Articles

Foguete de treinamento básico é lançado em Alcântara

In Ciência, Espaço, tecnologia on 22/09/2010 by konner7

https://i1.wp.com/www.aeb.gov.br/noticias/imagem178.jpg

Foi realizado com sucesso o lançamento do primeiro foguete de um total de dois previstos para a Operação FOGTREIN II – 2010 do Centro de Lançamento de Alcântara.

O lançamento do Foguete de Treinamento Básico – FTB ocorreu às 15h10min desta segunda, dia 20. Segundo o Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o foguete atingiu seu apogeu a pouco mais de 26 mil metros do solo, com 160 segundos de vôo até o impacto a 11 quilômetros da costa, em alto-mar.

O objetivo da operação é lançar e rastrear o foguete para fins de certificação, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA.

A próxima etapa da operação, iniciada após o lançamento do FTB, é o segundo lançamento de um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), da mesma família do FTB, de mais de 5 metros de comprimento, apogeu de 60.000 metros e alcance de 90km e capacidade de portar experimentos científicos. A data prevista para o o lançamento é em 28 de setembro.

Fonte: Aviação e notícias

Anúncios

12 Respostas to “Foguete de treinamento básico é lançado em Alcântara”

  1. Este fato foi 20/09/2010, será que eu dormi e não vi esta notícia antes ou será que o Brasil aprendeu a fazer as coisas sem dar chance pra sabotagem?

  2. Roberto_mg_bh :
    Este fato foi 20/09/2010, será que eu dormi e não vi esta notícia antes ou será que o Brasil aprendeu a fazer as coisas sem dar chance pra sabotagem?

    Fique surpreso não !!
    Antes desse ai o brasil já tinha lançado outro… até menino de segundo grau
    lançaram foguetes!!
    Prova link:

    Não é possivel que o brasil não consegue um missil de cruzeiro de 1.500 km!!
    abração

  3. É, o pessoal está ficando esperto!!!!!!!!!!!
    Eu acredito que o Programa Espacial Brasileiro, vai deslanchar no futuro.

  4. Estou um pouco desligado do que se passa nesta vertente e neste programa do Brasil, alguém me pode fazer um pequeno resumo como está as coisas, ou algum link onde possa consultar e obter mais informação? A que tenho é um pouco contraditória.
    Muito obrigado

  5. quero ver logo o ciclone 4 sendo lançado de alcantara, e quero ver mais ainda o brasil conseguindo fazer um foguete que leve no minimo umas 2 tonelas em equipamentos(satelites).

  6. tonelas nao e sim toneladas me desculpem

  7. Desculpe link acima é de missil !!
    Esse que é de foguete Brasileiro…
    Pensa num vidio interesante… bem legal

    Tem outros lá…
    abração

  8. Karlus, é que explodiram nosso Veículo Lançador ainda em terra, matando vários engenheiros e cientista, atrasando drasticamente nosso programa espacial.

    Vc já deve estar imaginando quem foi né.

  9. Então… é por isso que certos experimentos, lançamentos e descobertas tem que um espaçamento de tempo pra fazer o anúncio. Um exemplo do que estou falando, seria o pre-sal. Só espero que a verdadeira dimensão da descoberta tenha sido subdimensionada. Porque anunciar uma descoberta sem o poder de desestimular o olho grande, é muita burrice.

  10. Roberto_mg_bh :
    Este fato foi 20/09/2010, será que eu dormi e não vi esta notícia antes ou será que o Brasil aprendeu a fazer as coisas sem dar chance pra sabotagem?

    Roberto_mg_bh :
    Então… é por isso que certos experimentos, lançamentos e descobertas tem que um espaçamento de tempo pra fazer o anúncio. Um exemplo do que estou falando, seria o pre-sal. Só espero que a verdadeira dimensão da descoberta tenha sido subdimensionada. Porque anunciar uma descoberta sem o poder de desestimular o olho grande, é muita burrice.

    O calado sempre ganha, minha mãe me dizia mt essa frase.Espero q os n “LIDERES” tenham aprendido e falem menos e façam + , na moita, calados. Agr, qdo decola o VLS? Sds.

  11. PS: q q aconteceu como o meu Gravatar Brasil??????

  12. TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE INTERESSADOS NA SOBERANIA NACIONAL DEVEM FAZER PRESSÃO EM DEFESA DO P ESPACIAL BRASILEIRO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: