Articles

Exército da Colômbia colocou GPS na bota de líder das Farc

In Conflitos, Inteligência e Espionagem, Segurança Pública, Terrorismo on 25/09/2010 by E.M.Pinto

https://i2.wp.com/i0.ig.com/fw/4g/wy/mz/4gwymzfn2bx70vvyw2a3bxqpw.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Inteligência conseguiu rastrear comunicação da guerrilha em que Mono Jojoy pedia por calçados especiais em razão da diabetes.

O Exército da Colômbia conseguiu localizar com precisão o líder das Farc conhecido como Mono Jojoy, pois havia colocado um GPS (localizador via satélite) na bota do guerrilheiro, segundo fontes militares citadas pela rádio local RCN. Jojoy, chefe militar da guerrilha, morreu em operação das forças de segurança colombianas no departamento (Estado) de Meta, centro do país, na quinta-feira.

Jojoy sofria de diabetes, e os problemas de circulação decorrentes da doença causavam feridas em seus pés. Em comunicações das Farc interceptadas pela inteligência colombiana, o guerrilheiro pedia por botas especiais em razão das feridas.

O Exército conseguiu implantar o GPS nas botas que foram enviadas ao líder guerrilheiro, conseguindo assim rastrear sua movimentação.

Na segunda-feira, os militares bombardearam o acampamento onde ele se encontrava, mas não conseguiram atingi-lo. Jojoy então seguiu para outro acampamento, onde morreu durante bombardeio na madrugada de quinta-feira.

Botas e rolex

As botas, assim como um relógio Rolex e remédios para a diabetes, ajudaram o Exército a fazer uma primeira identificação do cadáver. A Justiça fará testes para confirmar que efetivamente se trata de Víctor Julio Suárez Rojas, verdadeiro nome do guerrilheiro. Seu corpo chegou nesta sexta-feira a Bogotá.

Leia também:


O governo da Colômbia oferecia uma recompensa de US$ 2,7 milhões por Jojoy, considerado pelas Forças Armadas o líder guerrilheiro mais violento e sanguinário e acusado de centenas de assassinatos, massacres e sequestros durante o conflito interno colombiano. Ele foi o idealizador da estratégia das Farc de seqüestrar policiais e militares para trocá-los por guerrilheiros presos.

A guerrilha afirmou nesta sexta-feira que continua “reivindicando uma oportunidade para a paz, não para a rendição”, em seu primeiro pronunciamento após a morte de Mono Jojoy.

Fonte: Último Segundo

14 Respostas to “Exército da Colômbia colocou GPS na bota de líder das Farc”

  1. Líder gerrilheiro com relógio rolex?????

  2. GPS na bota? percebe-se um inconfundível DNA israelense na operação

  3. Isso é trabalho de inteligência e se tiver o “DNA” de Israel nessa operação, então, os colombianos só tem a agradecer a eles por esta ajuda, que mandou para o inferno esse narco-traficante.

  4. Animal Farm – George Orwell e todos entenderão Farcs, Venezuela, Cuba, Bolívia e claro o nosso grande atual Brasil.
    GPS na Bota, assinatura do Mossad com certeza. Estes caras das Farcs estão fora do seu tempo e realidade. Arrastaram para mata pobres coitados descamisados e desesperançosos com a Colombia e ainda se aliaram ao tráfico. O engraçado é que a Colômbia com ajuda americana está se dando melhor do que o México que é membro do Nafta e têm uma grande fronteira com o Estado do Tio Sam.

  5. Dever o dedo do mossad nessa historia.

  6. Hauhauahauh….. eu queria entender isso. Pois o problema não é o GPS na bota, mas sim um rádio transmissor para transmitir a localização dada pelo GPS.
    Ou seja,

    GPS + BATERIA + ANTENA + (GPRS ou algo similar para transmitir os dados de localização dado pelo GPS) -> tudo isso dentro de uma bota?

    Caraca!!!!!

  7. Gostaria de saber se , mais uma vez houve participação dos Super Tucanos na operação..

  8. VERIFICA-SE QUE COM INTELIGENCIA SE RESOLVEM AS COISAS BOAS E AS MÁS.

  9. Wolfpack :
    Animal Farm – George Orwell e todos entenderão Farcs, Venezuela, Cuba, Bolívia e claro o nosso grande atual Brasil.
    GPS na Bota, assinatura do Mossad com certeza. Estes caras das Farcs estão fora do seu tempo e realidade. Arrastaram para mata pobres coitados descamisados e desesperançosos com a Colombia e ainda se aliaram ao tráfico. O engraçado é que a Colômbia com ajuda americana está se dando melhor do que o México que é membro do Nafta e têm uma grande fronteira com o Estado do Tio Sam.

    Isso é q é mt estranho, é como se alguém se quissesse q o México fique bem píor do q já está, e olha q tem mortes td os dias de ambos os lados. ,mt estranho mesmo.Sds.

  10. André Oliveira :
    Gostaria de saber se , mais uma vez houve participação dos Super Tucanos na operação..

    Sim,como foi dito no Tópico “O que o futuro reserva para as Farc:-O general Manuel José Bonett destaca o uso dos aviões Supertucano, que são muito efetivos no combate, e também o desenvolvimento de tecnologias que podem ser usadas na luta contra a insurgência.” (retirado do blog Plano Brasil,esse mesmo =P).

    Muito inteligente eles,queria saber mais detalhes de como que foi implantado o GPS,e todos os transmissores na bota dele.

  11. perguntador persistente :
    Líder gerrilheiro com relógio rolex?????

    boa observação hehehe

  12. anticomunista :

    perguntador persistente :
    Líder gerrilheiro com relógio rolex?????

    boa observação hehehe

    Falou tudo

  13. Será que não há líderes do MST andando de pick-up cabine dupla, morando em casa confortável e com Rolex no pulso? Duvido que não…

  14. Edu Nicácio :
    Será que não há líderes do MST andando de pick-up cabine dupla, morando em casa confortável e com Rolex no pulso? Duvido que não…

    e morando em belas casas…na cidade.
    mas tem uns foristas tão crentes nesse pessoal.
    qdo mais tarde bater a consciência (se é que algum dia vai chegar) vão pensar: “como algum dia acreditei em tudo aquilo?”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: