádio e TV, foi feita horas após a chegada a Bagdá do vice-presidente dos EUA, Joe Biden. O vice de Barack Obama fez uma visita surpresa ao Iraque para marcar o fim da missão americana, que ocorrerá à meia-noite desta terça-feira (18h de Brasília).

Nos EUA, Obama fará um pronunciamento pela TV sobre a situação no Iraque.

“O Iraque hoje é soberano e independente”, disse Maliki. “Nossas forças de segurança tomarão a frente para garantir a segurança e salvaguardar o país, e eliminar todas as ameaças que o país tenha que suportar, internas ou externas”.

A violência no Iraque arrefeceu em relação ao ápice alcançado durante o conflito sectário de 2006-2007, apesar de o número de mortes de civis ter aumentado agudamente em julho.

Ataques quase diários às forças iraquianas e a políciais de tráfego em Bagdá e na província de Anbar, a Oeste da capital, mataram mais de 85 pessoas nas três primeiras semanas de agosto.

As últimas brigadas de combate americanas deixaram o Iraque há cerca de duas semanas, antes do prazo de 31 de agosto estabelecido por Obama para a redução das tropas no país.

Cerca de 50 mil soldados americanos permanecerão no Iraque. Eles terão como principal missão dar apoio às forças de segurança iraquianas e não participarão de missões de combate sem pedido formal das autoridades iraquianas – a não ser que precisem agir em autodefesa.

Visita surpresa

Biden encontrou-se com o premiê iraquiano. Fontes da Casa Branca disseram que o vice dos EUA pressionaria pelo fim do impasse que tomou conta do Iraque após as eleições do dia 7 de março, que terminaram sem vencedor.

Mais de cinco meses depois, ainda não foi formado um novo governo. Os ataques de insurgentes aumentaram no país, em meio ao clima de instabilidade política.

O objetivo oficial da visita de Biden é representar o governo Obama na cerimônia de “Mudança de Comando e Mudança de Missão”, programada para a quarta-feira – quase sete anos e meio após a invasão do Iraque, em março de 2003.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

4 Respostas to “Iraque é ‘independente’ com fim de ações de combate dos EUA, diz premiê”

  1. Todo mundo sabe que o Iraque será igualzinho a um cego desesperado, bem no meio de um tiroteio,quando os americanos forem embora no estilo “la francesa”.
    De um lado estará a guarda revolucionária do Irã, e do outro a turma do Bim Ladem.

  2. Maliki cara de broa,Ali Baba ressurge das dunas e não precisa mais esfregar a lampada.É so apertar a teclinha TCHUMMM e voce vera as mil e umas noites de Bagda.Entoe lamentações e canticos a beira do Eufrates,quem sabe lhe surge um novo patrocinador.Se eu fosse voce me mudava pra Groenlandia e passava a crer em Papai Noel.

  3. 1maluquinho :
    Maliki cara de broa,Ali Baba ressurge das dunas e não precisa mais esfregar a lampada.É so apertar a teclinha TCHUMMM e voce vera as mil e umas noites de Bagda.Entoe lamentações e canticos a beira do Eufrates,quem sabe lhe surge um novo patrocinador.Se eu fosse voce me mudava pra Groenlandia e passava a crer em Papai Noel.

    Essa foi boooa,amigo.
    Acreditar em papai noel !!!

    KAKAKAKAKA!!!!

  4. lucena :
    Todo mundo sabe que o Iraque será igualzinho a um cego desesperado, bem no meio de um tiroteio,quando os americanos forem embora no estilo “la francesa”.
    De um lado estará a guarda revolucionária do Irã, e do outro a turma do Bim Ladem.

    Então, são o 54 estado dos ianks no oriente;enquanto tiver um ianks em suas terras vc serão vassalos, q a resistência faça a sua parte , ñ deixe ele descansarem , ao ataque.Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: