Articles

Internacionalização da Amazônia? James Cameron e sua demagogia

In Geopolítica on 15/04/2010 by E.M.Pinto Marcado:

https://i0.wp.com/3.bp.blogspot.com/_6886BCkrAL0/SS_nmt1vVtI/AAAAAAAADO4/DhJ6kcAEArY/s400/internacionalizacao-amazonia-1%5B1%5D.gif
O diretor de “Avatar” James Cameron e a atriz Sigourney Weaver vieram ao Brasil promover o filme “Avatar”. Aproveitaram e fizeram um pouco de demagogia ecológica, se manifestando contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, com um potencial gigantesco de geração de energia elétrica e que tem tudo para auxiliar o Brasil a ter a energia necessária para o crescimento esperado do país nas próximas décadas.

Por que James Cameron não toma conta da ecologia dos EUA? Por que ele não critica a geração de energia nuclear e termelétrica nos EUA, bem piores que a energia hidrelétrica?

O diretor deveria deixar de ser demagogo e não se intrometer no problema dos outros. Ele só está fazendo isso por puro marketing, aliás um marketing patético, querendo associar as idéias ecologistas de seu filme à realidade, mas faz isso de modo torto e marqueteiro. Quantos milhões de dólares de seus lucros ele doou para a preservação da Amazônia? Zero. Fazer verborragia e bater bumbo em Brasília e na Amazônia é muito falso.

No G1, li o seguinte:
“Em Brasília, Cameron Brasília disse que “o problema de Belo Monte não é só do Brasil” e que iria pedir apoio de congressistas norte-americanos na luta contra o projeto. “Esta não é uma questão só do Brasil, mas do mundo todo. Vou para Washington para conversar com senadores”, afirmou.

Segundo o cineasta, a usina vai desalojar a população ribeirinha e pode acelerar o aquecimento global. Ele explicou que a construção da hidrelétrica vai provocar a inundação da vegetação nativa e gerar gás metano. “Washington deve ter interesse [em evitar a usina]. É um problema internacional. O reservatório vai provocar o impacto do metano, que é 20 vezes mais danoso do que o gás carbônico”, afirmou.”


Não satisfeito em se intrometer, falou uma série de bobagens. A construção da Usina não é danosa como ele falsamente afirma sem provar e ainda por cima quer que os EUA se intrometa em questões particulares do Brasil. Por que este demagogo não vai tomar conta do país dele, que quer explorar mais petróleo no Alasca? Isso sim colabora para o aquecimento global.

O Brasil não pode e não vai aceitar palpite do governo americano, sobre o que pode ou não fazer em seu território. O que causa destruição de vegetação são as empresas norte-americanas, que investem em grandes empresas criadoras de gado na Amazônia.

Também prejudica nosso meio-ambiente a biopirataria causada pela indústria química norte-americana que gosta de vir ao Brasil para roubar ervas brasileiras e com elas ganhar muito dinheiro, com xampus e extratos medicinais. Lembrando que fazem isto corrompendo e comprando os índios.

O diretor hipócrita poderia fazer uma campanha nas fábricas de automóveis norte-americanas, pressionando-os a lançarem maciçamente carros híbridos ou elétricos, pois os carros americanos são grandes responsáveis pelo aumento do aquecimento global. Por que ele também não pressiona os EUA à assinarem os acordos para a redução da poluição e os cortes de emissão de CO2?

A legislação ambiental para a construção da Usina de Belo Monte vem sendo respeitada e demagogos americanos não têm o direito de palpitar sobre os problemas do Brasil.

James Cameron agiu de maneira desonesta, mentirosa e os EUA não tem o direito de opinar sobre a construção de uma usina no Brasil, porque afinal de contas nosso país não fica dando palpite da exploração de petróleo no Alaska ou nas usinas termelétricas poluidoras americanas.

Essa coluna da Revista Época(clique aqui) também detonou a fanfarronice do James Camarão.

Lá, postaram algo excelente:

Diz o Estatuto do Estrangeiro:

LEI Nº 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980.

Art. 107. O estrangeiro admitido no território nacional não pode exercer atividade de natureza política, nem se imiscuir, direta ou indiretamente, nos negócios públicos do Brasil, sendo-lhe especialmente vedado: I – organizar, criar ou manter sociedade ou quaisquer entidades de caráter político, ainda que tenham por fim apenas a propaganda ou a difusão, exclusivamente entre compatriotas, de idéias, programas ou normas de ação de partidos políticos do país de origem.

II – exercer ação individual, junto a compatriotas ou não, no sentido de obter, mediante coação ou constrangimento de qualquer natureza, adesão a idéias, programas ou normas de ação de partidos ou facções políticas de qualquer país;

II – organizar desfiles, passeatas, comícios e reuniões de qualquer natureza, ou deles participar, com os fins a que se referem os itens I e II deste artigo.

Art. 125. Constitui infração, sujeitando o infrator às penas aqui cominadas:

XI – infringir o disposto no artigo 106 ou 107:

Pena: detenção de 1 (um) a 3 (três) anos e expulsão.

Fonte: Blog Jornalisticamente falando

Nota: Pessoalmente não assisto mais a um so filme do “james camarão”!
Vinicius Morais

Fonte: Hangar do Vinna

22 Respostas to “Internacionalização da Amazônia? James Cameron e sua demagogia”

  1. “Em Brasília, Cameron Brasília disse que “o problema de Belo Monte não é só do Brasil” e que iria pedir apoio de congressistas norte-americanos na luta contra o projeto. “Esta não é uma questão só do Brasil, mas do mundo todo. Vou para Washington para conversar com senadores”, afirmou.

    …É patética as declarações desse senhor, ainda bem que eu baixei o filme dele da internet(NÃO É TUDO AQUILO…)….Ele acha que o Brasil é alguma “Republica da Banânia”…por que será que ele não fala das mazelas do seu pais….nem merece citação esse besta!

  2. Os efeitos especiais são ótimos, porém a história muito ruim. Só quem tem 20 anos não percebe. Quanto as declarações do mesmo. No dia em que nós começarmos trata-los em nosso solo como eles nos tratam em seus respectivos países…. quem sabe…. A guerra mais sutil se dá na colonização de mentes e corações através de nossas emissoras de televisão.

  3. Esse cidadão era para ter sido convidado a se retirar imediatamente do país e ter o seus trabalhos censurados. Com certeza na Venezuela ou no Irã teria ocorrido algo dessa natureza.

  4. Até quando, nós brasileiros, que temos o país mais rico do mundo, temos que aceitar este tipo de manifestação infeliz e intervencionista aos interesses da nossa nação, UM ESTRANGEIRO VEM CONVIDADO OU SE AUTO-CONVIDA PARA UM EVENTO E VOMITA UM MONTE DE ASNEIRAS E NENHUMA AUTORIDADE DO ESTADO DO PARÁ, TOMA ALGUMA PROVIDÊNCIA. Se aproveitam dos ingênuos ou inteligentes índios e nativistas ecológicos, fazem bastante barulho e como estrangeiros que são, não é aplicada a lei por nossas autoridades de plantão.

  5. Acho que o mundo deveria ser menos “Regionalista”.

    Eu sou totalmente contra esse maldito bairrismo que é o principal motivo de tantas guerras. Moramos todos no mesmo planeta, independente de país, estado, cidade ou bairro.

  6. Isso deve ser dor de cotovelo por que a ex-mulher ganhou os oscars que ele achavam que já estavam no papo…aí vem encher o saco aqui. Por que não vai protestar contra a guerra do Iraque lá em washington….

  7. Alguém pode me explicar o que este ilustre senhor tem com a construção de Belo Monte, e a internacionalização da Amazônia, nem brasileiro é o cara, quer entrar aqui e fazer baderna, o que é que um cineasta tem a ver com ecologia, deve ser a mesma coisa que um prefeito tem com caça só pode ser,baita palhaçada.
    Abraço

  8. “James Cameron agiu de maneira desonesta, mentirosa e os EUA não tem o direito de opinar sobre a construção de uma usina no Brasil, porque afinal de contas nosso país não fica dando palpite da exploração de petróleo no Alaska ou nas usinas termelétricas poluidoras americanas.”

    É assim que eles (EUA) agem e só nos revoltou mais ainda porque somos brasileiros e falaram do nosso país, mas fazem isso a tempo com outros, os outros nunca podem fazer nada não podem se desenvolver, o Irã já está ameaçado porque quer crescer, chega a dar uma certa raiva sabendo de asneiras como essa, coisas absurdas que só não surpreendem mais porque são vindas de um só país, Estados Unidos o árbitro do mundo.

  9. O seu proprio filme mostra isso.
    Soldados de uma planeta (EUA) vão na floresta para matar os nativos (bloquear os donos) e ruobar seus minerais, destruir a natureza para sua gerar a sua energia.

    Ele respondeu o que os EUA querem na Amazônia.

    Mas ele é o diretor, diretor são pessoas que se acham “especiais”, no direito de achar que sabem de tudo.

    Vá endenter.

  10. Manter a região norte do Brasil desabitada, sem estrutura e subdesenvolvida é um objetivo estratégico dos yankes…

    Inclusive a facção política que trabalha aqui no Brasil, em pról dos interesses estadunidenses. Já implementou em Manaus no passado recente, uma política de desmonte, de “indústria arrasada”.

    Citação:
    —————————-

    “Em 08 anos de FHC e seu governo neoliberal, embora o senador amazonense Artur Virgilio Neto tenha sido Ministro da Casa Civil e líder do governo FHC, a Zona Franca de Manaus praticamente foi extinta. Ficou reduzida a 20 mil postos de trabalhos. O parque industrial, que hoje ostenta mais de 500 indústrias, mais parecia um “cemitério” de fábricas fechadas.

    A tática adotada pelos tucanos foi desonesta. Não poderiam fazer uma lei extinguindo algo consagrado na constituição porque isso causaria uma comoção popular no estado. Adotaram, então, como tática, impedir que as reuniões do CAS (Conselho de Administração da Suframa) se realizassem e, conseqüentemente, não aprovar qualquer outro projeto. A morte foi ocorrendo por inanição e estaria hoje consolidada se Lula não tivesse sido eleito e retomado o projeto nos moldes preconizado na constituição.

    Os 20 mil operários da era FHC se converteram em mais de 110 mil na era Lula. O CAS reúne regularmente e aprova dezenas de projetos novos a cada reunião. O parque se agiganta com indústrias limpas e a floresta agradece.”

    ————————————–

  11. fora ,fora, qual mais danos causa a natureza uma hidreletrica, ou uma usina atomica com lixo que nem em milhares de anos não se decompoe. Triste e ver um poder que era para defender nosso direitos embarca na onda e da um tremendo prejuizo ao povo de toda uma região e ao país inteiro por atrazar o que já está atrazado a mas de dez anos. Aposto que a maioria que é contra Belo Monte não deve precizar trabalhar ou mesmo de energia. Vai trabalhar turma … porque tem muita gente precisando de emprego para realmente trabalhar.

  12. Cara… é por isso que eu fico doente quando qualquer fdp proletário classe média de uma figa me fala que foi pra MIAMI comprar porcarias, ou pra ORLANDO dar pro mickey, ou pras EUROPAS compartilhar do mau cheiro dos europeus, volta pro Brasil e fala que lá é um lugar muito melhor…. Sumam daqui yankees e simpatizantes, o Brasil é um lugar melhor do que qualquer outro, tem apenas 500 e poucos anos e por isso ainda não é tão desenvolvido financeiramente e em tecnologia, mas é climaticamente, geograficamente e culturalmente o melhor lugar do mundo.

    Ja fui mais defensor do antipatriotismo , de que o mundo é um lugar só e que não podemos ser regionalistas, desculpem por este ódio adolescente, mas realmente me enfurece, não da pra ser menos regionalista quando os habitantes das outras regiões querem tomar a nossa região.

  13. Luiz :
    O seu proprio filme mostra isso.
    Soldados de uma planeta (EUA) vão na floresta para matar os nativos (bloquear os donos) e ruobar seus minerais, destruir a natureza para sua gerar a sua energia.
    Ele respondeu o que os EUA querem na Amazônia.
    Mas ele é o diretor, diretor são pessoas que se acham “especiais”, no direito de achar que sabem de tudo.
    Vá endenter.

    Faço minhas suas palavras.

  14. afzzz… mentira que esse kra falou isso…
    pelo jeito o kra só tem manha pra fazer filmes, pq pra falar de geografia e dizer que o que acontece em avatar está ocorrendo aqui na amazonia… asuhuashuhas… esse kra nao merece respeito de ninguem nao… tipico americano. Sempre intrometendo-se nos assuntos dos outros…

  15. Ianks go Home, Hasta la vista Cínicos…fora, se mandem, é td essas coisas.

  16. YANKEE, GO HOME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Argus, Indinho, pego o bonde andando

    GO BACK!!!!!!!!!!

  18. SERÁ QUE JÁ NÃO PASSAMOS DA HORA DE OUVIR O QUE A SOCIEDADE PENSA (PERCEBE) SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL (CAUSAS, EFEITOS, PR´´OS E CONTRAS)?

    Noso grupo – Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA (sem fins lucrativos) iniciou uma pesquisa na região da Grande Vitória (ES) com este objetivo. Interessados podem contatar roosevelt@ebrnet.com.br

  19. INKEE ,go H home…tá legal?

  20. ..eu vou continuar como “ianks go home”…combinado?

  21. Bom Dia ,

    Eu tenho orgulho de ter trabalhado nos anos 90 nos projetos de Balbina ( Am ) , Samuel ( Ro ) , Tucurui ( Pa )na época dos Sting , Kim Basinger é do ministro Michel Rocard que queriam jà intenacionalizar essa Amazonia que é minha secunda patria sendo casadao como uma mestiça da regiao .
    Meu unico pensamento é que eu nao trabalho mais no ramo das turbinas hidrolicas é que eu noa posse fazer parte dessse projeto !

    A hidrelétrica de Belo Monte se fara como se fizeram Tucurui , Balbina , Samuel ,
    mesma si ela nao tem a hora de dar prazer ao senhor James Cameron é dama Sigourney Weaver .
    Basta agora de querer internacionalizar o estoque de armas atomicas dos EUA , as reservas da Banca central do EUA que estao perigos mais importante pelo mundo inteiro que Belo Monte !

    Daniel BESSON é esposa da França .

Deixe um comentário