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Gripen Demo voa com novos tanques de combustível

In Aviões de Combate, Defesa, tecnologia on 25/09/2010 by konner7

https://i2.wp.com/www.revistaasas.com.br/asas/news_img/Stefan_Kalm_SKA3097.jpg

A Saab acaba de introduzir no Gripen Demo, plataforma que vem sendo utilizada como testes para o futuro Gripen NG, dois tanques externos de combustível com capacidade de 450 galões cada (1.700 litros).

Durante o voo de testes, a aeronave foi configurada com dois mísseis de curto alcance guiados por infravermelho Iris-T (na ponta das asas), dois mísseis de longo alcance guiados por radar MBDA Meteor (cabides externos das asas), dois tanques de combustível de 1.700 litros (cabides internos das asas) e duas bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway II (posição central).

https://i0.wp.com/www.revistaasas.com.br/asas/news_img/Gripen_Demo_with_large_drop_tanks.jpg

Os novos tanques de combustível, que foram desenvolvidos pela empresa da Suíça Ruag, vão aumentar substancialmente o alcance operacional do Gripen NG, uma vez que os tanques anteriores disponíveis tinham capacidade máxima de 300 galões (1.135 litros).

Fonte:Revista Asas

24 Respostas to “Gripen Demo voa com novos tanques de combustível”

  1. Os F414 devem estar esguelados neste Gripen obeso, como o motor do Honda Civic (chora muito)… Com esta carga toda acho que servirá só pra transporte VIP.[ ]s

  2. Ate um tanque externo é motivo para ser notícia, o importante é estar na mídia. So não entendo o motivo, ja que segundo alguns, so com o aumento do tanque interno ele pode sair da sibéria e atacar o chile.

  3. Ronaldo só se no meio do caminho o piloto estiver disposto a nadar no meio do pacifico.

  4. Isso dai e pro brasil comprar por isso esse modelo

    tomara que o brasil desista

  5. Wolfpack o F 414 aguenta o tranco enquanto aquela coisa da jaca nem energia consegue gerar pra aumentar os avionicos.

  6. Jaka volta lá no humor no gancho, vc é o premiado do dia.

  7. Tem razão Rogerio isso aí lembra até mercadoria de camelo. Mas serviria para os pilotos da FAB treinar e posteriormente entrar num caça de verdade, como o Rafale ou F18.

  8. Wolfpack :
    Os F414 devem estar esguelados neste Gripen obeso, como o motor do Honda Civic (chora muito)… Com esta carga toda acho que servirá só pra transporte VIP.[ ]s

    Ganhou + automônia e ficou + pesado.Tá fora do FX 2, ainda bem. Sds.

  9. Perigo mesmo são as asas recauchutadas desprenderem do gripinico….hohohooooo

  10. Concordo que o F414 é um motor muito fiável, é verdadeiramente muito bom.
    O problema é o sobrepeso e a perda de desempenho…

    Quanto ao M-88, que eu saiba a relação peso potência do Rafale é muito boa e uma nova versão está a caminho…

    Agora se é para falar de motor americano com força para um monomotor… aí… só vejo espaço para dois:
    PW F100
    GE F110
    Por isso que o primo Falcão e a prima Águia voam na USAF até hoje e muito bem obrigado!

  11. Carlos Augusto :
    Tem razão Rogerio isso aí lembra até mercadoria de camelo. Mas serviria para os pilotos da FAB treinar e posteriormente entrar num caça de verdade, como o Rafale ou F18.

    Isso a Inglaterra ja faz a tempos, deixa os pilotos brincando nos Gripen para depois conhecerem o que o Typhoon é capaz de fazer =)

  12. vejo todo caça com uma única turbina como caça popular… rsrsrsrs… 1.0

  13. xtreme, me permitindo o complemento, entre o Gol e o Golf tem bem mais do que só um F não é?

  14. Dois misseis BVR.
    Dois misseis WVR.
    Duas PaveWay.
    Dois tanques externos de 1700 litros.

    Configuração excelente de ataque.

  15. Acho que seria interessante comprar um monte desses populares a um otimo preco e usarmos para “policiamento ” dos nossos ceus ao inves de meia duzia de rafales que ainda mais sao de uma tecnologia quase que unica.Os Gripen Sao avioes bem mais simples , economicos em varios aspectos,e parece que estao dispostos a muita coisa para obter o contrato, nos parece ser a melhor oferta de transferencia de tec. .Sera que podemos dizer que a Dassault precisa de nos para sobreviver e a Saab para “desenvolver”?! Me parece que essa seja uma boa colocacao .Sei que os Rafaelistas vao dizer que este aviao nunca saiu do chao, mas e dai??? Tudo tem o seu preco !Se essa porcaria nao sair do papel , eles nao irao ver a cor do $$ e vao pro brejo de uma vez.Sera que podemos confiar nos franceses? Os motores GE nao sao um otimo exemplo a copiar ? A Embraer os usa!Porque vamos mexer em outra tecnologia completamente diferente.

  16. Carcará :
    Concordo que o F414 é um motor muito fiável, é verdadeiramente muito bom.
    O problema é o sobrepeso e a perda de desempenho…
    Quanto ao M-88, que eu saiba a relação peso potência do Rafale é muito boa e uma nova versão está a caminho…
    Agora se é para falar de motor americano com força para um monomotor… aí… só vejo espaço para dois:
    PW F100

    Wolfpack :
    GE F110
    Por isso que o primo Falcão e a prima Águia voam na USAF até hoje e muito bem obrigado!

    Os F414 devem estar esguelados neste Gripen obeso, como o motor do Honda Civic (chora muito)… Com esta carga toda acho que servirá só pra transporte VIP.[ ]s

    Problema é que os Franceses não tem interesse e o principal, dinheiro, para desenvolver novas versões, mais potentes, do M-88. A relação peso/potência do Rafale hoje pode ser boa mas com o incremento de armas e sensores ele inexoravelmente ficará subpotenciado, limitando o potencial do caça. Talvez por isso os franceses querem os trouxas aqui(nós e os árabes) banquemos o desenvolvimento do mesmo. Por seu turno o F-414 possui um bem elaborado planejamento de aperfeiçoamento e aumento de potência, tal e qual seus primos F-100 e F-110, e já em 2012 entrará em serviço uma versão com 25.000 lbs de empuxo ou seja, bem mais que o M-88.

  17. O Gripen ficou bonito nessa configuração não da pra negar.

    Fico imaginando o Su-35BM e o Gripen C melhorado voando na FAB deixaria muita gente feliz eu também… Mas o Rafale tem seu brilho e vem com transferência de tecnologia e pode vim a se usado pela MB e é o melhor avião para combate a curto alcance superior a qualquer outro.

    Só que eu me pergunto como os defensores do NG podem falar da potencia do motor do Rafale ele tem uma relação de peso potencia de 1.15!! nem o F-15E, F-16E, F/A-18E, Gripen tem o EF-2000 empata e o Su-35BM, F-35 e F-22 ganham.

    * Gripen C melhorado seria pra mim = radar AESA e o motor F-414.

  18. carl94fn :
    O Gripen ficou bonito nessa configuração não da pra negar.
    Fico imaginando o Su-35BM e o Gripen C melhorado voando na FAB deixaria muita gente feliz eu também… Mas o Rafale tem seu brilho e vem com transferência de tecnologia e pode vim a se usado pela MB e é o melhor avião para combate a curto alcance superior a qualquer outro.
    Só que eu me pergunto como os defensores do NG podem falar da potencia do motor do Rafale ele tem uma relação de peso potencia de 1.15!! nem o F-15E, F-16E, F/A-18E, Gripen tem o EF-2000 empata e o Su-35BM, F-35 e F-22 ganham.
    * Gripen C melhorado seria pra mim = radar AESA e o motor F-414.

    Amigo Carl:

    Gripen C com Radar AESA e motor F-414 é quase um NG. Assm é melhor ficar com o NG mesmo. O problema do motor do Rafale é que ele não apresenta um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento tão consistente quanto o do F-414.

  19. Gripentelhos sonhadores…

    Gripen C assim como essa Gambiarra Demo tem que ter a fuselagem modificada estruturalmente pra suportar o F414 mais potente.
    Não é simplesmente trocar o F404 velho pelo F414.
    F414 é prometido pro NG mas vai ficar somente nos Super Hornets mesmo.
    Mas na trollagem vale tudo pra engrandecer essa bostica.

  20. Caro Maddog, em termos de peso a turbina GE-414 é pouca coisa(100kg) mais pesado que o GE-404. Em termos de dimensões são as mesmas. Mas é 20% mais potente(17.700lbs para 22.000lbs). Ou seja as modificações para acondicionar foram feitas, e a principal era aumentar a área das tomadas de ar do Gripen.

    []’s

  21. Carcará :
    xtreme, me permitindo o complemento, entre o Gol e o Golf tem bem mais do que só um F não é?

    até pode ter ..mais .. se vou levar tiro.. prefiro ..poder voltar para casa se o F da esquerda parar…rsrsrs

  22. Engraçado é o preconceito risível e infundado de alguns com caças monomotores. Indica desconhecimento da história da aviação, no mínimo. Esquecem que caça famosos como o Mirage III e o Mig-21 eram monomotores. E o magnífico F-16 também é monomotor assim como o F-35. Recomendo aos ilustres senhores a leitura dos postulados do Maj John Boyd da USAF.

  23. hms tireless

    Assino em baixo. Preconceito bobo, infantil e utópico. Ficar achando que o Brasil vai investir em caças caros e mante-los voando o ano inteiro é coisa de criança sonhadora…Vamos de bom, bonito e barato que ja estaremos num lucro danado!

  24. Realmente parece que a prosperidade economica mexeu com a cabeça de muita gente, coisa de pobre que começa a melhorar de vida… Pelo que leio e escuto julgam o Grippen como uma porcaria, opiniões infatis sobre uma máquina que alcançou todos os requisitos de seu projeto original. Pode ser um caça de pequenas dimensões para ser usado pelo Brasil, mas ai é outra coisa, tecnologicamente é uma obra prima. Sou a favor do Grippen, acredito que esse pequeno nos deixaria muito bem na fita..

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