Articles

Rússia aceita Turquia na negociação nuclear com o Irã

In Geopolítica on 25/09/2010 by konner7

https://i0.wp.com/www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/0043c.JPG

EFE  —  O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Riabkov, disse que o país vê com bons olhos a participação da Turquia nas negociações nucleares com o Irã, como solicitou Teerã.

“Ainda não realizamos consultas preliminares a respeito, mas a Rússia considera que a participação da Turquia seria útil em certo momento”, disse Riabkov em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo diário governamental “Rossiyskaya Gazeta”.

Riabkov lembrou que Turquia e Brasil assinaram em junho passado, em Teerã, um acordo que prevê o envio de urânio iraniano enriquecido a 3,5% à Turquia, para receber em troca combustível enriquecido até 20%, para uso civil.

Até agora, a Rússia tinha sido contra a participação de turcos e brasileiros nas negociações, com o argumento de que o Conselho de Segurança da ONU reconheceu o “grupo 5+1” (formado pelos cinco membros permanentes da cúpula mais a Alemanha) como líder informal para abordar a questão das regras do programa nuclear iraniano.

O Irã, por sua vez, sempre advogou pela necessidade de ampliar as próximas negociações sobre seu programa nuclear a outras nações, como Turquia e Brasil.

Teerã considera que nas negociações poderiam estar tanto o chamado Grupo de Viena (formado pelos EUA, França, Rússia e a Agência Internacional de Energia Atômica) e o grupo 5+1, como também Turquia e Brasil.

Esta semana, o Irã voltou a instar EUA, Rússia e França a voltarem à mesa de negociações para abordar a troca de urânio enriquecido no exterior por combustível nuclear para um reator científico em Teerã.

Os países do grupo 5+1, por sua vez, propuseram ao Irã retomar o diálogo interrompido no ano passado para encontrar uma solução negociada sobre suas ambições nucleares.

Fonte: Terra

9 Respostas to “Rússia aceita Turquia na negociação nuclear com o Irã”

  1. A Russia não cita o Brasil…Parece que estamos começando a incomodar… A projeção do Brasil como ator e não espectador incomoda…

  2. Carlos Cruz :
    A Russia não cita o Brasil…Parece que estamos começando a incomodar… A projeção do Brasil como ator e não espectador incomoda…

    Se olhar-mos desse jeito, tá parecendo, deve ser pelo fato do BRASIL ñ comprar os seus excelente Su 35BM,realmente os melhores do mundo, Sds.

  3. O jaguar está crescendo, a águia e o urso estão com medo , eles estão certos. sds.

  4. Meu caro Carlos, nem tanto ao ceu, nem tanto ao inferno,o grande problema ai, chama-se jogo de interesse;Russia, EUA ou melhor o denominado grupo dos 5+1, ja começam a vislumbrar o pais tipiniquim como um play global e isso os incomoda,pensando assim nada mais justo do que desassociar este tal pais de qualquer reunião em que o mesmo possa se opor as grandes manobras de interesse dos mesmos,isso é politica e estratégia global.

  5. Russia e EUA com medinho do Brasil ..hummm..pegadinha né…rsrsrs

    estratégia diplomática.. pura.. normmalmente. se usa peões para começar uma jogada…ops..quis dizer.. rodada diplomática…rsrsrs

  6. A CEREJA DO BOLO.

    Para mim,o que está em pauta é o comércio mundial da energia nuclear,tal energia tem como a sua característica ser de massa,ou seja,seu consumo só é comparável ao petróleo.
    A luta é quem controlará tudo isso.

  7. Carlos Argus, eu também queria que o SU35 ganhasse o FX2, mas começo a entender porque não levou… Veja esse link aí abaixo:
    http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=951

  8. O problema não é o Brasil entrar como jogador mas sim como o Brasil joga. E como o Basil joga na defesa incondicional do regime iraniano incomoda EUA e Rússia, este último certamente não quer um Irã nuclear no seu quintal

  9. Clovis Henrique Arrua :Charles Argus , I also wanted SU35 to win the FX2 , but beginning to understand why it did not take … See this link here below:http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=951

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: