Articles

Celso Amorim e Ahmadinejad discutem troca nuclear do Irã

In Geopolítica on 24/09/2010 by konner7

https://i2.wp.com/n.i.uol.com.br/ultnot/album/100427_f_019.jpg

EFE   —   O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se reuniu na noite de quarta-feira, em Nova York, com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, com com quem falou sobre cooperação bilateral, relações regionais e a polêmica nuclear que envolve a República Islâmica. Segundo informa nesta quinta-feira a agência de notícias iraniana Fars, o líder iraniano e o chefe da diplomacia brasileira voltaram a destacar a validade da proposta de troca de combustível nuclear assinada em 17 de maio por Ahmadinejad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O documento, definido pelos três países envolvidos como um primeiro passo necessário para resolver a disputa, não foi aceito pela maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU, que acabou aprovando novas sanções internacionais contra o Irã porque o país manteve o enriquecimento de urânio. Vários países, como Estados Unidos, Reino Unido e Israel, acusam o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aspirações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de armamento atômico, alegação negada por Teerã.

Meses antes da declaração de Teerã, o regime iraniano rejeitou uma proposta de troca de combustível similar feita por Estados Unidos, França e Rússia. A agência Fars revelou, além disso, que Ahmadinejad e Amorim também planejaram questões de cooperação e troca comercial bilateral. O comércio entre Irã e Brasil disparou nos últimos anos, chegando a US$ 1,5 bilhão, com um balanço propício ao Brasil.A colaboração bilateral também centrou a reunião de quarta-feira à noite entre o presidente iraniano e o chefe da diplomacia equatoriana, Ricardo Patiño, paralela à Assembleia da ONU. Segundo a Fars, Patiño expressou o desejo de seu país que comecem a ser aplicados os acordos bilaterais assinados recentemente entre os dois Governos.

Fonte: Terra

12 Respostas to “Celso Amorim e Ahmadinejad discutem troca nuclear do Irã”

  1. Bom ñ vejo nada de mais nesse acordo,o Brasil ta mostrando que ñ tem rabo preso com niguem,vai ser uma boa esse acordo pena que a materia ñ dispõe de mais detalhes.

  2. http://www.reuters.com/article/idUSTRE68M55W20100924

    this guy is a dedicated hater and an insult to the iranian people
    revisionnist+conspirationist etc
    I understand Brazil wish to mark its independance and..future
    but there are limits to lies
    Does Lula and Amorim and Brazil approve Ahmadinejad lies ?

  3. Só falação e embromaçao e nada de açao concreta. Por seu extremismo belicoso, os iranianos precisam ser contidos.

  4. Prá mim o Brasil ou está se esquivando de tomar uma posição concreta dos fatos ou está preparando alguma surpresa para um futuro próximo em relação ao Irã.

  5. Votar na Dilma é dar sobrevida a essa política rasteira.

  6. frenchdude,

    Não falo em nome do Lula, Amorim e muito menos do Brasil.
    O que posso te dizer é que não aprovo as mentiras europeias, israelenses e estadunidenses ou aquelas de ahmadinejad. Desaprovo também o desenvolvimento clandestino de armamento nuclear por Israel e pelo Irã, porque o Oriente Médio é muito instável e há grande possibilidade de uso destes armamentos. Considero que os países que possuem armamento nuclear descumprem o Tratado de não-proliferação nuclear (TNP) ao não promoverem seu prórpio desarmamento. Acredito que o Brasil, um país historicamente pacífico, deveria desenvolver armamento nuclear para efeito dissuassório, visto que o TNP não é cumprido pelas outras partes. Como você disse, há limite para as mentiras, como o TNP, o desenvolvimento de armas nucleares por Israel e pelo Irã, os argumentos para a invasão do Iraque e várias outras.

  7. O Brasil deveria romper relações com os genocidas israelenses. Todas acusações que os sionistas fazem contra o Irã podem facilmente ser devolvidas aos israelenses numa intensidade ainda maior. No campo econômico, nossa balança comercial com Israel é desfavorável, enquanto que com o Irã é superavitária. Israel é um verdadeiro sanguessuga dos EUA e de todos outros países e quer apenas sugar mais ainda o Brasil.

  8. Marco, é engraçado como tem Brasileiro que acha normal os outros países possuírem varias bombas nucleares e nos nenhuma? Por que será? Será o velho complexo de inferioridade?

  9. Lá vai ele de novo metendo o nariz onde ele não é chamado.

  10. Rafael :
    Lá vai ele de novo metendo o nariz onde ele não é chamado.

    Deveriamos deixar eles nos chamarem, ou ficarmos de fora deste rolo.Sds.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: