Articles

Russos negociam com o Brasil para investir no pré-sal

In Energia, Geopolítica, Negócios e serviços on 23/09/2010 by E.M.Pinto

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Oil_platform_P-51_(Brazil).jpg

Representantes da ANP e da Petrobrás conversaram com empresas do setor de energia da Rússia que querem se estabelecer no País

Jamil Chade / MOSCOU – O Estado de S.Paulo

Os russos vão desembarcar no Brasil. Empresas do setor de gás natural e de tecnologia de extração vão abrir escritórios no Rio de Janeiro e propõem investimentos no pré-sal para permitir que se explore não apenas o petróleo, mas também para capturar e comercializar o gás que sairá das reservas.

Há uma semana, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Petrobrás mantiveram conversas preliminares em Moscou com algumas das gigantes do setor, entre elas a Gazprom – a maior empresa de gás natural do mundo.

A decisão foi a de iniciar rodadas de negociações ainda neste ano, no Brasil, para tentar identificar de que forma o investimento russo poderia ser incorporado aos projetos do pré-sal. “Eles (russos) se mostraram muito interessados em fazer o processo caminhar rápido”, afirmou Carlos Paranhos, embaixador do Brasil na Rússia.

No segundo trimestre do ano, a estatal Gazprom obteve lucros três vezes maiores que os obtidos no início de 2009, com um total líquido de US$ 10,6 bilhões. Depois de ser afetada pela crise em 2008 e pela queda do consumo de gás na Europa com a recessão, a empresa volta agora a lucrar e pensar em novos investimentos. Nesse processo, o Brasil aparece como uma das prioridades, além do mercado asiático, que continua em plena expansão. Por enquanto, os valores dos investimentos não estão sendo divulgados.

Estratégia. Mas, segundo Paranhos, a Gazprom será a primeira a ter um escritório no País, já com vistas a uma presença permanente no pré-sal a partir deste ano. Empresas como a Zarubezhneft e a Power Machines também estão entre as que participam das negociações.

O próprio Kremlin considera a aproximação como parte de uma estratégia política na América do Sul.

“O governo russo está preparado para fornecer uma ampla variedade de serviços no setor de energia para garantir a expansão da cooperação entre Brasil e Rússia”, afirmou Stanislav Dorzhunkevich, um dos principais representantes do Ministério de Energia da Rússia.

Esta não é a primeira vez que os russos ensaiam um desembarque no Brasil para investir no setor de energia. Há cinco anos, a Gazprom deixou claro que gostaria de participar das obras de dutos entre Venezuela e Brasil.

Segundo o jornal Moscow Times, de língua inglesa, empresas estrangeiras ainda têm um acesso limitado ao setor de energia no Brasil e afirma que o segmento anda é caracterizado por um “alto nível de controle estatal”. Para o jornal, o fato de a candidata a presidente Dilma Rousseff ter sido ministra de Energia mostra a importância do setor na estrutura de poder no Brasil.

A aproximação entre empresas russas e brasileiras teria um sentido muito mais estratégico que benefícios tecnológicos reais para o Brasil. “A Rússia empresta sua reputação, enquanto a iniciativa permite que o Brasil mostre que está se abrindo, sempre em seu termos e condições”, afirmou Andrew Neff, analista da IHS Energy, entidade com sede em Washington.

Outra prioridade da Rússia é o de direcionar mais seu abastecimento de gás para a China, reduzindo o fluxo para a estagnada Europa. Ontem, Pequim e Moscou fecharam um acordo para garantir o fornecimento de energia pela Gazprom no mercado chinês.

O primeiro fornecimento ocorrerá em 2015, mas ainda não está estabelecido o preço. A previsão é de que 70 bilhões de metros cúbicos de gás natural seriam enviados da Gazprom para a China por ano.

Fonte: Estadão via CCOMSEX

15 Respostas to “Russos negociam com o Brasil para investir no pré-sal”

  1. Eu to dizendo a muito tempo que na surdina dos bastidores fazem de tudo e mais tudo e que estão dispostos a abrir o que jamais abriram pra ninguem e daqui a pouquinho Americanos oferecerão isso tambem embora ja tenham oferecido muitas coisas que jamais tambem ofereceram a ninguem se vingar o acordo estrategico…Calma alarmistas e sensacionalistas de plantão eles todos ficaram tão maleaveis que não necessita permitirmos ingerencias…Pilotos da aviação de caça nacional voces são a elite de nossas Forças Armadas e um dos orgulhos de nosso povo,preparem as pistolas de tinta,muito embreve o emblema do SENTA A PUÁ se multiplicara em um vetor robusto,sofisticado e de grande autonomia como é grande o territorio e o pontencial desta nação….A mosca varejeira vai ficar sem frutinha pra pousar…Pousa na frutinha Bruni.

  2. BRASILEIROS…É MAIS DO QUE EVIDENTE QUE O MAIS RAPIDO POSSIVEL DEVEM SER TOMADAS MEDIDAS DRASTICAS ANTES QUE OS QUADRILHEIROS DE BRASILIA E AS PROSTITUTAS DA PETROBRAS REPARTAM ENTRE OS LOBOS O QUE É DO POVO OU TODOS NÓS FICAREMOS CHUPANDO DEDOS E SO RESTARÃO OS LETREIROS “””EXTRAIDO NO BRASIL E APLICADO E DIVIDIDO NO EXTERIOR””” Eles vão querer fazer os paliativos que sempre fizeram dando empregos a alguns e investindo em sociais de engodo da politica off-shore…MOSTRA TUA CARA GIGANTE…MOSTRA TUA GARRA POVO BRASILEIRO…BORDUNADA NELES.

  3. Toda a preocupação de nossas Forças Armadas,de nossa Marinha que se esmera em patrulhar e garantir o que é do povo sem apropriado material de emprego e todas as nossas deficiencias e desigualdades de fazermos um pais justo a maior parcela desassistida e excluida de nosso povo podem ir pelo ralo.Nossos meios de segurança não existem somente para porem o povo na ordem e pra combater o crime e a violação de nossa soberania.Voces soldados do Brasil são os representantes e defensores deste povo que sei que amam e de tudo fazem consternados com os que sofrem e que fariam muito mais se lhes fossem dadas condições.Ate quando permitirão tanto roubo,tantos escandalos e tanto entreguismo?

  4. Será q isso tem alguma coisa a ver com o possivel acordo militar entre Brasil e Rússia ???

    acho q tem muitas novidades vindo por aew

  5. Os russos tão chegando ai com negocios militarmente e civilmente para enfurecer e incomodar o tio sam que tera que ser mais generoso nessas areas ou as negociações seram mais dificeis daqui pra frente united stats

  6. Eu aposto no BRIC, com esse bloco fechado os eua,entrará em depreção. e pode se torna perigoso….mas o Brasil. bem apoiado pela Russia, China e india…não tem pra ninguém…

  7. Vou ser sincero a todos voces ja não aposto em mais nada e sei que tudo e de todos é puro interesse e pura enganação.Quando anunciamos a descoberta do pré-sal foram ironicos e duvidaram.E com suas tecnologias conferiram e se conscientizaram.Zarpou logo a quarta frota e a esquadra inglesa elegando patrulhar contra a pirataria e o terrorismo.E as ultimas posições que antes conflitantes estão agora maleaveis e não é so crise economica e desaprovação popular,é o novo eldorado,a solução dos infortunios.Vão querer que sejamos a nova Arabia Saudita submissa,ou enganar-nos e roubar-nos com artimanhas.E se as duas primeiras não surtirem efeito,entrarão uns dentro dos traseiros dos outros e virão sedentos querendo beber o nosso sangue.O momento não é de ficarmos com suposições e sim nos concientizarmos e nos prepararmos para tudo.O Brasil precisa de nós.

  8. Calma Maluquinho, talves seja só comércio mesmo. rsrsrs

    BRIC fechado?!?!?!?! Impossível, muitas diferenças, crenças, culturas, etc. Será que sóo comércio resolveria tudo???????

  9. Este é um momento de perigo para o Brasil, e não devemos nos esquecer daquele (não me lembro do nome e cargo)representante russo, falou com dureza com relação ao Brasil estar apoiando o Irã, na verdade eles também não são tão amigos assim, mas é apenas mais um do bando do Ali baba.

  10. campanha: ESTRANGEIROS FORA DO PRÉ-SAL E PETROBRÁS ESTATAL (ih, rimou :D)

  11. Amigos, menos, menos, não devemos procurar visualizar fantasmas ao
    meio dia. Calma, tá tudo sob controle. O brasil não é mais uma
    Republiqueta.

  12. Enquanto multinacionais europeias e americanas sugam o brasil ninguem fica ofendido e ainda gostam, agora que começa-se a diversificar atores no país começa o preconceito. Se multinacionais americanas,holandesas,britanicas podem fazer parte do pre-sal junto com a Petrobras isso tambem deveria servir para os russos e chineses.Ou é só a Petrobras ou todos tem direitos iguais. Só falta agora falar que eles comem criancinhas.O pior é a mulher de serra que falou que Dilma mata criancinhas. Fala sério??Até quando as pessoas falam o que querem e não são responsabilizadas??De todas as montadoras que estão no país quanto são brasileiras??Estamos tendo deficit na conta corrente pelo aumento nas importações e aumento no envio de lucros para o exterior…Se não houver um controle de diversificação de parceiros comercias e um controle tambem sobre presença estrangeiras no país as multinacionais vão fazer o Brasil sangrar bastante. É aquele jogo as empresas brasileiras tem que ir para o ataque e fazer outros paises sangrarem com envio de lucros para o Brasil, aí equilibra o jogo. Quem ta no jogo do capitalismo e globalização pelo menos tem que jogar eficientemente.

  13. Como disse a reportagem, USA e EU estagnados, já pensaram se nós não tivessemos variados nossos parceiros comerciais, poderíamos estar também, valeu.

  14. Com a China consumindo cada vez mais o gás Russo, certamente veremos em poucos anos os Europeus morrendo de friu, consolidando o domínio Russo em toda europa!..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: