Articles

Chefe do FBI diz que Brasil pode se tornar alvo de hackers do Leste Europeu

In Conflitos, Geopolítica, Guerra cibernética, Inteligência e Espionagem on 20/09/2010 by Lucasu

https://i1.wp.com/www.seoblackout.com/forum/seo-hackers.jpg

País deve enfrentar problema semelhante ao dos EUA, segundo membro da polícia.

O crescimento da economia brasileira pode resultar em uma mudança no perfil dos crimes cometidos pela internet contra as instituições financeiras do país. A exemplo do que já ocorre com bancos norte-americanos, o Brasil poderá passar a ser alvo de cibercriminosos do Leste Europeu. O alerta foi dado por James Harris, chefe interino da Unidade de Crimes Cibernéticos do FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos).

– Como a economia brasileira está crescendo mais do que a do resto do mundo, certamente atrairá os mesmos tipos de criminosos que atuam contra as instituições financeiras dos Estados Unidos. A maioria desses criminosos vive no Leste Europeu, para onde o dinheiro roubado, pela internet, dos bancos norte-americanos é levado.

Ele explica que a maioria dos crimes investigados pela polícia brasileira envolve práticas cometidas no país.

– Esta é uma das diferenças entre as investigações do FBI e da Polícia Federal brasileira. Enquanto aqui no Brasil os criminosos investigados encontram-se em território nacional, os criminosos que são investigados pelo FBI costumam cometer os crimes a partir de outros países.

Para Harris, a PF tem totais condições de combater esses criminosos.

– A capacitação dos policiais federais brasileiros é muito similar à que é dada aos agentes do FBI. Venho ao Brasil há mais de 15 anos e posso afirmar: o treinamento, os cursos, as técnicas e as tecnologias são muito parecidas com as que utilizamos nos EUA.

O fato de haver hackers brasileiros entre os melhores do mundo também acaba tornando a PF mais preparada para lidar com os criminosos do Leste Europeu.

– Fiquei muito impressionado com o que vi sendo feito por hackers brasileiros.

Ele elogia também a forma como a PF compartilha suas informações, tanto internamente – entre diferentes áreas periciais e investigativas – quanto externamente, com outras instituições.

– A interação das áreas investigativas no Brasil parece ser bastante eficiente, com policiais focando a investigação como um todo, desde a parte tecnológica, relativa à invasão de um sistema, até o caminho que o dinheiro segue para chegar às mãos dos criminosos. Isso requer uma grande sintonia entre especialistas das áreas tecnológicas e da área financeira. Atualmente é possível desburocratizar a comunicação entre os dois órgãos. Principalmente a partir de encontros como o ICCyber [conferência sobre crimes cibernéticos que ocorreu na semana passada em Brasília].

A informação foi confirmada pelo chefe do Serviço de Perícias em Informática, o perito criminal federal Marcos Vinícius Lima, do Instituto Nacional de Criminalística.

– Investigações que envolvem tecnologias precisam ser feitas de forma cada vez mais rápida e objetiva. Como muitas vezes envolvem práticas criminosas transnacionais, requerem uma comunicação dinâmica e desburocratizada com órgãos de outros países, e isso de fato tem ocorrido entre a PF e o FBI.

Fonte: R7

Anúncios

16 Respostas to “Chefe do FBI diz que Brasil pode se tornar alvo de hackers do Leste Europeu”

  1. As furas guerras entrarão nas redes,os russos são bons nisto,nós não ficamos atrás,temos os nossos “hackes”,para “o que der e vinher”.

  2. O governo dos estados Unidos da America a muito tempo se utilizam de Hackers.Ja houveram por muitos anos conferencias entre a CIA e FBI com hackers Americanos.Isso ja foi muito divulgado em sites especializados em segurança da informação.ate fabricantes de anti-virus se utilizam de hackers.eles pagam salarios astronomicos e liberam seus laboratorios e sistemas para os acaras fazerem o que mais gostam,invadir redes e sistemas,criarem virus e vacinas.So nós os tolinhos do hemisferio sul é que ficamos achando que isso é errado.Guerra é guerra.todo aquele que sabe invadir sabe defender-se.Acorda Brasil….Ah…Tinhamos um desenvolvimento de um sistema de navegação que utiliza tanto o Americano como o Russo mas que na verdade independe deles,ou seja,um sistema de navegação que se orienta por si proprio.Assim navios,Subs,Aeronaveis e Balisticos se orientariam por si proprios,pois é sabido que se venhamos a nos envolvermos em algum tipo de conflito com grandões havera um apagão na rede de satelites e ficariamos as cegas….Acreditem no Brasil,confiem em nossos centros e cientistas e acima de tudo amem nossos soldados.esses são Brasileiros por amor e por nós e nossa patria darão suas vidas…DIABO OLUBI…

  3. Esse “papo” informando a modalidade do crime e a origem geográfica do mesmo, não é um indício de uma vontade já expressa? Levanta a lebre da toca antes do fato ocorrer para depois jogar a culpa n’outros. A maioria dos crimes de hacker eficientes são quase impossíveis de ser identificado a origem, restando somente a suspeita sobre os desafetos.

  4. 1maluquinho :
    O governo dos estados Unidos da America a muito tempo se utilizam de Hackers.Ja houveram por muitos anos conferencias entre a CIA e FBI com hackers Americanos.Isso ja foi muito divulgado em sites especializados em segurança da informação.ate fabricantes de anti-virus se utilizam de hackers.eles pagam salarios astronomicos e liberam seus laboratorios e sistemas para os acaras fazerem o que mais gostam,invadir redes e sistemas,criarem virus e vacinas.So nós os tolinhos do hemisferio sul é que ficamos achando que isso é errado.Guerra é guerra.todo aquele que sabe invadir sabe defender-se.Acorda Brasil….Ah…Tinhamos um desenvolvimento de um sistema de navegação que utiliza tanto o Americano como o Russo mas que na verdade independe deles,ou seja,um sistema de navegação que se orienta por si proprio.Assim navios,Subs,Aeronaveis e Balisticos se orientariam por si proprios,pois é sabido que se venhamos a nos envolvermos em algum tipo de conflito com grandões havera um apagão na rede de satelites e ficariamos as cegas….Acreditem no Brasil,confiem em nossos centros e cientistas e acima de tudo amem nossos soldados.esses são Brasileiros por amor e por nós e nossa patria darão suas vidas…DIABO OLUBI…

    Vc confia mesmo? Se somos tão bons assim, então porque Exercíto Brasileiro precisou dos serviços de uma empresa espanhola de antivirus? Ou seja, os espanhois terão acesso a dados numa area supersensível que é da defesa. É bom cairmos na real, nem mesmo uns míseros programinhas, uns arranjos de algorítimos, que não demandam quase nenhum capital financeiro… Eu pensava antigamente que as forças armadas ou a Abin teriam pego uns caras talentosos (hakers) para trabalhar na construção de uns supervírus, mas depois do PANDA caí na real. Deve ser incopetência mesmo.

  5. Aliás, incompetência ou covardia?

  6. lucena :
    As furas guerras entrarão nas redes,os russos são bons nisto,nós não ficamos atrás,temos os nossos “hackes”,para “o que der e vinher”.

    Roberto_mg_bh :
    Esse “papo” informando a modalidade do crime e a origem geográfica do mesmo, não é um indício de uma vontade já expressa? Levanta a lebre da toca antes do fato ocorrer para depois jogar a culpa n’outros. A maioria dos crimes de hacker eficientes são quase impossíveis de ser identificado a origem, restando somente a suspeita sobre os desafetos.

    Eles atacam os sistema de defesas em suas estações em países no leste europeu…e acusam os outros, desviar o foco. eles estão certos, errado e quem confia neles, burros mesmo. Eles , os ianks, ñ são confiáveis. Sds.

  7. 1maluquinho, eu duvido que ante uma guerra deixariam às cegas os sistemas de navegação, pois isto seria muito difícil sem mexer nas redes mundiais de comunicação. E querendo ou não é a mesma que é veículo de enchimento dos bolsos dos mafiosos que financiam os escusos sentidos das guerras que eles criam. Por isto querem agora tudo centrado em uma só coisa mundial.. global.. para manipularem do jeito que bem entenderem.

  8. Fariamos o seguinte com os Hackers brasileiros apanhados pela PF no lugar de prende-los por crimes, utilizariamos para nossa defesa havendo é claro as sanções de não agir dubiamente sendo supervisionado pela PF.

  9. Há uma ligação estreita entre a máfia russa e os espânicos (o dinheiro dos bancos espanhois é tudo da máfia russa que por sua vez financia o ciberterrorismo)… daí o exército vai logo contratar uma empresa de tecnologia espanhola? no mínimo estranho…

  10. Tadinho desse tolinho comedor de hot-dog…Hackers do leste europeu ou asiaticos aterrorizam o mundo mas sabiam que os mais perigosos são os Brasileiros?Mas não esses idiotas que diariamente vemos na televisão envolvidos com golpes bancarios ou pedofilia mas aqueles que penetram em redes e sistemas de segurança e militares principalmente Americano e Europeu.Resta saber se traalham por esporte e notoriedade ou se estão a serviço de extrangeiros e por estes muito bem remunerados e assessorados.

  11. Jonnas :
    1maluquinho, eu duvido que ante uma guerra deixariam às cegas os sistemas de navegação, pois isto seria muito difícil sem mexer nas redes mundiais de comunicação. E querendo ou não é a mesma que é veículo de enchimento dos bolsos dos mafiosos que financiam os escusos sentidos das guerras que eles criam. Por isto querem agora tudo centrado em uma só coisa mundial.. global.. para manipularem do jeito que bem entenderem.

    Calma…Deixariam e deixarão as cegas quem eles quiserem pois são donos e mantenedores das tecnologias e sistemas ou achas que não cogitam isso e muitas outra coisas.Temos conhecimentos ate onde nos é revelado.Tudo o que eles fazem e disponibilizam tem muitas facetas.è um mecanismo acima de tudo estrategico tambem.

  12. ADRIANOBR…Amigo acho que não compreendeu bem o meu texto.Nosso governo,e nossa segurança pelo menos ate onde eu sei não utilizam essas tecnicas e artimanhas…Se frequentares sites ligados a segurança da informação e tambem a hackers encontraras muitas citações a respeito…Hackers é um termo mal compreendido por nossa sociedade.O verdadeiro hacker é do bem.è uma pessoa com avantajado conhecimento que busca vulneralidades em redes e sistemas para alertarem interessados.Ja os CRACKERS,LLAMERS e toda uma enorme variedade de outros nomes são pessoas inexcrupulosas que depredam,roubam e causam danos a todos…Existe um programa chamado FBI que é um programa de invasão,monitoramento e bisbilhotagem que vazou do FBI….Uma mente jovem bem dotada Hacker é disputadissima por fabricantes de SOs,Softwares,laboratorios de prevenção Cybernética e governos.Ganham altos salarios para fazerem o que gostam,brincar de gato e rato.

  13. Jonnas :
    1maluquinho, eu duvido que ante uma guerra deixariam às cegas os sistemas de navegação, pois isto seria muito difícil sem mexer nas redes mundiais de comunicação. E querendo ou não é a mesma que é veículo de enchimento dos bolsos dos mafiosos que financiam os escusos sentidos das guerras que eles criam. Por isto querem agora tudo centrado em uma só coisa mundial.. global.. para manipularem do jeito que bem entenderem.

    Calma…Deixariam e deixarão as cegas quem eles quiserem pois são donos e mantenedores das tecnologias e sistemas ou achas que não cogitam isso e muitas outra coisas.Temos conhecimentos ate onde nos é revelado.Tudo o que eles fazem e disponibilizam tem muitas facetas.è um mecanismo acima de tudo estrategico tambem.

    AdrianoBR :
    Aliás, incompetência ou covardia?

    Não mistura as coisas amigo….Sempre trabalharam na legalidade nessa area…Muita coisa esta mudando…Nessa esfera selvagem internacional começamos a engatinhar agora.Sempre primamos pela paz e harmonia e muitos de nós pensavamos que eles tambem pensavam assim ate começarmos a crescer e a obter mais riquesas ainda.Agora sabemos que o lobo é muito mais lobo e que antigos e ate novos “”AMIGOS”” não passam de vampiros cedentos.

  14. 1maluquinho :

    Jonnas :
    1maluquinho, eu duvido que ante uma guerra deixariam às cegas os sistemas de navegação, pois isto seria muito difícil sem mexer nas redes mundiais de comunicação. E querendo ou não é a mesma que é veículo de enchimento dos bolsos dos mafiosos que financiam os escusos sentidos das guerras que eles criam. Por isto querem agora tudo centrado em uma só coisa mundial.. global.. para manipularem do jeito que bem entenderem.

    Calma…Deixariam e deixarão as cegas quem eles quiserem pois são donos e mantenedores das tecnologias e sistemas ou achas que não cogitam isso e muitas outra coisas.Temos conhecimentos ate onde nos é revelado.Tudo o que eles fazem e disponibilizam tem muitas facetas.è um mecanismo acima de tudo estrategico tambem.

    AdrianoBR :
    Aliás, incompetência ou covardia?

    Não mistura as coisas amigo….Sempre trabalharam na legalidade nessa area…Muita coisa esta mudando…Nessa esfera selvagem internacional começamos a engatinhar agora.Sempre primamos pela paz e harmonia e muitos de nós pensavamos que eles tambem pensavam assim ate começarmos a crescer e a obter mais riquesas ainda.Agora sabemos que o lobo é muito mais lobo e que antigos e ate novos “”AMIGOS”” não passam de vampiros cedentos.

    É, tomara que voce esteja errado! heeuheh. Mas de certo já aconteceu uma vez! da web simplesmente PAGAR durante 2 segundos, e em seguida voltar.

  15. ops, APAGAR..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: