Articles

TALWAR

krivak-iii1

SOBRE O PROJETO


Os navios da classe Talwar, são fragatas baseadas nos navios soviéticos da classe Krivak-III, no entanto estes navios incorporam inúmeros sistemas e tecnologias diferentes os quais seguem conforme especificações e necessidades específicas da Marinha Indiana.

Embora sejam essencialmente navios equipados com sistemas provenientes da Russa, as fragatas Talwar incorporam alguns sensores e sistemas de concepção ocidental, em sua maioria Francesa.

Os navios foram concebidos de forma a serem furtivos reduzindo a assinatura IV e minimizando a sua detecção por radares.

s fragatas desta série são facilmente identificáveis e distinguem-se das outras duas classes, por possuírem apenas uma torre com canhão de 100mm, colocado à proa. Na popa foram removidos os canhões e instalado um Hangar com pista de pouso para um helicóptero.
Navios deste tipo estão ao serviço na Rússia e na Ucrânia.
De fato as Talwar são na verdade uma nova derivação das fragatas da classe Krivak-III especificamente modificada com a incorporação de novos armamentos, radares e um casco com características furtivas e foram fragatas construídas no estaleiro Baltic Shipyard, São Petersburgo, Rússia, são modernas e multi-funcionais.


SISTEMAS ELETRÔNICOS


Os Navios estão equipados com um radar de busca de superfície 3Ts-25E-B Garpun que opera na banda I, utilizando os dois canais, o ativo e o passivo, este sistema permite a designação de alvos à longa distância. Os navios possuem ainda um sistema MR-212/201-1 também banda I- para navegação e um outro Kelvin Hughes 6000A Nucleos-2 é usado para para navegação e vigilância superfície à curto alcance.

Entretanto os navios são também equipado com um sistema de navegação inercial e estabilização Ladoga-ME-11356 e suíte eletrônica Elektropribor.

Os navios contam ainda com sistema de busca superfície ar baseados e um sistema Fregat M2EM 3D que opera na banda E com um alcance de 300 km.

O controle de fogo é provido por um sistema Ratep JSC 5P-10E Puma de monitoramento por radar e laser. O sistema permite a correção e atualização de dados através de data-link e tem um alcance máximo de detecção de 60 km, funciona de forma autônoma de engajamento automático para quatro alvos.

O sistema de sona do navio é baseado no BEL APSOH, (Advanced Sonar Panorâmica Hull), cujo sonar opera nos modos ativo passivo, entretanto especula-se o sistema de sonares dos novos navios seja baseado no modelo BEL HUMSA (Hull Mounted Sonar Array).

Os navios contam ainda com sonares rebocáveis franceses embora os navios também possam serem equipados com sonares de profundidade variável do tipo SSN-137 VDS de busca ativa.

Os navios utilizam sistemas de contra-medidas e suíte integrada guerra eletrônica de origem russa, modelo fez-TK-25E-5, e um jammer multi-modo, 4 sistemas chaff flares KT-216 que fazem parte do sistema PK-10.
O sistema de comando e controle de combate Trebovaniye-M que processa e seleciona as informações gerindo os sistema de controle de armas independentemente, exibindo informações sobre as armas e os sistemas de proteção.


SISTEMAS DE ARMAS


As fragatas estão armadas com o moderno míssil KLUB anti-navio, de 220 km de alcance, lançado verticalmente, bem como de um lançador para cargas de profundidade RBU-6000, bem como de um sistema de defesa anti-aérea, Shtil-1 capacitado a lançar 24 mísseis superfície-ar 3S-90, versão naval dos mísseis SA-17 de 45 km de alcance.

sistema de mísseis, um Kashtan e sistemas universal de artilharia Puma.

A arma anti aérea principal é composta por um lançador vertical de 8 células de mísseis 3S14E, a qual pode ainda acomodar os mísseis 3M-54E-N KLUB

controlados pelo sistema de controle de fogo 3R14N-11356.
Entretanto, os navios estão passando recentemente por um programa de avaliação para o lançamento do míssil de cruzeiro e ataque naval BrahMos, produzido localmente.

Os navios contam ainda com sistema óctuplo de disparo do míssil Igla-1E , SA-16 para defesa de curta distância bem como de um sistema CIWS composto por duas baterias Kashtan sendo que cada sistema é composto por dois reparos GSH-30k (AO-18K) 6 x 30 mm, O sistema também inclui um sistema de armazenamento e recarga para 32 mísseis de curto alcance
O canhão principal do navio é composto por uma peça de artilharia de 100 mm, modelo A-190 E integrada ao sistema de controle de fogo Puma-FCS, 5P-10E.
Os navios podem transportar um sistema RPK-8, lançador RBU-6000 para até 12 foguetes anti-submarino de 212 mm 90R ou ainda RGB-60 para lançamento de cargas de profundidade. Bem sistemas de disparos gémeos- DTA53-11356 de torpedos de 533 mm

A classe Talwar foi projetada para acomodar um helicóptero anti-submarino Ka-28-A Helix e curiosamente um helicóptero Ka-31-B de sistema aerotransportado de aviso prévio, AEW, ou mesmo uma aeronave HAL Dhruv.


PROPULSÃO


O sistema de propulsão baseado nas plantas M7N.1E, Ucrânia, consiste em um sistema de turbina a gás que inclui 2 turbinas DS-71 de 9 000hp e 2 DT-59 de 19 500 hp cada, a planta elétrica é de origem dinamarquesa, a qual provem aos navios um total de 1 MW, gerada pelos Wärtsilä wcm-1000 gerador Cummins KTA50G3 e pelos motores geradores Kirloskar 1MV AC.

As quatro turbinas a gás foram concebidas adotando técnicas de redução da vibração e sonora.


FICHA TÉCNICA


Deslocamento: 4 035 toneladas.

Tripulação: 180 tripulantes.

Comprimento: 124.8 m.

Boca: 15.2 m.

Propulsão: 2 Turbinas DS-71( 9.000 SHP cada) para navegação de cruzeiro e 2 DT-59 (19 500 SHP cada) para velocidade máxima Velocidade máxima: 30 knots.

Autonomia: 4850 miles at 14 knots.1600 miles at 30 knots.

Sistemas eletrônicos: 1 radar de busca de superfície banda I 3Ts-25E-B Garpun 1 sistema MR-212/201-1 também banda I e um Kelvin Hughes 6000A Nucleos-2 para navegação e vigilância superfície à curto alcance. 1 sistema de navegação inercial e estabilização Ladoga-ME-11356 e suíte eletrônica Elektropribor.1 sistema de busca superfície ar Fregat M2EM 3D banda E 300 km de alcance.

Sistema de controle de fogo Ratep JSC 5P-10E Puma alcance máximo de detecção de 60 km, 1 sistema de sona do navio é baseado no BEL APSOH, (Advanced Sonar Panorâmica Hull), ou BEL HUMSA (Hull Mounted Sonar Array) e sonar de profundidade variável do tipo SSN-137 VDS. Sistemas de contra-medidas e guerra eletrônica integrada modelo fez-TK-25E-5, e 1 jammer multi-modo, 4 sistemas chaff flares KT-216 que fazem parte do sistema PK-10. 1 sistema de comando e controle de combate Trebovaniye-M

Sistemas de armas: míssil hipersônico naval anti-navio e ataque terrestre KLUB, OTAN SS-N-27, míssil anti-navio PJ-10 Brahmos e Ainda tem um canhão A-190 E de 100mm, e sistemas anti-submarino RPK-8 e RGB-60. 8 células de mísseis 3S14E
1 sistema óctuplo de disparo do míssil Igla-1E , SA-16 para defesa de curta distância bem como de um sistema CIWS composto por duas baterias Kashtan sendo que cada sistema é composto por dois reparos GSH-30k (AO-18K) 6 x 30 mm e 32 mísseis de curto alcance
1 canhão 100 mm, modelo A-190 E e até 12 foguetes anti-submarino de 212 mm 90R ou ainda RGB-60 para lançamento de cargas de profundidade. Bem sistemas de disparos gémeos- DTA53-11356 de torpedos de 533 mm

Grupamento aéreo: Um helicópetro Ka-28 Helix- ou então o Ka-31 e futuramente um helicóptero AEW helicoptero HAL Dhruv ou equivalentes.


8 Respostas to “TALWAR”

  1. Uma belonave tão interessante e promissora quanto menosprezada pelos nossos pretensos “especialistas” em sistemas bélicos e “autoridades”,que infelizmente decidem a aquisição de material para dotar e modernizar a MB…

  2. Excelente material
    Estão de parabéns pelo conteúdo site/blog

    Atte
    Adriano De Toni – Deadlybirds.com.br

  3. […] TALWAR […]

  4. […] TALWAR […]

  5. tem que desarmar as potencias sem duvida.porem tem que desarmar o ser humano a alma do mesmo,como a ganancia e outras coisas mais ,o consumismo e o egoismo!

  6. I will right away grab your rss as I can’t find your e-mail subscription link or e-newsletter service.Do you have any? Please let me know in order that I could subscribe.Thanks

  7. This was really an interesting matter, I am very fortunate to have the ability to come to your weblog and I’ll bookmark this web page in order that I might come again one other time.

  8. Thanks , I’ve just been searching for info about this topic for ages and yours is the best I have discovered till now. But, what about the conclusion? Are you sure about the source?

Deixe um comentário