Articles

FX 2: Enquanto isso na terra do “Nunca”…

In Aviões de Combate, Defesa em Arte, Sugestão de Leitura on 01/09/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/fx-2-concorrentes1.png?w=300

Nada de FX a não ser um belo trabalho do professor universitário na área de Publicidade e Propaganda e ilustrador free-lancer, Paulo Pedott, que produziu estas  imagens  mostrando a visão “High-Low Mix” dele sobre a composição dos Esquadrões de Caça da FAB no ano 2025.
Para Paulo, a FAB deveria adotar o Rafale F-3 ou o F/A-18E/F Super Hornet para o GDA e o Gripen NG F-39BR para os demais esquadrões.

O artigo é do site Montedo (clique aqui para acessá-lo) e conferir a matéria exclusiva.

Vale a pena…

E.M.Pinto

Anúncios

22 Respostas to “FX 2: Enquanto isso na terra do “Nunca”…”

  1. Gosto da configuração hi-low, só que vislumbro um futuro de um Low composto pelo vencedor do FX-2 (pelo menos 120/150 unidades) e um 5G projetado em parceria com outros países assumindo o papel de Hi, equipando pelo menos cinco esquadrões (Manaus, Natal, Anápolis, Santa Cruz e Santa Maria)…

    Parabéns ao autor dos desenhos. Os três ficaram lindos e, tirando a torcida de lado, venha qual vier, CONTANTO QUE VENHA!!!

  2. rsrsrsrs podem se preparar meus bravos pilotos,voces pilotarão F-18,F-22 ou F-35

  3. Dando um desconto para os desenhos das aeronaves, o trabalho desse professor merece elogios. Também sou favorável à uma composição Hi-Lo, com o Gripen como Lo e o Su-35 como Hi. Eventualmente os SU-35 dariam lugar aos PAKFA. Não consideraria os SuperTucanos como caças.

    []’s

  4. 1maluquinho :rsrsrsrs podem se preparar meus bravos pilotos,voces pilotarão F-18,F-22 ou F-35

    Este é pelo menos o segundo post seu que me deixa encucado…

    O q q c tá sabendo??????????

  5. Será que os denhos estão em escala?

  6. Senhores: ainda fico com o maior numero possivel de aeronaves , pelo menor preco do mercado, e comecariamos a desmontar parte por parte e aprender a fazer o aviao. Agora ja acho que o Indiano seeria uma opcao ate de se pensar.Como disse antes , quem aprende a fazer um ja pode alterar os planos para fazer outro modelo.Mas claro com um preco bam abaixo dos top jatos. De qualquer maneira se comprarmos 20 ou 30 top of the line nao iremos abater exercito nenhum , entao prefiro ter uma frota maior mesmo sendo um caca um pouco inferior, e ainda adquirindo o know how. Sera que china ou india estao disponiveis de passar a sua tecnologia roubada? Eu aceitaria pelo preco certo!

  7. Fábio ASC :

    1maluquinho :rsrsrsrs podem se preparar meus bravos pilotos,voces pilotarão F-18,F-22 ou F-35

    Este é pelo menos o segundo post seu que me deixa encucado…
    O q q c tá sabendo??????????

    Dúvido, será com certeza rafale, uns 120 + ou (-)..foi feito por acordo na área militar ; com direito a transfêrencia de tecnológia de subs nuclear e caças de 5 geração. evolução do rafale. Sds.

  8. Essa pintura da FAB é muito feia, prefiro aquela cinza azulada que o esquadão jaguar usa

  9. carlos argus :

    Fábio ASC :

    1maluquinho :rsrsrsrs podem se preparar meus bravos pilotos,voces pilotarão F-18,F-22 ou F-35

    Este é pelo menos o segundo post seu que me deixa encucado…O q q c tá sabendo??????????

    Dúvido, será com certeza rafale, uns 120 + ou (-)..foi feito por acordo na área militar ; com direito a transfêrencia de tecnológia de subs nuclear e caças de 5 geração. evolução do rafale. Sds.

    Olha, siceramente, acho que esse FX-2 não está fechado não. Nessas decisões, rola muita coisa até os últimos minutos. Para mim, o Lula está com enorme coringa na mão. Ele pode garantir ou encurtar o mandato do Sarkozi com essa decisão.

  10. Incisto nessa idéia!Como diria aquele outro.
    Deveriamos de dar os tres como vencedores e assim teriamos um pouco de cada TT de cada um que é mais racional de se pensar pois não haverá TT irrestrita.
    Assim sendo com um pouco de cada fariamos um caça nacional.

  11. Eu gostava mesmo era do cinza escuro que os Jaguares usavam…

    Mas em todo caso ficou bonito… Caiu bem no Rafale, não sei por que, mas ficou melhor que nos outros…

    Também… o gripen é muito pequenino… é muita camuflagem para pouco avião…

  12. Michel Lineker :Incisto nessa idéia!Como diria aquele outro.Deveriamos de dar os tres como vencedores e assim teriamos um pouco de cada TT de cada um que é mais racional de se pensar pois não haverá TT irrestrita.Assim sendo com um pouco de cada fariamos um caça nacional.

    Michel, acredito que essa opção de comprar um pouco de cada seja a mais cara. Mais cara em termos de manutenção. O problema está no pequeno número de aeronaves a serem adquiridas ( só 36!). Se propusessem comprar 120 como a India, te garanto que a Embraer iria propor um caça nacional.

  13. Gripen, é muita camuflagem para pouco avião…” Ahahaha…

  14. Cesar :

    Michel Lineker :Incisto nessa idéia!Como diria aquele outro.Deveriamos de dar os tres como vencedores e assim teriamos um pouco de cada TT de cada um que é mais racional de se pensar pois não haverá TT irrestrita.Assim sendo com um pouco de cada fariamos um caça nacional.

    Michel, acredito que essa opção de comprar um pouco de cada seja a mais cara. Mais cara em termos de manutenção. O problema está no pequeno número de aeronaves a serem adquiridas ( só 36!). Se propusessem comprar 120 como a India, te garanto que a Embraer iria propor um caça nacional.

    Até pq,os ianks nunca nos repassariam sua tecnológia,então o f18 está fora, o gripen tbm te + de 51% de tecnológia ianks, e ainda por cima só existe na prncheta,outraq está fora,pq poderemos sofrer embargo; sobrou ,então, o Rafale,o meu sonho sempre foi o Su 35BM.E q venha os rafales.

  15. Mas eu proponho comprar 120 de cada mesmo, claro que é uma loucura mas não custa tentar.Afinal, loucos no GF é o que não falta e dindin tem…ah tem!

  16. O Brasil vai de super hornet e gripen ng,o rafale ja foi descartado.So uma pista, nesse momento o governo esta acertando com os gringos o estabelecimento de uma força tarefa internacional de combate ao narco-trafico e ao contrabando de armas que vai estabelecer uma “ponte” entre Brasil,EUA e portugal.

  17. jakson almeida :
    O Brasil vai de super hornet e gripen ng,o rafale ja foi descartado.So uma pista, nesse momento o governo esta acertando com os gringos o estabelecimento de uma força tarefa internacional de combate ao narco-trafico e ao contrabando de armas que vai estabelecer uma “ponte” entre Brasil,EUA e portugal.

    Compra de prateleira? Só , e tão sómente se tiver transferência de tecnológia, meu amigo,só se for desse jeito; eu dúvido. Eu insisto,q venha os rafales. Sds.

  18. Fábio ASC :

    1maluquinho :rsrsrsrs podem se preparar meus bravos pilotos,voces pilotarão F-18,F-22 ou F-35

    Este é pelo menos o segundo post seu que me deixa encucado…
    O q q c tá sabendo??????????

    SIMPLESMENTE PENSE…SOU TOTALMENTE CONTRA O INTERVENCIONISMO E A INTRANSIGENCIA DOS EUA,NÂO SOU COMUNISTA E RECONHEÇO O SU-35BM COMO A MELHOR MAQUINA…Reflita…Brasil e EUA…As duas maiores democracias,os dois maiores Cristãos,nos precisamos mutuamente,nos completamos mutuamente.Se nós tivessemos a certesa que eles nos repassariam tudo não haveria FX e o negocio ja estaria fechado.O SU35BM foi descartado por nosso governo com receio de retaliações e não podemos ser rataliados pois precisamos do aval deles para vendermos muitos de nossos produtos com tecnologia e componentes chaves deles.A descoberta do pré-sal chamou a atenção deles e do mundo e talvez sera capaz de dobrar o irredutivel senado deles.O que eles mais desejam é que venhamos a ser o seu parceiro e aliado numero 1.Isto tudo sera bom para ambas as partes desde que não venham a intervir internamente aqui e desde que não venhamos a entrar em furadas com eles…

  19. O assedio deles e de Russos nos bastidores não é noticiado mas é evidente e forte.

  20. Tenham a certesa de uma coisa…Ate mesmo a elevados escalões sensiveis e importantes assuntos de defesa e informação habitam sob o manto do segredo de estado…Se amanhã PAKs,SUsF-22 sobrevoarem nossos céus não espantem-se,sorriam.Ate corre o buchicho que fazemos enorme NAe em segredo com a China.Sem falar daquele F-22 crackeado pelos Ling Lings que pode estar recebendo implemento Tupyniquim…Cossem suas cabeças nossa industria belica convencional usava de laboratorio Irã x Iraque e as Napals e ate provavelmente os desumanos gazes contra Curdos poderiam falar Portugues…Admoeste-os,exorte-os,redarga-os,confunda-os.

  21. Tem muitas coisas sensiveis e profundas por traz do FX…So espero que nossa infantil politica externa e o falastão todo poderoso Cacique da defesa não fechem com o que acham que venha a ser o melhor para nós e quando abrir-mos as caixas encontremos apenas venenosos e mortais vespeiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: