Articles

Acordo de cooperação militar com os EUA

In Geopolítica, Opinião on 20/09/2010 by E.M.Pinto

https://i0.wp.com/www.defesanet.com.br/yy/usa/gates_jobim_dod_12abr10.jpg

Paulo Ricardo da Rocha Paiva Coronel de Infantaria e Estado-Maior

A exposição em televisão da Estratégia Nacional de Defesa (END) pelo ministro da pasta pertinente, contemplando plano para o reaparelhamento das Forças Armadas, chegou a produzir alento promissor para a auto estima dos brasileiros, acostumados a engolir sapos em decorrência do descompasso entre a projeção econômica alcançada pelo país, oscilante entre a 5ª e a 8ª posição no ranking mundial, e a ignominiosa fragilidade em termos de capacitação no campo militar, que o impede, mesmo, de garantir a posse dos seus invejáveis e cobiçados recursos naturais.

Eis que, novamente anestesiados por falta de compromisso anacrônica, repetindo os desatinos perpetrados no governo de FHC, acertamos de forma subserviente e, no mínimo, suspeita, uma cooperação militar justo com o “irmão Caim do Norte”, a maior potência militar do planeta, que nunca escondeu as suas expectativas para o futuro da nossa grande Região Norte. E isso de maneira intempestiva, posto que ainda não estão criadas condições para segura e confiante decolagem de uma indústria de material bélico que seja consentânea com o projeto defensivo estratégico visualizado para o país.

Em realidade, o ajustado representa retrocesso ao basta que se deu em 1977 a um processo humilhante de aquisição de material ultrapassado, agora transmudado para cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, segurança tecnológica e aquisição de produtos e serviços de defesa. O fato é que, da noite para o dia, as medidas paliativas de compra de helicópteros, submarinos e de caças, uma forma de calar a boca das nossas indefesas legiões, passaram a representar ainda menos para o real, emergencial e urgente rearmamento de que a nação carece, não para hoje, mas para ontem.

Aliás, amadorismo, falta de visão prospectiva e miopia estratégica é o que tem sobrado nos acordos pertinentes à área da defesa, todos na contramão de ensinamentos comezinhos de Sun Tzu, o de abril deste ano evidenciando, deve ser dito, uma intenção velada de abortamento do embrião de posição político-estratégica de defesa nacional anunciada pelo Ministério da Defesa. Que não se duvide:, o que falta em nós sobra neles de esperteza, aplicados que são na observância pura e simples, mas, sobretudo, onipresente, dos princípios do grande mestre da guerra.

Alerta! A intenção de ingerência por parte das grandes potências militares em nosso gigantesco manancial hídrico sempre foi alardeada pelos seus líderes, sendo de todo interesse deles a manutenção de um Brasil fragilizado.

Se o senhor Jobim tivesse escutado as chacotas dirigidas aos cadetes de Agulhas Negras, chamados pelos seus colegas de West Point de “matadores de índios”, quando em visita àquela academia, por certo sua presença de espírito acurada não olvidaria o fato de que parte significativa da sociedade americana está sendo condicionada para um tipo de confrontação que tem tudo a ver conosco.

Mas quero acrescentar que nosso cadete, altivo, não baixou a crista e retrucou: “Na Amazônia podem até entrar, quero ver sair!” É lamentável. A fé dos jovens soldados não é respaldada por gestões tão promissoras, em termos de quebra de tabus, tão propelentes no sentido de posturas independentes de pressões alienígenas, mais preocupadas com os “problemas de enfrentamento” por que passarão nossos filhos e netos fardados. Enfim, o sonho acabou, ruiu a crença na recuperação do esmaecido orgulho nacional. Não seria hora do profissional das armas, aquele previdente com mais de 4O anos de serviço, bacharel, mestre e doutor em ciências militares, ser cumulado com a primazia em pasta tão peculiar?

Fonte: Resenha CCOMSEX

Anúncios

35 Respostas to “Acordo de cooperação militar com os EUA”

  1. Desdeo começo eu sou um que sempre falei que o ministerio da defesa deveria ser dado a um militar que é mais do que natural e não a um falastrão,fanfarão e prepotente que se sente a gota de mel na cereja do sorvete.E ainda vou mais alem,o ministro Saito deveria tambem ser substituido,porque nossos briosos e destemidos pilotos mrecem um comando audacioso e corajoso e não um submisso que sonha alto mas que contentasse com qualquer coisa.E tambem o ministro Celso amorim,um tipico fantoche que apenas busca notoriedade e lugar ao sol ate mesmo levando o mundo a associar a imagem do Brasil com o lodo da humanidade…ex:A crise Hondurenha,o Irã e o bufão Hugo Chavez….Agora se não gostaram do que falei façam o que todos os bandidos do planalto anteriores a voces sempre fazem,usem a repressão do governo para calarem a minha voz…Voces subestimam nosso povo e jamais se esqueçam tambem que soldado tambem é povo e que neles confiamos e que não confiamos em voces…Brasil,acima de tudo,LIBERDADE.

  2. Mais um anti-comunista doente!
    Não existe nada de “subserviente” em nosso governo assinar um acordo militar-estratégico com o “irmão Caim do Norte”, desde que saibamos conduzir esse acordo aos nossos interesses!

    Acho que esse cara, quando pequeno, na escola, não falava com os colegas ricos ou de olhos azuis, por que eram “capitalistas”…

    Na política temos de ser práticos e precisamos, sim falar e nos relacionar com todo o mundo aliás, ESSE È o diferencial do nosso País: Falamos e fazemos negócio com TODOS!

  3. Passou da hora Coronel!
    Quero ver agora com a Dilma Du’chefe como vão ser as coisas, mas de fantoche para fantoche, não vejo saída.. só vejo o estrangulamento das forças até que a mesma se posicione e busque força política junto aos civis. Baterei nesta tecla o quanto for necessário..
    Quanto ao inevitável, se não desenvolvermos uma estratégia de engajamento político com outras nações de porte tão imponentes quanto a águia de cabeça branca, podemos esquecer! Por que não fazer um acordo de cooperação tecnológica com os Russos e cravar em Manaus? Ia ser uma ótima! Quanto mais expusermos os inimigos velados no nosso território, mais garantias.. isso claro, muiiiiito bem planejado e com visão miope estruturada e implementada em todos os cantões do governo até termos a grande arma. Depois, períodos de renovação curtos e com inspeções e cooperação militar. Melhor estudar de perto né!
    Outra coisa que sempre pensei, diz respeito à Africa. Acredito que muito pode ser explorado do próximo grande mercado consumidor mundial. Se criarmos um ciclo vicioso de apoio com tecnologia, engenharia e principalmente alimentos, teremos uma excelente moeda de troca e barganha internacional. De sem terra para sem comida! Que propaganda hein!?

    Selva!

    Allan C. Galvão.

  4. Parece que o TÍTULO desta matéria destoa do conteúdo!

  5. Ah! esqueci de comentar sobre a crítica do matador de índios.. Bem, não se pode tapar o sol com a peneira.. existe um rancor enorme entre os civis do norte quanto às ações dos militares no passado, isso não podemos esquecer e como os americanos estão por la com muita força e grana….. No lugar deles e com o mesmo objetivo, eu também utilizaria sim este fato contra nós! Conheci famílias no norte que tiveram familiares eletrocutados pelas linhas elétricas nas trilhas..
    Bem, eu não me abateria no lugar deste Cadete, eu retrucaria na hora.. “Hora, vcs treinam executando árabes, nós fizemos isso com os índios e garantimos as fronteiras do norte.. ou vcs fizeram diferente pagando U$2.00 por cada orelha de índio na conquista no oeste???”.
    Quanto ao acesso de um militar à gerencia da pasta, acredito que a coisa não seja tão militar, sim política. Cadê os políticos e lobistas militares? Ta na hora de começar a balançar o barco!

    Selva!

    Allan C. Galvão.

  6. Impressionante essa de matadores de índios… eles atualmente não tem problemas com isso porque exterminaram todos os índios americanos por centenas de anos….

    O Brasil não tem uma estratégia de defesa coerente, ora para um lado, ora para outro lado, flerta com os EUA, depois os acusa de intervencionistas…ninguém sabe para onde vai!

    Mas isso também tem origem na nossa subserviência de décadas aos EUA em matéria militar e política, começada durante a ditadura militar, sempre com acordos de fornecimento de material bélico(sucata).

    Enquanto não surgir um líder que direcione nossa política externa, definindo quais são as ameaças e reagindo a elas da maneira apropriada, vamos continuar ouvindo essas gracinhas deles, pois demonstram claramente que nos consideram como chacota!

    As vezes o Brasil parece mulher de malandro, sempre apanha, mas sempre volta pro malandro….vcs não imaginam o desgosto de escrever isso…

  7. Até eu sou obrigado a reconhecer que esse acordo é perigoso.Geisel rompeu o último(de 1952 no governo Dutra) por causa das pesadas ingerências que os EUA fazem se escondendo por trás desses tapumes.
    No Paquistão,por exemplo,um acordo desse tipo permitiu que os EUA transformassem o ISI( o serviço de inteligência paquistanês) numa estrutura paralela que desafiava o governo.
    É temerário.Não somos o Paquistão,mas os EUA não são e nunca serão confiáveis.Basta ver o que eles fizeram da Polícia Federal no governo FHC.Vejam as fotos e documentos.Era humilhante:

    http://www.policiaeseguranca.com.br/cia_brasil.htm

    Isto É de 21/11/02

    A CIA continua no Brasil

    Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA

  8. Espero q esse acôrdo seja puramente pragmático, visando unicamente os n interesses, em especial no campo militar.E q a China seja lembrada como n > parceira, na econômia ,+ tbm em repasse de tecnológia na área de defesa. Sds.

  9. Não tem outra fota ai com o Jobim sentado no colo do Robert Gate? Cruz credo, que urucubaca, sai capeta.

  10. digo:foto. isso ai me deu mal estar.

  11. Eles dão xilikinhu,fazem beiçinhu acusam americanos mas no fundo fazem como a Marta Suplicy,relaxam e…..Essa politica prostituta de rebolar pra todo mundo e de concreto?Nada.Apenas o que sempre vimos,serviçais de Americanos.Ja estamos cansados de ouvirmos estorinhas.Por isso acreditamos e apostamos nesse atual governo lhes dando o poder.Mas ao assumirem o que vimos?Tudo aquilo que quando na clandestinidade combatiam e quando oposição apontavam,fizeram o mesmo se mostrando um bando de aguias e bandidos,saqueando o Brasil como os antecessores e escandalos e mais escandalos.Usando a maquina governamental como fizeram os antecessores para intimidar adversarios,espionando,invadindo a privacidade das pessoas.Eu cansei de ser enganado e meus candidatos agora são um so NULO.Esta ´r a resposta que deveriamos dar a toda classe politica.Tenham cuidado o povo não é tão tolinho assim quanto pensam.Se blidem,arregimentem simpatizantes.Talvez voces conseguirão fazer o que os antecessores não conseguiram,dividir nosso povo e nossos soldados.

  12. Intruder :
    Mais um anti-comunista doente!Acho que esse cara, quando pequeno, na escola, não falava com os colegas ricos ou de olhos azuis, por que eram “capitalistas”…

    VOCE ESTA SE REFERINDO A MIM?????

  13. Allan Galvão :Outra coisa que sempre pensei, diz respeito à Africa. Acredito que muito pode ser explorado do próximo grande mercado consumidor mundial. Se criarmos um ciclo vicioso de apoio com tecnologia, engenharia e principalmente alimentos, teremos uma excelente moeda de troca e barganha internacional. De sem terra para sem comida! Que propaganda hein!?
    Selva!
    Allan C. Galvão.
    ALLAN…Sempre tive esse pensamento de que deveriamos ajudar e promover o desenvolvimento da Africa que sempre afirmei,agoniza faminta e doente e o mundo pouco se importa.São povos que amam o Brasil.São nações que nos são estrategicas logisticamente a nossas pretenções no Atlantico Sul>Temos o DNA deles e não o de Bolivarianos…Brasil,acima de tudo.liberdade.

  14. Caramba!

    Que texto idiota!

  15. Nunca poderemos nos afastar totalmente dos Norte-Americanos e, nem creio que isso fosse positivo para nós. Lembrem de SunTzu:
    “Mantenha seus amigos por perto e, seus inimigos, ainda mais perto”…

  16. As bandeiras eram compostas por índios.
    Quando de Salvador(GovCentral) mandaram um auditor para São Paulo de Piratininga(de onde saiam as bandeiras), o cara voltou dizendo que não dava para se entender porque nessa cidade até o prefeito falava tupi.
    As fronteiras foram conquistadas pelas bandeiras tupi chefiadas por escasos portugueses. A história do Brasil é muito diferente da dos States, e isso está ficando claro para o mundo tudo, até para os investidores.
    Sampa era já uma aldeia tupi antes da chegada de Cabral, por isso o primeiro que se fez aqui foi um colegio. Todas as rodovias que conetam a cidade com o resto eram caminhos de índios. É muito provável esse cadete ter sangue índio.

  17. já demorou demais para acontecer um outro 31.03.64. Que saudades daqueles tempos.

  18. Na pré-historia so tinha florestas e cavernas e o que esse passado fara para tornarmo-nos independentes?Ate mesmo o grande comedor de arroz Sun Tzu endeuzado por meios filosoficos,academicos e de gerenciamentos,se vivesse em nossos dias teria problemas.Façam como ele ensina.Marquem um duelo com seus inimigos e não compareçam.Esperem como ele que os venceram pelo cansaço e que se retitarão.hoje a unica arte de vencer o inimigo sem lutar é não fazer inimigos,não se meter em conflitos.Hoje se marca duelo ou se afronta teu inimigo e não comparece ele vai na tua casa te passar o rodo…Brasileiro pensa como aquele que deseja comer filé de Haddock ao molho branco com o mais puro vinho branco Frances mas que no fin al se contenta com as sobras do restaurante…So vem duas saidas.ou juntar-sem a escoria da humanidade ou abrir as pernas aos Yankees…Resta-nos crescermos na mesma velocidade que cresce nossa nação…La fora tem 75% de nosso povo que passa fome no maior produtor de comida do mundo que se vangloria das altas exportações mas que não se sensibiliza com os que sofrem e sim com os sanguesugas descamizados externos e em alimentar e angordar os lobos…O Brasil não é ideologia,partidos ou entidades.O Brasil somos nós os Brasileiros,que somos os donos desta nação e que ainda pagamos para sermos roubados e anganados…Aos que direta ou indiretamente se beneficiam do jugo nacional e aos ideologistas que usam dizer pensar em noso povo mas que na realidade so visam notoriedades e beneficios proprios tomem cuidado.Os que amam esse povo e esta nação estão com o saco cheio de todos voces e….DE TANTO EMPURAR,DE TANTO ENSISTIR,VOCES NÃO VÃO AGUENTAR,VOCES NÃO VÃO RESISTIR.A PORTA VAI SE ABRIR.

  19. O Blog ajudaria muito se pusesse o teor dos acordos ao invés da fala enviesada e preconceituosa de um coronel ressentido pelo fato do ministro “incompetente” ter enquadrado todas as Forças Armasdas diante e debaixo do poder civil que emana do povo, aliás o que sempre deveria ter ocorrido..O atual ministro do atual governo investe mais em Defesa que os generais que ocuparam as pastas anteriormente, mesmo no tempo da “Gloriosa”…O dor de cotovelo arretada…

  20. Marco Aurelio :Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA

    AMIGO…Eles sempre nos bisbilhotaram e bisbilotão o tempo todo em todo lugar.Eles podem estar agora mesmo aqui nos bisbilhotando e mesmo no meio daqueles que postam.Eles podem estar na tua maquina (PC) e na minha e de todos nós e com certesa ja me classificaram como potencial terrorista…BANANA DA TERRA DE SUPUSITORIO NELES TODOS MINHA COBRADA assim a protologia agradece e as filas nas clinicas prosperam.

  21. Como disse bem o amigo a cima, “os acordos são ferramentas” ai me vem um ditado caipira “quem faz a ferramenta boa é a pessoa que a manuseia”. que ironia, Quanto rancor tudo isto porque os civis estão fazendo melhor que os milicos, eu acho que esse governo tem mais noção de perigo que o de FHC chega a ser ridículo tal comparação, nada se compara ao tratado de não proliferação de mísseis Balísticos assinado pelo FHC, alias cadê o conteúdo do acordo???? lugar de militar é no quartel…

  22. 1maluquinho :

    Marco Aurelio :Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA

    AMIGO…Eles sempre nos bisbilhotaram e bisbilotão o tempo todo em todo lugar.Eles podem estar agora mesmo aqui nos bisbilhotando e mesmo no meio daqueles que postam.Eles podem estar na tua maquina (PC) e na minha e de todos nós e com certesa ja me classificaram como potencial terrorista…BANANA DA TERRA DE SUPUSITORIO NELES TODOS MINHA COBRADA assim a protologia agradece e as filas nas clinicas prosperam.

    Não na minha!
    Não uso o “sisteminha do Tio bill” e o kernel, eu mesmo compilo.
    Uma coisa de muito certo que nossas FA estão fazendo é deixar de usar software Americano, que pode muito bem já vir de fábrica com “acessórios” da CIA e da NSA de “brinde”…

  23. PESO MORTO.

    A caserna precisa que tenha alguém que diga aos militares que eles não estão acima das leis,e que eles não são intocáveis.
    Toda mudança é assim, sempre tem alguém que não consegue acompanhar o dinamismo e então procura parar os demais.
    E ali há uma grande necessidade de mudanças estruturais.

  24. Sempre caimos nas mãos dos americanos..será que neste país não tem um homem que seja de coragem…e que diga não aos americanos. falam mal deles mas sempre submiços.sou a fovor da união do Basil, china e russia e india(bric) ai quero ver os americanos se acharem.

  25. intruder :

    1maluquinho :

    Marco Aurelio :Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA

    AMIGO…Eles sempre nos bisbilhotaram e bisbilotão o tempo todo em todo lugar.Eles podem estar agora mesmo aqui nos bisbilhotando e mesmo no meio daqueles que postam.Eles podem estar na tua maquina (PC) e na minha e de todos nós e com certesa ja me classificaram como potencial terrorista…BANANA DA TERRA DE SUPUSITORIO NELES TODOS MINHA COBRADA assim a protologia agradece e as filas nas clinicas prosperam.

    Não na minha!
    Não uso o “sisteminha do Tio bill” e o kernel, eu mesmo compilo.
    Uma coisa de muito certo que nossas FA estão fazendo é deixar de usar software Americano, que pode muito bem já vir de fábrica com “acessórios” da CIA e da NSA de “brinde”…

    E achas que isto basta né…Precisas de softwares não precisas.Em tudo em informatic tem espias a não ser que uses tudo feito por ti ou pessoas da mais alta confiança e nem mesmo assim teras 100%.Precisas de navegar não precisas,ou de interagir como outras redes ou sistemas.Quanto mais o homem pensa que domina a informatica mais se ilude.Ela é feita por pessoas que tem interesses.

  26. Paulo Roberto Schmid :
    Sempre caimos nas mãos dos americanos..será que neste país não tem um homem que seja de coragem…e que diga não aos americanos. falam mal deles mas sempre submiços.sou a fovor da união do Basil, china e russia e india(bric) ai quero ver os americanos se acharem.

    TEM EU VOTE EM MIM>>>CONTRA LADRÕES OUTRA VEZ
    VOTE NOVENTA E SEIS

  27. Este texto mostra quão cagona é a Caserna, visão atrasada e distorcida da realidade, Criando factoides sem provas e sem base, para alarmar a massa de manobra, para a realidade atual esta linha de pensamento é totalmente sem noção ele devia ter escrevido este texto na era FHC. é fácil de entender a visão rancorosa deste coronel é só lembrar do lema “Quanto pior Melhor”.

  28. 1maluquinho :

    intruder :

    1maluquinho :

    Marco Aurelio :Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil. Delegados da PF afirmam que até FHC foi bisbilhotado por equipamentos da CIA

    AMIGO…Eles sempre nos bisbilhotaram e bisbilotão o tempo todo em todo lugar.Eles podem estar agora mesmo aqui nos bisbilhotando e mesmo no meio daqueles que postam.Eles podem estar na tua maquina (PC) e na minha e de todos nós e com certesa ja me classificaram como potencial terrorista…BANANA DA TERRA DE SUPUSITORIO NELES TODOS MINHA COBRADA assim a protologia agradece e as filas nas clinicas prosperam.

    Não na minha!
    Não uso o “sisteminha do Tio bill” e o kernel, eu mesmo compilo.
    Uma coisa de muito certo que nossas FA estão fazendo é deixar de usar software Americano, que pode muito bem já vir de fábrica com “acessórios” da CIA e da NSA de “brinde”…

    E achas que isto basta né…Precisas de softwares não precisas.Em tudo em informatic tem espias a não ser que uses tudo feito por ti ou pessoas da mais alta confiança e nem mesmo assim teras 100%.Precisas de navegar não precisas,ou de interagir como outras redes ou sistemas.Quanto mais o homem pensa que domina a informatica mais se ilude.Ela é feita por pessoas que tem interesses.

    Uso sistemas de fonte abertos:
    Se desconfiar de algo, olho os fontes! Por isso estou tranquilo. Nossas FA estão adotando o mesmo procedimento, aliás.
    Vai por mim: Faz 11 anos que nem sei mais o que é anti-virus. Exige um maior conhecimento, sim exige um pouco mais, mas pelo menos sei que não tem “inimigo na trincheira” nos meus computadores…

  29. É e voce acha que isso te torna imune a invasões ou monitoramentos.Precisas de midias,precisas de softwares,precisas de internet e tudo isso é sussetivel a espias.O propio Linux baseia-se em uma plataforma.Sabia que ele foi criado por hackers.A unica forma de estar imune é ter um SO,hardwares e softwares confeccionados por ti e não inserir no mesmo midias e nem estar conectado.Então quem esta 100% livre de espias.Quanto mais o homem pensa entender e dominar a informatica mais percebe que muito ainda tem a aprender sobre ela e com ela…VIVA O WINDOWS XP PIRATA SUTILMENTE PROGRAMADO…HEY TITIO BILL GATE SE DEPENDERES DE BRASILEIRO PARA ENRIQUECERES MAIS VAIS FICAR POBRINHO.

  30. intruder :
    Nunca poderemos nos afastar totalmente dos Norte-Americanos e, nem creio que isso fosse positivo para nós. Lembrem de SunTzu:
    “Mantenha seus amigos por perto e, seus inimigos, ainda mais perto”…

    Mt bem lembrado, a arte da guerra. Sds.

  31. […] Read the original here: Acordo de cooperação militar com os EUA « PLANO BRASIL […]

  32. 1maluquinho :
    É e voce acha que isso te torna imune a invasões ou monitoramentos.Precisas de midias,precisas de softwares,precisas de internet e tudo isso é sussetivel a espias.O propio Linux baseia-se em uma plataforma.Sabia que ele foi criado por hackers.A unica forma de estar imune é ter um SO,hardwares e softwares confeccionados por ti e não inserir no mesmo midias e nem estar conectado.Então quem esta 100% livre de espias.Quanto mais o homem pensa entender e dominar a informatica mais percebe que muito ainda tem a aprender sobre ela e com ela…VIVA O WINDOWS XP PIRATA SUTILMENTE PROGRAMADO…HEY TITIO BILL GATE SE DEPENDERES DE BRASILEIRO PARA ENRIQUECERES MAIS VAIS FICAR POBRINHO.

    Não falei especificamente em Linux, meu caro: Embora o Linux seja um sistema de fonte aberto, existem outros similares, como o BSD, por exemplo.

    Digo que usar software de fonte fechado como os do “Tio Bill” é a maior furada em termos de segurança, porque nunca podemos ter certeza do que de fato o código executável contém.
    Já com sistemas de fonte aberta se tu não é programador, sempre podes pedir para alguém que entenda analisar o código, já que este é de domínio público.

    Podes crer que, quando afirmo uma coisa, o faço com base técnica. Segurança é a minha área de trabalho, por isso sustento o que digo. Pensa comigo nesta linha: Nem Russia e nem China usam software ocidental de fonte fechada em sistemas militares! Porque será?

    Porque nossas FA estão substituindo Windows por Linux? Não é por dinheiro ou por um ser melhor que o outro, pensa por aí.

    Usar software de fonte aberta impede que alguém consiga te espionar? Claro que não, nunca falei isso! Mas que torna as coisas muito mais difíceis ahn isso torna!

    Para finalizar, meu caro: Software pirata é crime tipificado em lei. Um crime que muitos cometem, continua a ser um crime portanto, não vejo mérito algum em o anunciares de público, meu caro.
    Sds
    Intruder

  33. Jobim não é perfeito assim como ninguém o é. Existe um pessoalzinho que gosta de malhar o Jobim que da até dó do nível de ignorância. Cambada de sem noção. Não sabem fazer nada pelo engrandecimento da Defesa do seu país e ficam só malhando a quem tem procurado agitar essa aerea que sempre foi esquecida em todos os governos.

  34. Intruder todos os softwares e hardwares do mercado são caixinhas pretas que podem esconder muita coisa.Laboratorios de antivirus so reconhecem codigos catalogados ou seja,virus novo passa batido.Todo SO tem vulnerabilidades ou aqueles que os criaram não teriam chances de bisbilhotarem.Nada em informatica e internet é intranponivel.Menininhos de 8,10,12 anos tem conhecimentos que PHDs desconhecem e detonam tudo por esporte.Não adianta combate-los e a solução esta sendo arregimenta-los e promover ainda mais seus conhecimentos Ns paises estão fazendo isso,serviços secretos e a industria tambem…Sorria voce pode estar sendo bisbilhotado e jamais sabera.

  35. Prezados
    INTRUDER- Não entendi o porque de ser chamado de “anticomunista ferrenho”, muito embora o seja, na medida em que, na matéria, antagonizo o acordo com os EUA. Não adianta conduzir bem ou mal o acordo, não temos o porte/poder de uma França ou de uma Inglaterra para conduzirmos acertos de cooperação militar em igualdade de condições com os EUA, importando, sim, em manter nossos maiores contextadores da posse brasileira da Amazônia alheios às nossas militâncias; daqui a pouco vão querer fazer exercícios conjuntos na nossa região norte, como está constando em uma das cláusulas do acordo. A propósito, acho que o senhor, para entrar em contraponto com tal veemência, deveria tomar conhecimento(ler)do ajuste sem pé nem cabeça que fizemos. Quanto ao tratamento de “esse cara”, que o senhor me dá, não acredito que estivesse sóbrio, pelas seguintes razões: 1)não entendo este como sendo o tratamento recomendável entre pessoas que receberam educação em casa, máxime entre aquelas que nunca se viram e que, talvez, tenham alguns anos de diferença na data de nascimento(sou de 1947); 2)primeiro o senhor me chama de “anticomunista ferrenho” depois diz que eu talvez não falasse na escola com meus colegas de olhos azuis porque eram “capitalistas”, de modo que desconfio que seu juízo não estivesse sintonizado naquele momento. Senhor Intruder, finalizando: devemos fazer negócios com todo mundo, concordo, mas, por favor, “bons” e não “maus” negócios. Quanto a manter inimigos mais perto,tudo bem, desde que não sejam “TODOPODEROSOS”!!!!!!!!!!
    Allan Galvão. Em concordância quanto a engajamentos políticos. Quanto aos engajamentos militares, O BRASIL POTÊNCIA MILITAR DEVE PRECEDÊ-LOS!
    ROBERTO MG- Em concordância, não foi um acordo para o Brasil na medida em que só vamos perder.
    VYNPEL 1274- Mas, é bom não esquecer, foi o General Geizel que denunciou o tratado de coopeação militar com os EUA em 1977.
    INVINCIBLE- Quanta animosidade. Não disse nada para o que veio. A propósito, o SENHOR CONHECE AQUELE VELHO DITADO QUE DIZ: -“Da onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada”?
    ANDRÉ OLIVEIRA- Acho que é o senhor é que tem ressentimento pelo antagonismo que mostra aos militares do seu País. Não nego que, entre os ministros civis que ocuparam o MD, este foi o que mais se interessou pela pasta, porém, pode crer, aquela exposição brilhante que ele fez sobre Política/Estratégia Nacional de Defesa foi fruto de um assessoramento sem par de quem realmente entende do assunto. Eu não sei qual é a sua profissão mas, tenho a certeza, se fosse por exemplo um médico não gostaria de ser preterido por um militar no “MS” e, se fosse militar com o grau de doutorado em “Ciências MIlitares”, colocaria, no mínimo sob suspeita, o espírito/as entrelinhas das cláusulas deste tratado. Quanto ao enquadramento das FFAA pelo poder civil, recomendo a leitura do artigo do General LUIZ EDUARDO Rocha Paiva de título “LEALDADE(ao estado/nação) E DISCIPLINA(de governo)”, para entender o que passa pela cabeça de nossos oficiais-generais com relação a esta dicotomia. O Marechal Castelo Branco, aquelle De Gaulle que o Brasil não soube aproveitar, soube muito bem discernir aonde começava uma e terminava a outra.
    BORBA- Nâo tenho rancor, em absoluto, tinha mesmo fé na Política/Estratégia Nacional de Defesa, muito bem exposta pelo Ministro Jobim, em ¨”power point” pela TV, porém, quanto ao tal acordo, colocou pá de cal ao que preconizou naquela ocasião. Em concordância quanto às asneiras de FHC em tudo que se relacionou a área de defesa. Quanto a lugar de militar ser no quartel, concordo com o senhor em gênero, nùmero e grau, aliás, o senhor sabia que o Ministério da Defesa é também conhecido como o “GRANDE QUARTEL-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS”, por certo, e de acordo/corroborando com sua assertiva, em contrapartida, quartéis não são locais para civis. Quanto ao seu segundo contraponto senhor Borba, não vou comentá-lo tendo em vista o seu baixíssimo nível introdutório.
    J.CLARO- Muito pelo contrário, sei dar a César o que é de César, nosso ministro começou muito bem mas colocou tudo por terra com este acordo. Por certo o senhor deve ter lido as suas cláusulas e analizado as suas entrelinhas com muito mais propriedade do que este velho soldado, bacharel, mestre e doutor em Ciências Militares. Decididamente, deve ter contribuído muito do que eu com a sua propriedade da verdade, em prol do reaparelhamento de nossas FFAA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: