Articles

Brasil segue disposto a mediar conflito nuclear com o Irã

In Defesa, Geopolítica on 11/09/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/3.bp.blogspot.com/_gVjmrNm31tg/S_Eijr5ZHiI/AAAAAAAAIv4/t998VUJ2tLc/s1600/100514lularussia_f_035.jpg

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse neste sábado que o Brasil segue disposto a mediar o conflito nuclear com o Irã se o pedido for feito por alguma das partes envolvidas na negociação. Amorim participou da oitava edição da conferência anual do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), que acontece em Genebra.

O ministro insistiu que o Brasil está convencido de que a controvérsia sobre o programa nuclear iraniano pode ser resolvida através de negociação. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que após o fim do Ramadã retomaria as conversas, mas não designou uma data.

Amorim se mostrou decepcionado pelo trato feito entre Irã, Brasil e Turquia ter sido ignorado. “O acordo falava de quantidade, tempo e lugar. Além disso, fizemos o que nos foi pedido e ficamos muito decepcionados por não ter sido usado”, acrescentou.

Em maio, Brasil e Turquia fecharam um acordo com o Irã para a troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear, mas o Conselho de Segurança da ONU, três semanas depois, aprovou novas sanções contra o país. “Até na Guerra Fria existia diálogo entre Estados Unidos e União Soviética, não entendo porque neste caso o diálogo não é possível”, concluiu.

O Irã se mantém firme com a comunidade internacional ao rejeitar suspender o enriquecimento de urânio, material de uso militar e civil. A comunidade internacional, especialmente Israel e Estados Unidos, não aprova o programa nuclear iraniano porque teme que o país tente fabricar armas nucleares.

Fonte: Terra

Anúncios

8 Respostas to “Brasil segue disposto a mediar conflito nuclear com o Irã”

  1. É assim que se faz um acordo,através do Diálogo.

    Estados Unidos e Israel impõe sançoes é porque eles nao querem a paz e sim a guerra.Sanções é o primeiro passo para uma guerra,e é isso que os Sionistas e Yankes estão fazendo.

    Temer que o Irã fabrique armas nucleares?

    Devemos temer as armas Nucleares que os Sionistas tem em seu Arsenal!

  2. O CANÁRIO ESTÁ CANTANDO.

    Se o Brasil está entre as 10 economias do globo,tem mais que dá a sua opinião, é a sua contribuição,senão alguns o condenarão pela omissão.

  3. Eis que infelizmente o Brasil insiste nesse papel estúpido de sair em defesa da teocracia medieval iraniana quando a mesma já deu inúmeras demonstrações de que além de não querer travar um diálogo sério acerca de seu programa nuclear subterrâneo e criminoso, tenta ganhar tempo para enriquecer mais urânio ao ponto em que a quantidade estipulada no “acordo” mediado por Brasil e Turquia parecer ridícula ante o que irá ficar de fora.

  4. Da uma lida por ai, se não sabe o próximo depois do Iran é o Chaves (Venezuela), acredito que o Brasil não deseja guerra aqui do lado, principalmente guerra no estilo Americano, que invade os países vizinhos, e eles os EUA usam para culpar os vizinhos, dizendo que estão cuidando dos fugitivos (E degradar a imagem dos países vizinhos).

    Caso não saibas o Bin Laden sempre foi amigo próximo da familia Bush…

    hms tireless :
    Eis que infelizmente o Brasil insiste nesse papel estúpido de sair em defesa da teocracia medieval iraniana quando a mesma já deu inúmeras demonstrações de que além de não querer travar um diálogo sério acerca de seu programa nuclear subterrâneo e criminoso, tenta ganhar tempo para enriquecer mais urânio ao ponto em que a quantidade estipulada no “acordo” mediado por Brasil e Turquia parecer ridícula ante o que irá ficar de fora.

  5. Isso ainda vai dar uma séria dor de cabeça ..ñ sei bem p quem.

  6. Acho muito interessante que o Brasil assuma um papel de protagonista no cenário mundial, e torço muito para que elevemos nossa capacidade bélica ao mesmo nível de crescimento em que caminha nossa economia, e esteja no mínimo entre as 8 maiores do mundo.

    Mas é preciso políticas sérias, pragmáticas, ou seja, com um objetivo definido, e não simplesmente sair em defesa dos “pobres e oprimidos” em troca de uma falsa sensação de poder.

  7. “Para ter autoridade moral para impor a quem não deve possuir bombas nucleares, é preciso não ter bombas nucleares.”

    Essa foi uma frase do presidente Lula, não foi bem assim, escrevi da maneira de que me lembro e, não creio que foi ele mesmo que a elaborou através de seu intelecto.

    Mas é simplesmente correto, eu penso dessa maneira, que autoridade moral EUA teria para intermediar assuntos como este, uma vez que o mesmo já utilizou tais bombas para matar civis.

    Assim nos repete a ver como o próprio EUA é manipulado pelos judeus, dos quais possuem poder nesse país, políticos/empresários/influentes. A criação de Israel é a consequência do mesmo fato.

    Não tenho nenhum problema com judeu, apenas gostaria que Israel nunca existe como um país, assim, não precisaríamos relembrar datas como 11 de setembro, e todos os outros fatos de consequência da indignação do povo islã. O oriente média adormeceria em paz, produzindo e vendendo seu petróleo ao mundo.

    Seria interessante um dia a amazônia ser desmembrada, e dada aos índios, uma vez que eram eles que abitavam antes.

  8. :( sorry *oriente médio e Habitavam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: