Articles

Afeganistão terá comitê para negociar paz com Talebã

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, Terrorismo on 04/09/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/www.justicedeniedpk.com/JDP/image.axd

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, anunciou neste sábado a formação de um comitê que buscará negociar a paz com o grupo Talebã.

A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente. Em junho, uma proposta de tentativa de reconciliação com o Talebã havia sido aprovada por um grupo de líderes tribais afegãos.

Nos últimos nove anos, desde que foi removido do poder por uma aliança liderada pelos Estados Unidos, o Talebã mantém uma insurgência contra o governo.

Cerca de 130 mil soldados estrangeiros estão atualmente no Afeganistão na luta contra os insurgentes.

A formação do Alto Conselho da Paz – como foi batizado o comitê de Karzai – é um “passo importante em direção às negociações de paz”, afirma o presidente em uma nota divulgada neste sábado.

Os nomes das pessoas que integrarão o comitê serão anunciados no final do mês.

O governo americano já vem manifestando apoio à ideia de buscar uma aproximação com o Talebã, para conter a violência no país.

Nota do Editor

Pobre povo Afegão, depois de serem destroçados pelas inúmeras guerras que assolaram o país, agora enfrentarão o julgo e a vigança do Talibã por terem colaborado no conflito recente, quem irá os defender, quem defenderá suas vidas pois a sua liberdade todos bradavam, todos os cinquenta e tal países aliados no conflito?

E.M.Pinto

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

9 Respostas to “Afeganistão terá comitê para negociar paz com Talebã”

  1. Só existe uma forma de resolver a situação…

    Chamar países não envolvidos direta ou indiretamente no conflito e de confiança de AMBAS as partes (ex. Turquia) e se for CONVIDADO (entre os Árabes isto é muito importante. Eles só admitem entrar em sua própria casa, caso convidado), para a RECONSTRUÇÃO (e não DOMINAÇÃO ou EXPLORAÇÃO) do país, arcados por aqueles que se interessam em tal empreitada. Árabes e o próprio Islã não costumam atrapalhar trabalhos que REALMENTE os venha ajudar. Agora, se eles acharem que é por dominação, ai, a coisa esquenta muito.

    Infelizmente tal atitude é necessária devido ao risco de desestabilização do vizinho NUCLEAR Paquistão.

    Abs.

  2. Putzs negociar com terroristas não dá !!
    Esses caras são fundamentalistas sem noção da liberdade !!

    um tiro no pé do povo afegão .

  3. Para conseguir paz no Afeganistão , os EUA e o governo afegão terão que negociar com Taleban. È impossível eliminar taleban totalmente.

  4. E.M.Pinto, penso do mesmo jeito que você(Tenho muita pena das meninas que vivem naquele mundo machista), mas, se você que saber o que esta acontecendo da uma olhada neste video http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024# o conteúdo começa depois dos 5min, peço que você assista até o fim, não pare no inicio, para mim a guerra do Afeganistão esta sofrendo com o mesmo problema da guerra do Vietnã existem outras mão por trás mandando dinheiro para os Talebans.

  5. Obs. No fim na ultima meia hora do filme o pessoal, vai poder entender melhor o que acontece hoje nas guerras dos EUA, mas, tem que assistir a duas primeiras partes.

  6. Você errou a fonte, com certeza essa noticias é do livro
    ‘Coisas obvias, que deveriam ser feitas antes de se começar uma guerra’.
    Sabia que ia dar nisso, no Vietnã foi assim, entraram em guerra, morreu um monte de gente (pra nada) e depois vieram com acordo, aperto de mão e não sei mais o que.
    Aposta quanto, que daqui a uns 15 anos, agente não vê uma foto do líder taliban, na Casa Branca comendo um Mc’Sonald’s com o presidente?

  7. Ebenezer :
    Para conseguir paz no Afeganistão , os EUA e o governo afegão terão que negociar com Taleban. È impossível eliminar taleban totalmente.

    Eles existem até no Paquistão, e + da metade da população em especial a masculina q abraça a ideológia dos mesmos,tem q eliminar tbm, + da metade masculina do Afegamistão. Sds.

  8. -APRISCO DE ESCORPIÕES.

    É o que se tornou o Afeganistão,o tiro saio pela culatra,hordas de todo tipo de matizes irão entoar vitória e sentirem-se estimulados irem mais adiante.
    A atuação dos talibãs não se limita ao Afeganistão,eles dominam o Paquistão,entraram no Iráque,Rússia,China,Irã (atentado recentes),e já,já estarão na Europa;é só uma questão de tempo.
    O que os radicais dos talibãs pregam é a intolerância e para isto,utilizam o Islã de uma forma deturpada,logo eles não tem escrúpulo algum.
    Não vejo outro tipo de acordo entre Karzai e os talebãs a não ser este:

    -O KARZAI ENTRA COM O TRASEIRO E OS TALEBÃS COM AS BOTAS.

  9. É a única forma de sairem de lá , do Afeganistão, sem dizer q foram vergonhosamente derrotados. Que se aceite um modus- vivendi entre eles, e por acordo escrito,e saiam a francesa…de fininho.Quem viver verá.Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: