Articles

FREMM

fremm

fremm-italia1

SOBRE O PROJETO


O projeto das Frégates Européennes Multimissions, FREMM, resulta de uma parceria entre França e Itália e destina-se a desenvolver e construir uma nova classe de fragata multi-função.

O consórcio envolve os grupos Armaris, e DCNs além da Thales pelo lado Francês e Orizzonte Sistemi Naval e Fincantieri, Finmeccanica pelo lado Italiano.

Do lado Francês, serão desenvolvidas duas variantes distintas com otimização de uma determinada função.

A primeira versão será a ASW (Anti-submarine Warfare) ou guerra anti-submarino, e a segunda será a AVT (Action Vers La Terre) que terá a capacidade de atacar alvos em terra empregando para isso o novo míssil de cruzeiro MBDA SCALP.

A variante Italiana será ligeiramente diferente em desenho e sensores, mantendo o desenho mais próximo do recorrente projeto Horizon que culminou nos atuais navios da classe e na separação do programa e conclusão dos Contra-torpedeiros da britânicos da classe TYPE-45 DARING .

As fragatas FREMM serão navios em estado de arte e congregarão elevados níveis de automação e modularidade em seus projetos o que permitirá futuras modernizações e atualizações dos sistemas.


SISTEMAS ELETRÔNICOS


Os sensores adotados nas fragatas FREMM Italianas serão diferentes dos adotados nas fragatas Francesas.

A variante Italiana será composta por um radar principal EMPAR com capacidade de detectar alvos e rastrear 69 a um alcance máximo de 180 km. Por sua vez, a variante Francesa adotará o sistema de radar Herakles com alcance máximo de 250 km contra alvos aéreos e 80 km contra alvos de superfície.

A fragata francesa, adotará ainda 1 sistema IRST Ártemis (sistema de busca e rastreio por infravermelho) integrado ao radar principal destinado a função de controle de fogo.

Os sistemas de guerra eletrônica estão sendo desnvolvidos pela Thales e os de contra medidas-eleletrônicas pela SAGEM, este último será certamente o mais moderno sistema de defesa contra mísseis de nova geração do tipo NGDS.

O sistema de sonares é baseado no sistema Captas UMS-4249.


SISTEMAS DE ARMAS


O armamento que será instalado nas fragatas FREMM é bastante variado e deveras pesado para um navio destas dimensões e tonelagens,

Para defesa anti-aérea estes navios serão equipados com um um lançador vertical Sylver para 32 mísseis.

O míssil empregado por esse sistema será o Áster 15 guiado por radar ativo e com um alcance máximo de 30 km, porém, muito provavelmente a variante Francesa será equipada com o novo e mais capaz Áster 30.

Entretanto, as FREMM AVT Francesas, serão dotadas de lançadores verticais Sylver A-70, o que as capacita ao lançamento do míssil de cruzeiro SCALP capaz de engajar e destruir alvos terrestres a 1000 km de distancia.

Para ataque naval as fragatas francesas serão armadas com o novo míssil antinavio MBDA MM-40 Exocet Block-III de alcance nominal de 180 km, que além da capacidade anti-navio, é capaz de destruir instalações terrestres e alvos sobre a superfície em quaisquer condições.

A variante Italiana, empregará o míssil MBDA Otomat MK-2 Block IV, cujo desempenho é equivalente à nova versão do Exocet Block-III, porém de alcance inferior de 150 km

assim como o Exocet, o novo Otomat pode atacar alvos navais e terrestres também.

Os navios Italianos serão ainda equipados com sistema míssil-torpedo similar ao Norte Americano ASROC, trata-se do sistema de mísseis Milas composto pelo míssil Otomat equipado com um torpedo leve MU-90 (torpedo padrão da FREMM, de ambas as nações e variantes) . Sendo que o sistema tem um alcance máximo de 35 km e o torpedo MU-90 tem um alcance extra de 10 km.

As fragatas serão equipadas com uma bateria de canhão Oto Melara de 76 mm, porém a versão Francesa de ataque terrestre AVT será equipada com um canhão mais pesado de 120 mm Otobreda.

As FREMM Francesas serão equipadas com 4 metralhadoras .50 para defesa aproximada, enquanto que as italianas serão armadas com 2 canhões Oto Melara Oerlikon de 25 mm.

Ambas as variantes serão capacitadas a operarem dois helicópteros NH-90 ou EH-101 ou similares.


PROPULSÃO


O sistema de propulsão das FREMM será padrão e comum a todos os navios e será garantido pela adoção de uma turbina a gás General Electric / Avio LM-2500 G-4 de 32 MW de potencia.

O conjunto propulsor será composto por dois eixos para duas hélicese os navios poderão navegar à uma velocidade máxima de 50 km/h, e capacidade secundária (sigilosa) de 28 km/h e autonomia é de 11 000 km.


FICHA TÉCNICA


Tipo: Fragata multi-missão.

Tripulação: 108 tripulantes.

Deslocamento: 5 800 à 6 300 toneladas.

Comprimento: 137 m.

Boca: 19 m.

Propulsão: 2 turbinas a General Electric/Avio LM2500 G-4 de 32 MW de potência.

Autonomia: 11 000 Km.

Sistemas eletrônicos: versão Italiana, 1 sistema de Radar de busca Selex EMPAR com 180 km de alcance, versão Francesa, 1 Radar multi-função Herakles com 250 km de alcance contra alvos aéreos e 80 km contra alvos de superfície e 1 sistema IRST de detecção passiva, por último 1 sistema de Sonar Captas UMS-4249.

Sistemas de armas: ambas as variantes 1 lançador Sylver de 32 células para mísseis Áster 15, variante Italiana, 2 canhões Oto Melara de 25 mm anti-aéreos,4 lançadores de mísseis anti-navio MBDA Otomat MK-2 Block IV variante Francesa, 4 metralhadoras calibre .50 e 1 canhão de fogo rápido Oto Melara de 76 mm, Torpedos Eurotorp MU-90 e Mísseis MBDA Milas.

Variante Francesa 4 lançadores de mísseis MBDA MM-40 Block III Exocet, 1 canhão de fogo rápido Oto Melara de 76 mm, e 120 mm Otobreda na versão AVT. 1 lançador Sylver de 32 células para mísseis Áster 15, e provavelmente lançadores verticais Sylver A-70, para lançamento de mísseis de cruzeiro SCALP e de anti-aérea Áster 30 e sistemas de lançamento de torpedos Eurotorp MU-90.
Grupamento aéreo: Ambas as variantes serão capacitadas a operar até 2 helicópteros EH101 ou NH-90 ou ainda quais quer similares.

3 Respostas to “FREMM”

  1. […] FREMM […]

  2. Posso ver que se aquela matéria da Veja se concretizar a MB está fazendo um excelente negocio com os Italianos, pois a Fragata Italiana leva um certa vantagem no sistema de armamentos e ela tbm parece tem um disgner melhor tbm.

Deixe um comentário