Articles

E vem as private company e todos os mercenários fora da lei do mundo civilizado

In Geopolítica, Terrorismo on 08/09/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i0.wp.com/blogvecindad.com/imagenes/2010/09/DarylCagleMexicanFlag.jpg

Narcotráfico dá sinais de ‘insurgência’ na América Latina, diz Hillary.

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que as ações dos cartéis de drogas no México e em outros países da América Latina indicam que os traficantes promovem uma “insurgência” na região, desafiando os governos locais.

“Esses cartéis de drogas estão mostrando mais e mais indícios de insurgência”, disse a secretária em um evento no Council on Foreign Relations, em Washington. “De uma hora para outra, aparecem carros-bomba, o que não havia antes.”

Segundo a secretária americana, a luta contra os cartéis deve combinar o aumento da capacidade institucional, melhor aplicação das leis e apoio militar para que sejam aplicadas e vontade política.

Hillary disse que, enquanto o México tem capacidade para lutar contra o problema, o mesmo não ocorre em outras nações atingidas pela violência do tráfico.

“Pequenos países da América Central não têm essa capacidade”, afirmou. “Nós precisamos de uma presença muito mais vigorosa dos Estados Unidos.”

Colômbia

Hillary também comparou a situação no México com a da Colômbia há alguns anos, no auge da luta contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

“Está parecendo mais e mais com o que a Colômbia era 20 anos atrás, onde os narcotraficantes controlavam certas partes do país”, afirmou.

Calcula-se que mais de 28 mil pessoas tenham morrido vítimas da violência relacionada ao tráfico de drogas no México desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, no fim de 2006, e determinou o envio do Exército para combater crimes relacionados ao narcotráfico.

Em um dos últimos episódios, 72 imigrantes, entre eles pelo menos dois brasileiros, foram assassinados no Estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos.

Integrantes do cartel de drogas Los Zetas são acusados do crime.

Nos Estados Unidos, há uma crescente preocupação de que a violência relacionada ao narcotráfico no México acabe atravessando a fronteira.

A fronteira entre os dois países é rota de tráfico de drogas, armas e pessoas.

No mês passado foi iniciado o envio de 1,2 mil homens da Guarda Nacional americana para a fronteira entre Estados Unidos e México, com o objetivo de reforçar a segurança na região.

Fonte: BBC Brasil

19 Respostas to “E vem as private company e todos os mercenários fora da lei do mundo civilizado”

  1. Daqui a pouco fazem umas bases lá também.

    [T]he fight against the Latin American sources of evil continues because it offers the best cover for maintaining military and, to a large degree, political control over the region.

    Eduardo Galeano.

  2. México próximo cliente do super tucano.

  3. Que

    jakson almeida :
    México próximo cliente do super tucano.

    Que previsão ótima hein !!tomara que se concretize !!

  4. Cartéis de droga + insurgência + fácil acesso a armas + desigualdades locais + falta de presença do Estado + duas pitadas de diferenças reliagiosas + duas colheres de IEDs e está pronto pra servir… AlQaeda vai adorar chegar perto destes caras e perto de nós… Espere e verão. Com governantes amadores e estupidos como os nossos, e um pouco de inteligência do outro lado, a M… está feita. Vamos precisar mais que os amadores do BOPE com seus FAL para dar conta do recado.

  5. A INDÚSTRIA DAS DROGAS.

    O que se vê em toda a região,é uma falta de comprometimento de todos os países do continente em realmente combate as drogas, o resto é muita conversa para o boi dormir.
    Até porque ,há países que ganham muito com as drogas,vendendo armas para os traficantes.

  6. Estado incompetente = cartel de drogas enxendo o saco.

  7. O fascismo anda a solta e com muita raiva, querem a todo custo manter a hegemonia que estão perdendo, temem quebrar como o comunismo quebrou, são filhotes da mesma cadela, um alimentava o outro, agora que o irmão mais novo morreu o mais velho anda moribundo pelo mundo tentando sobreviver as custas de muitas guerras. Acabou a farsa, a Rússia e os EUA dilapidaram o mundo com o famoso truque sujo da guerra fria( era uma fria pros outros), cresceram e se desenvolveram tecnologicamente as custas do dinheiro e das riquezas dos outros, os trouxas que acreditaram na desavenças deles, mas era uma “fria”. Agora que os Russos abandonaram a dita cuja, os EUA estão desesperados querendo ressuscitar a bandidagem enganatória de novo. Querem reviver a famosa ( famosa porque Hollywood era o centro de criação da guerra “fria”), para poder saquear o mundo novamente, freedom to pillage the treasures other people’s, este é o famoso refrão que eles espalharam pelo mundo “freedom” para eles e mais ninguém.
    Existe um famoso tri-pé que ampara e da sustentação ao fascismo e o faz ter poder e domínio sobre as outras nações, Drogas, Armas e Corrupção. As drogas e as armas geram trilhões de dólares anualmente e a corrupção é para manter as elites dos países dominados sob controle. Não existe domínio de uma nação sobre a outra, o que sempre existiu, foi e sempre será o domínio das elites dos países ricos sobre as elites dos países pobres e estas sobre seu próprio povo.

  8. “Nós precisamos de uma presença muito mais vigorosa dos Estados Unidos.”
    O que será que ela quis dizer sobre isso???

  9. Fernando Gonzales, eu sempre leio os seus comentários e os acho fantástico. Parabéns!

  10. Fernando Gonzales :
    O fascismo anda a solta e com muita raiva, querem a todo custo manter a hegemonia que estão perdendo, temem quebrar como o comunismo quebrou, são filhotes da mesma cadela, um alimentava o outro, agora que o irmão mais novo morreu o mais velho anda moribundo pelo mundo tentando sobreviver as custas de muitas guerras. Acabou a farsa, a Rússia e os EUA dilapidaram o mundo com o famoso truque sujo da guerra fria( era uma fria pros outros), cresceram e se desenvolveram tecnologicamente as custas do dinheiro e das riquezas dos outros, os trouxas que acreditaram na desavenças deles, mas era uma “fria”. Agora que os Russos abandonaram a dita cuja, os EUA estão desesperados querendo ressuscitar a bandidagem enganatória de novo. Querem reviver a famosa ( famosa porque Hollywood era o centro de criação da guerra “fria”), para poder saquear o mundo novamente, freedom to pillage the treasures other people’s, este é o famoso refrão que eles espalharam pelo mundo “freedom” para eles e mais ninguém.
    Existe um famoso tri-pé que ampara e da sustentação ao fascismo e o faz ter poder e domínio sobre as outras nações, Drogas, Armas e Corrupção. As drogas e as armas geram trilhões de dólares anualmente e a corrupção é para manter as elites dos países dominados sob controle. Não existe domínio de uma nação sobre a outra, o que sempre existiu, foi e sempre será o domínio das elites dos países ricos sobre as elites dos países pobres e estas sobre seu próprio povo.

    De vez em qndo eu encontro pela net alguém lúcido e com visão histórica das verdades e farsas em que incorremos… parabéns pela explanação sucinta e exata dos termos… ainda bem que temos pessoas que enxergam além da ponta do nariz…

  11. Fernando Gonzales

    09/09/2010 às 12:23 | #8

    Excelente comentário !

  12. Claudio :
    “Nós precisamos de uma presença muito mais vigorosa dos Estados Unidos.”
    O que será que ela quis dizer sobre isso???

    Claudio :
    Fernando Gonzales, eu sempre leio os seus comentários e os acho fantástico. Parabéns!

    Nem pensar, tire suas garras de cima de nós,fora.E sói melhorar o IDH dos Méxicanos, q + de 95% saem dessa vida,narcotraficante ;eu estava assistindo a uma exposição sobre a razaçãoe pq do crescente número de carteis de drogas , a palavra e :Mt miséria…as elites plantarão e agr estão colhendo. Tabela GINI e IDH, esqueceçaram disso. Sds.

  13. Separar o trinômio Armas/Drogas/Corrupção (sendo esta última pior, pois permite o descontrole dos dois primeiros).

    Não existe guerra contra as drogas (cheira a publicidade de fabricantes de armas e empresas de segurança), apenas o controle do comércio por meios lícitos ou ilícitos a escolher, com suas vantagens e desvantagens…

    Isto não é nenhuma novidade…

    Lembram do Conselho Central Permanente do Ópio da Liga das Nações, nos idos de 1919…

    Eles estavam com medo da MODERNIDADE (brusca mudança de comportamentos e consequentemente valores e princípios)… Não só a questão drogas o fez (como achavam a visão compartimentada dos políticos da old Chicago) mas muitos outros fatores foram responsáveis…

  14. Falando em Chicago…

  15. Enquanto aqui em Pindorama se empurra com a barriga…A hora que esses caras sairem pra rua empunhando a bandeira de defensores dos oprimidos a vai complicar…Sinceramente não sei o que falta para o Estado tomar uma atitude em relação a esse cancer…Larga o aço neles minha Poliçada.

  16. 1maluquinho , a policia jamais vai “descer o aço” na rapaziada!!!eles vão ficar sem seus vendedores!
    ou você ainda acredita que o vilão da historia é o “neguinho” q fica na favela vendendo as “paradas”, acorda pra vida “mano”!!!

  17. É Bruno tem uma nova safra na Policia Carioca que é bolada com a banda podre.As coisas estão mudando….O RODO NA MICROBADA e microbio é microbio em qualquer lugar.

Deixe um comentário