Articles

Morre Yanayev, líder do golpe que acelerou o fim da URSS

In Geopolítica, História on 24/09/2010 by E.M.Pinto

https://i0.wp.com/i0.ig.com/fw/jl/yi/w4/jlyiw4ai7jy7qxsrjeujatph.jpgVice-presidente soviético tentou assumir o poder em 1991, mas não teve apoio; Boris Yeltsin liderou contrarrevolta.

Morreu Gennady Yanayev, o comunista linha-dura que se declarou presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) durante a tentativa de golpe de 1991 — a qual acelerou a desintegração do país –, informou o Partido Comunista da Rússia nesta sexta-feira.

Yanayev, de 73 anos, morreu de uma “doença grave e duradoura”, informou a agência de notícias Interfax, citando uma fonte médica. O Partido Comunista confirmou que ele havia falecido em Moscou, mas não informou a causa da morte.

Yanayev declarou estado de emergência no dia 19 de agosto de 1991, dizendo a telespectadores espantados que o líder soviético Mikhail Gorbachev — que era mantido em prisão domiciliar na Crimeia –, estava “descansando” e “precisava de tempo para recuperar sua saúde”.

http://iconicphotos.files.wordpress.com/2009/09/wyeltsin_0507.jpg?w=670&h=460

As mãos e a voz de Yanayev tremiam, levantando suspeitas entre os telespectadores. Ele e os outros conspiradores, conhecidos como a “Gangue dos Oito”, formaram o Comitê Estatal de Emergência para governar, mas não obtiveram apoio público e militar suficiente.https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/ago.jpg?w=200

Boris Yeltsin, presidente da então república soviética da Rússia, chegou à sede do Legislativo, a Casa Branca no rio Moscou, e convocou uma greve geral para resistir ao golpe.

Tanques entraram em Moscou, protestos foram proibidos e jornais pró-reformistas foram fechados, enquanto os conspiradores buscavam conter a resistência. Uma multidão de manifestantes revoltados se aglomerou em frente à Casa Branca e o golpe fracassou três dias após seu início.

Imagens de Yeltsin de pé em cima dos tanques persistiram como símbolo do fracasso do golpe que acelerou a desintegração da União Soviética. O desmantelamento foi concretizado quando Gorbachev renunciou, no dia 25 de dezembro de 1991.

Yanayev, vice-presidente soviético na época do golpe, foi julgado por alta traição à pátria e poderia ter sido condenado à morte. Ele passou mais de um ano na prisão, mas foi libertado antes do início do julgamento.

Fonte: Último Segundo

6 Respostas to “Morre Yanayev, líder do golpe que acelerou o fim da URSS”

  1. Ótimo que esse velhaco se foi…… comunista só é bom na lápide.

  2. xtreme :
    Ótimo que esse velhaco se foi…… comunista só é bom na lápide.

    Vc está sendo mt radical,ele era socialista, pois comunista só DEUS.É eu sinto falta da velha URSS,era o contraponto efetivo aos ianks .Só nesse aspecto, no + foi ótimo as “repúblicas” q se libertaram do último grande império .Sds.

  3. Essa é uma daquelas notícias que por alguma razão desconhecida não vai passar no jornal nacional, bem eu sinto um sentimento de conflito concordo, carlos argus a URSSA era uma bom ponto de contra ponto ao império yanke, mas também era uma ditadura, então não sei, continuem postando notícias como essa é isso que faz esse blog ser tão bom.

  4. vc sente falta é …

    migre pra cuba ..coreia do norte..irã ..e vera como vive todo cidadão que não é membro da “Nomenclatura” dominante …rsrsrs

  5. ultimo grande imperio? sera mesmo?

  6. ..como um contraponto aos ianks, é concordo com vc q a Nomenklatura era o bom , p alguns, da mesma, foi ótimo a sua desintragação,foi ruim p o poder mundial q ficou centralizado nos ianks;os srs absolutos da guerra. …Sds.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: