Articles

Brasil articula instalação de embaixada no Afeganistão

In Geopolítica on 26/09/2010 by konner7

https://i0.wp.com/www.tudosobrexanxere.com.br/images/uploads/desfile%20c%C3%ADvico.jpg

Agência Brasil

Os diplomatas brasileiros articulam a instalação de uma embaixada do Brasil em Cabul, no Afeganistão. No próximo sábado, uma missão formada por representantes de vários setores do governo segue para a capital afegã, onde fica até terça-feira para fortalecer parcerias. Um acordo técnico entre o Brasil e o Afeganistão foi assinado em 2006 e, em fevereiro deste ano, entrou em vigor.

O Itamaraty informou que a missão brasileira foi organizada para atender à demanda do governo do Afeganistão. Desde os anos 70, o país vive em conflito armado. Diferenças ideológicas, étnicas e religiosas dividem os políticos e os cerca de 10 milhões de afegãos.

Em 2001, no governo do ex-presidente americano George W. Bush, o Afeganistão foi por tropas americanas sob a alegação de que era necessário capturar Osama Bin Laden, apontado como o responsável pelo ataque de 11 de Setembro aos Estados Unidos, que mantêm até hoje militares na região.

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu recentemente que a guerra no Afeganistão é cada vez mais impopular entre os americanos. O país asiático é governado pelo presidente Hami Karazai, cuja vitórias nas eleições teve o apoio dos Estados Unidos, mas foi questionada por políticos locais. Diariamente, dezenas de afegãos tentam deixar o país.

A missão que segue para o Afeganistão será liderada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. Também integram o grupo representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, e da Associação Brasileira de Gemas e Jóias (Abragem).

O objetivo é buscar possibilidades de prestar cooperação técnica nas áreas de agricultura, mineração e lapidação de pedras preciosas. Para intensificar os eventuais acordos há reuniões marcadas com autoridades e técnicos afegãos. As reuniões ocorrerão no escritório local do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

A ideia é firmar parcerias na área agrícola para o desenvolvimento do cultivo da soja e do trigo, além das técnicas de extensão rural e de extração e beneficiamento de gemas e o fortalecimento do sistema de supervisão de produção mineral.

Fonte: Terra

4 Respostas to “Brasil articula instalação de embaixada no Afeganistão”

  1. -ITAMARATY, A EMINÊNCIA PARDA.

    QUEM SE HABILITA A SER EMBAIXADOR DO BRASIL NO AFEGANISTÃO ?-Hehehe…

    O receio é que nos envolvemos muito com tudo aquilo,sendo alvos de terrorista,também.
    Não devemos cometer os mesmos erros da Espanha,se envolveu em um assunto que não era com ela, e deu no que deu,foi alvo de terroristas,e não tinha entre as vítimas na estação de Madri,embaixador ou político,era só “o zé polvinho”.
    O ITAMARATY,está brincando com a nossa segurança interna,será que não há alguém que coloque parâmetro naquela instituição?

  2. Há uma diferença enorme entre uma embaixada e um exército no território estrangeiro. Se quisermos prosperar teremos que ariscar. A Espanha é membro da OTAN logo é “obrigada” a cooperar nas ações militares promovidas pelos seus outros membros. Isto expôs o país ‘a ataques terroristas.

  3. Amon :
    Há uma diferença enorme entre uma embaixada e um exército no território estrangeiro. Se quisermos prosperar teremos que ariscar. A Espanha é membro da OTAN logo é “obrigada” a cooperar nas ações militares promovidas pelos seus outros membros. Isto expôs o país ‘a ataques terroristas.

    Falou é disse, pq tanta demora? Boa viagem ao n embaixador em terras Afegãs.Sds.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: