Articles

Correa espera restabelecer relações com Colômbia antes de dezembro

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 06/09/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.radiomundial.com.ve/yvke/files/img_noticia/t_rafael_correa_149.jpgEFE  —  O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje em Tóquio que o restabelecimento das relações diplomáticas com a Colômbia está “avançando aceleradamente” e confiou em que se restabeleçam totalmente antes de dezembro.

“Sem esquecer o passado, voltando em direção ao futuro, esperamos restabelecer totalmente relações até dezembro, ratificando mais uma vez que o conflito é da Colômbia. E os vizinhos da Colômbia não são nem cúmplices nem autores desse conflito, mas vítimas”, afirmou Correa em entrevista coletiva na capital do Japão, onde realiza uma visita oficial de três dias.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que acompanha Correa nesta viagem, lembrou que em outubro ambos os países tratarão “temas sensíveis”, em relação ao bombardeio de março de 2008 em território equatoriano pelo Exército colombiano contra um acampamento das Farc, no qual morreu o número dois desse grupo guerrilheiro, Raúl Reyes.

Correa manifestou que a Colômbia foi o país com o qual historicamente Quito manteve melhores relações, mas “lamentavelmente há 50 anos houve uma guerra civil que prejudicou a Colômbia e a região”.

O presidente equatoriano ressaltou a dificuldade que representa controlar 700 quilômetros de fronteira comum, a maior parte localizada em região selvática, ao qual se soma o problema dos refugiados.

Patiño avançou que na reunião de outubro se falará de “co-responsabilidade” quanto aos deslocados colombianos no Equador e acrescentou que “pela primeira vez em muito tempo Bogotá aceitou tratar esta temática”.

Além disso, serão retomadas as reuniões da comissão de vizinhança para analisar os problemas de segurança na fronteira, um dos principais empecilhos nas relações bilaterais.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4662202-EI294,00-Correa+espera+restabelecer+relacoes+com+Colombia+antes+de+dezembro.html

Anúncios

6 Respostas to “Correa espera restabelecer relações com Colômbia antes de dezembro”

  1. Eles re- descobriram a Colômbia, até parece um plano entre “eles”, vamos esperar p vermos os resultados. Sds.

  2. esse Correa é o tipico politico ..quanto pior melhor.. lixo total.

  3. Essa questao de refugiados e importante..muitos refugiados colombianos no Equador e na Venezuela tambem..
    Muitos deslocados de suas terras pelo exercito colombiano no pretexto de combater a guerrilha e na verdade estao de olho nas terras destas pessoas para implementar o agronegocio em beneficio de multinacionais estrangeiras..
    Se nao estou enganado sao 4 milhoes..mas nao tenho certeza do numero exato..

  4. Olha a outra figurinha rara integrante do trio-ternura ( Chavez,Evo) novamente na berlinda…Pode-se tranquilamente juntar-se a eles na formação do quarteto-assombração o Sr.Santos que engana a todo mundo menos a mim…Veremos o desenrolar desta verdadeira novela Mexicana.

  5. Tem um filme intitulado,”OS CAFAJESTES”.
    É a ficção imitando a realidade,ou o contrário?

  6. “ratificando mais uma vez que o conflito é da Colômbia. E os vizinhos da Colômbia não são nem cúmplices nem autores desse conflito, mas vítimas”, afirmou Correa em entrevista”
    ————–
    Correia está correto ao afirmar isto, não venha a Colômbia querer envolver em seus conflitos internos os vizinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: